terça-feira, 27 de agosto de 2013

Você sabe o que é uma BANCA de concurso público? Saiba aqui as características das principais, que realizam os concursos no Brasil: FJG, Ceperj, Cespe, Esaf, FCC, Cesgranrio.

Pessoal no caso do Município do Rio de Janeiro, temos a Fundação João Goulart, que realiza os principais concursos para professores DOC I e DOC II da Prefeitura. Provas anteriores e informação vejam em http://fjg.rio.rj.gov.br/ . Já no caso do estado do Rio de Janeiro a Fundação CEPERJ realiza os principais concursos vejam as provas anteriores e informações em http://www.ceperj.rj.gov.br/    Equipe IESKConectado.

Os diferentes estilos de cada banca organizadora de concursos

  • Conhecer o perfil dos responsáveis pela elaboração das provas pode ajudar na aprovação

21 seleções preveem mais de cinco mil vagas Foto: O Globo
21 seleções preveem mais de cinco mil vagas O Globo
RIO - Um órgão público anuncia a realização de concurso. O mais importante é ler o conteúdo do edital e se dedicar a estudá-lo, certo? Sim, mas as características de cada banca organizadora também podem fazer a diferença, tanto para direcionar os estudos do candidato, como para que ele se prepare para a hora de fazer a prova.
— O estilo e conteúdo variam muito de banca para banca. Para não ficar perdido no rumo dos concursos, é recomendável que o candidato se aprofunde no conhecimento da banca para que ele possa alcançar a aprovação — afirma Isis Cordioli Agostin, revisora do grupo Nova, editora especializada em material didático para concursos públicos, acrescentando que vale a pena o candidato realizar provas antigas não apenas do órgão em questão, mas também provas elaboradas por aquela mesma banca para outros concursos. — Podem ser pedidas coisas parecidas, especialmente em concursos que cobram as mesmas matérias.
Veja abaixo o perfil de cinco das principais bancas organizadoras:
Cespe/UnB: É uma das bancas mais temidas pelos candidatos, tanto pelo seu estilo de cobrança, quanto pelo fato de que uma questão errada anula uma certa. “O candidato deve evitar chutes: se ele não souber do que se trata, é melhor deixar em branco”, sugere Isis Cordioli Agostin, revisora do grupo Nova, editora especializada em material didático para concursos públicos. Embora não costume cobrar todos os tópicos listados no edital, o Cespe é conhecido por aplicar provas com questões muito elaboradas e enunciados bem redigidos. “No conteúdo jurídico, costuma pedir muita jurisprudência, por isso é importante que os candidatos estejam familiarizados com o que acontece no mundo jurídico”, diz Isis. Nos conteúdos de língua portuguesa, costuma disponibilizar textos longos e cobrar bastante interpretação de texto. Além disso, a prova costuma ser multidisciplinar e ter textos bem atuais. Atualmente, o Cespe/UnB é o responsável pelos concursos para o Banco Central, Tribunal de Contas da União, Academia de Polícia Civil do Distrito Federal, Fundação Universidade de Brasília, Secretaria de Fazenda do Espírito Santo e Ancine.
Cesgranrio: É uma banca conhecida pelo nível médio de cobrança e questões mais metódicas. A área de atualidades, raciocínio e a interpretação costumam exigir atenção do candidato: a Cesgranrio costuma usar gráficos e imagens em suas questões. Também acontece de a banca repetir algumas questões. “Ainda assim, é necessário que o candidato estude todo o conteúdo do edital. As provas não costumam ser muito longas e nem os enunciados tão complexos. Costuma cobrar mais texto de lei do que jurisprudência”, diz Isis, acrescentando que, na prova de inglês, é comum que haja questões de interpretação de texto. Atualmente, é a responsável pelo concurso da Liquigás, Bndes e BR Distribuidora.
Esaf: Junto com Cespe/UnB, a Escola de Administração Fazendária (Esaf) é também uma das mais temidas bancas organizadoras de concurso. “É uma banca bem polêmica, que apresenta questões complexas e multidisciplinares e trata de alguns assuntos que não são consenso na jurisprudência”, afirma Isis, do Grupo Nova. Responsável por concursos para o Ministério da Fazenda, Receita Federal e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).
Fundação Carlos Chagas: “É uma banca padrão e, geralmente, repete questões, por isso é interessante que os candidatos estejam atentos a questões anteriores”, diz a revisora do Grupo Nova. Costuma focar mais em “questões decoreba”: “Na parte jurídica, cobra o texto literal da lei, então é recomendado que o candidato memorize o conteúdo, porque uma vírgula ou um ‘não’ podem fazer a diferença”. É também uma banca em cujas provas aparecem questões do estilo “marque a alternativa incorreta”, que podem confundir os candidatos. Em língua portuguesa, apresenta questões multidisciplinares, em que vários temas podem ser cobrados em um mesmo item. “Nas questões discursivas e na dissertação, costumam apresentar os temas mais atuais possíveis, por isso o candidato deve estar atualizado com o que está acontecendo no mundo”, diz Isis. Atualmente organiza os concurso da Hemobrás, Caixa Econômica Federal e Ministério Público do Estado de Alagoas, entre outros.
Vunesp: Banca mais conhecida em São Paulo, está organizando o concurso do Detran de São Paulo, por exemplo, e tem como características questões de português que exigem estudo de gramática mais pura e simples, de acordo com a especialista. “Costuma usar textos tirados de jornais, mas sem questionamentos mais profundos. É importante estar sempre atualizado”. Em questões jurídicas, prende-se mais ao texto da lei do que à jurisprudência.

  http://oglobo.globo.com/emprego/os-diferentes-estilos-de-cada-banca-organizadora-de-concursos-9712727#ixzz2dC9hADPB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário