PLATAFORMA HORA ENEM

Vídeos aulas da plataforma hora do ENEM:
http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem 


05/04/2016 15h38 - Atualizado em 05/04/2016 19h40

MEC lança 'Hora do Enem', programa de TV e plataforma de estudos

Primeiro 'simulado oficial' será realizado em 30 de abril.
Plataforma terá plano de estudos, segundo o MEC.

Gabriel LuizDo G1, em Brasília

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta terça-feira (5) a "Hora do Enem", programa de TV e plataforma de estudos voltados para preparação de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O conteúdo poderá ser acessado pelo site horadoenem.mec.gov.br.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que as ações serão desenvolvidas por parceiros e os conteúdos não terão relação direta com o banco de dados ou com o que está em produção pelo Inep para as próximas provas do Enem.

"É uma parceria com o Sistema S. Os custos são todos dessa parceria", disse Mercadante, sem citar valores.
O programa diário de TV será feito com apoio de professores de quatro escolas (Descomplica, QG do Enem, FGV Ensino Médio e Pitágoras). Os programas começam em maio.
Já plataforma online usa em seu lançamento a estrutura do Geekie Games, ferramenta de simulado online também disponibilizada em anos anteriores pelo G1(veja mais detalhes abaixo). Nesta plataforma estarão simulados, planos de estudos e videoaulas.
Mercadante diz que as ações da "Hora do Enem" são voltadas especificamente para os 2,2 milhões de estudantes concluintes do ensino médio das redes públicas e privada.
Programas e plataforma
Os programas na TV da "Hora do Enem" serão transmitidos pela TV Escola e 40 emissoras parceiras (sobretudo educativas e comunitárias). A grade prevê matemática às segundas-feiras, ciências humanas às terças-feiras, linguagens às quarta-feiras, ciências da natureza às quintas-feiras, e redação às sextas-feiras.
Já a plataforma online de estudos - que incluirá simulados, planos de estudos e videoaulas - já está acessivel desde esta tarde. No site estudantes concluintes do 3º ano poderão se cadastrar e indicar suas metas.
A partir dos dados, o sistema do Geekie Games ajudará na montagem de um plano de estudos personalizado. Na plataforma também estarão disponíveis exercícios, quatro simulados neste ano e 600 videoaulas.
  •  
SIMULADOS DO ENEM

Hora do Enem terá simulado em:

- 30 de abril
- 25 de junho
- 13 de agosto
- 8 e 9 de outubro
O conjunto de videos online foi apelidado pelo ministro Mercadante de MECFlix e estará disponível a partir de 30 de abril. "Em vez de ver filme no Netflix, que ele venha estudar no MECflix", brincou o ministro.
Mercadante ressaltou que o 1º "simulado oficial" vai ser realizado em 30 de abril. Além dele, mais três serão realizados ao longo do ano: 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.
As inscrições já estão abertas: quem acessa o site da "Hora do Enem" é direcionado para o cadastro dentro do ambiente do Geekie Games.

Diferentemente do que ocorria com usuários anteriores do Geekie Games, agora ao fazer o cadastro o estudante precisa informar o CPF para ter direito a uma licença gratuita do "Geekie Games Pro", ambiente no qual serão desenvolvidas as atividades da "Hora do Enem". O aluno terá que informar os dados pessoais, inclusive o nome da escola para que os dados sejam validados.
Para poder limitar o acesso, Mercadante disse que o sistema tem os dados dos estudantes concluintes do 3º ano do ensino médio e somente para eles o acesso ao conteúdo será liberado.
Não há nenhuma relação entre o banco de itens do Enem e o banco do simulado. (...) Dá para ter uma relação muito próxima com o que é o Enem"
Aloizio Mercadante,
ministro da Educação
Diferença de conteúdo
Mercadante declarou que não há risco de estudantes que não participarem dos simulados ficarem em desvantagem em relação aos outros.
Segundo ele, o banco de dados do Enem é sigiloso e não é compartilhado com o sistema da "Hora do Enem".
"Não há nenhuma relação entre o banco de itens do Enem e o banco do simulado", afirmou Mercadante, ressaltando que o principal ponte em comum é o uso da metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), usada nas correções do exame. "Dá para ter uma relação muito próxima com o que é o Enem", disse.

O ministro ainda afirmou que que o MEC vai tentar introduzir a prova de redação nos simulados. No entanto, ele não deu data para isso.
Participantes sem acesso à internet
Segundo o MEC, quem não tem computador e acesso à internet poderá se inscrever, entre 11 e 15 de abril, em uma das 120 mil vagas para fazer o simulado em uma universidade federal ou entidades parceiras. "Essa experiência pode nos permitir, no futuro, fazer o Enem online", avalia Mercadante.
O ministro se mostrou otimista com possíveis incrementos no resultados dos participantes da "Hora do Enem" nas notas do exame. "Quem estudar duas horas e meia por dia neste sistema, vai melhorar, em média, 30% na nota do Enem", afirmou Mercadante.
'Que horas ela volta'
Ao apresentar o programa, a presidente Dilma Rousseff citou o filme "Que horas ela volta", de Ana Muylaert, em alusão à personagem Jéssica, filha de uma empregada doméstica que luta para entrar na universidade.
"A Hora do Enem é um programa para as Jéssicas, homens e mulheres, do nosso país", afirmou Dilma.

Para Dilma, o projeto é um “passo importante” na história do Enem. “O simulado permite a gente assegurar a todos oportunidades semelhantes, melhorar o desempenho das pessoas que não vão poder pagar um curso especifico”, disse a presidente.
PARA QUE SERVE O ENEM?
Criado para avaliar os conhecimentos dos estudantes que concluíram o ensino médio, a prova agora também substitui vestibulares no acesso a instituições federais de ensino superior. No entanto, essa não é sua única função.

As notas do Enem são usadas por quem tem mais de 18 anos para obter a diploma do ensino médio. Também são exigidas para o candidato que pretende uma bolsa de estudos pelo ProUni ou financiamento estudantil pelo Fies.
O Ciência sem Fronteiras é outro programa federal que pede boas notas no exame nacional como critério de seleção.
Veja abaixo as funções do Enem e suas regras:
SELEÇÃO PARA UNIVERSIDADES
As notas do Enem são usadas para selecionar alunos para as vagas em universidades federais e outras instituições de ensino.
As universidades podem usar o Enem como único método de seleção, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou fazer uma combinação entre as notas do Enem e seu vestibular próprio. O Sisu já recebeu a adesão da maioria das universidades e institutos federais e, na última edição, ofereceu mais de 205 mil vagas.
PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI)
Para disputar uma bolsa de estudos do Prouni, que varia de 50% a 100% do curso de uma instituição de ensino superior privada, o candidato precisa ter obtido nota mínima de 450 pontos no Enem e não pode ter zerado a redação. Na última edição do programa, foram ofertadas 213.113 bolsas em 1.117 instituições.
FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES)
Estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 e querem solicitar o Fies devem ter feito Enem, caso contrário, não poderão solicitar o benefício. A partir deste ano, o candidato precisa ter obtido 450 pontos no exame nacional e não pode ter zerado a redação.
Pelo Fies é possível financiar os cursos de graduação bem avaliados junto ao MEC. A taxa de juros é de 3,4% ao ano para todos os cursos. Ele pode ser solicitado pelo estudante em qualquer etapa do curso e em qualquer mês.
SELEÇÃO PARA ENSINO TÉCNICO (SISUTEC)
Quem estiver interessado em uma vaga gratuita de cursos técnicos oferecidos em instituições públicas e privadas pelo Sisutec deverá ter feito as provas do Enem. As notas no exame serão usadas para classificação dos concorrentes.
CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
O programa do governo federal oferece bolsas de estudo para intercâmbios no exterior destinado a alunos de graduação e pós. Para participar da seleção de bolsas durante a graduação, é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2009 e conseguido a média mínima de 600 pontos. Os candidatos também são avaliados de acordo com seu aproveitamento acadêmico na universidade.
CERTIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
Quem tem no mínimo 18 anos e não concluiu o ensino médio pode conseguir a certificação por meio do Enem. A pontuação mínima é 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.
Fonte: http://g1.globo.com/educacao/enem/2016/noticia/2016/04/mec-lanca-hora-do-enem-programa-de-tv-e-plataforma-de-estudos.html

Boa Prova. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário