segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Governo Federal com SISUTEC vai ofertar 239,7 mil vagas gratuitas em cursos técnicos. Primeiro processo seletivo será para quem fez ENEM 2012. Saibam mais.



O Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec), lançado nesta segunda-feira (5) pelo Ministério da Educação, disponibilizará 239.792 vagas gratuitas para cursos técnicos e profissionalizantes neste ano. Participam do programam  586 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, instituições do Sistema S, escolas técnicas das redes estaduais e universidades. As inscrições, que começam nesta terça-feira e vão até o dia 12 deste mês, devem ser feitas no site do Sisutec.
Poderão participar do Sisutec alunos que realizaram o Enem em 2012. Das vagas disponíveis, 85% estão reservadas para alunos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas ou particulares na condição de bolsistas integrais.
O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, afirmou que o Sisutec é uma oportunidade para o Brasil desenvolver o ensino técnico no Brasil. "É uma forma de oferecermos mais uma oferta na linha profissionalizante. Historicamente, o Brasil não desenvolveu o ensino profissionalizante. Nós estamos correndo atrás do tempo que nós perdemos".
No dia 14 de agosto o Ministério divulgará os candidatos aprovados em primeira chamada. Para esses candidatos, a matrícula será nos dias 15 e 16. Os aprovados em segunda chamada serão divulgados no dia 19, e a matrícula no dia 20. As aulas iniciam entre 22 de agosto e 21 de outubro, e os cursos terão duração de um a dois anos.
Para Mercadante, o programa é voltado para "pessoas que querem continuar estudando e não obtiveram nota para ingressar nas universidades". Segundo o ministro, dos quase sete milhões de inscritos para o Enem no ano passado, apenas 1,2 milhões ingressaram em universidades. "Daí a importância do Sisutec. Criar vagas para aqueles quase seis milhões de candidatos que querem estudar".
As áreas com mais cursos disponíveis são a de Tecnologia da Informação, Saúde, Indústria e Turismo. Ainda não se sabe quanto o governo federal irá gastar com o programa, mas o ministro Mercadante estima que será "menos do que com os alunos no Pronatec".

Nenhum comentário:

Postar um comentário