quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Alunos da rede estadual visitam o Copacabana Palace, que completa 90 anos.


08/08/13

Por Ana Paula Verly

Contemporâneo do Copacabana Palace, que completa 90 anos, o prédio onde funciona o Colégio Estadual Roma, vizinho ao hotel famoso, também tem sua história: já abrigou um restaurante chamado “Lido” que acabou dando nome à praça, na verdade registrada como Irmãos Bernadelli, nome da primeira família que se instalou ali. 

Agora, em comemoração ao aniversário do “Copa”, alunos do Roma e de outras duas escolas públicas do entorno estão conhecendo esta e outras curiosidades na palestra “O Copacabana Palace na História do Rio de Janeiro”, do historiador e guia turístico Milton Teixeira. 

“A cada cinco anos fazemos uma grande comemoração. Desta vez, pensamos em prestigiar a comunidade e convidar alunos das escolas mais próximas. A palestra vai enfatizar como o hotel participou da história do bairro”, comemora a gerente de comunicação do hotel, Gabriela Gurgel. 

Na palestra, com direito a lanche no final, o historiador mostra a evolução do bairro desde o século 19 até os tempos mais movimentados do Copa – com seu cassino, teatro e até barbearia ainda em funcionamento. Por meio de desenhos e fotos de arquivo, os alunos vão aprender sobre o vestuário de época, meios de transportes, hábitos, paisagens, arquitetura, obras e momentos mais importantes do período - como a ressaca que por pouco não atingiu o prédio recém-inaugurado. 

Depois da palestra é a hora de conhecer o hotel: os salões frontais, com mobiliário trazido da Suécia e duas pinturas da princesa e artista plástica Lelli de Orleans e Bragança (neta de Dom Pedro II); a varanda, de 1939, com vista para o calçadão de Copacabana a famosa piscina; o prédio anexo e o edifício Chopin.

“A iniciativa é fantástica. A maior parte dos colégios, mesmo quando falam do Rio de Janeiro, não falam dos bairros. Só se pode amar o que se conhece. O Copacabana Palace é um lugar privilegiado. Boa parte da história do Brasil se passou aqui”, elogiou Milton Teixeira, que até o início de agosto, quando aconteceu o primeiro encontro com a Escola Municipal Roma, só havia feito uma visita guiada ao Copa, em 1985.

Durante o passeio, os alunos se encantaram ao saber que ídolos de sua geração – como Tom Cruise, Bruce Willis, Justin Bieber e Miley Cyrus – já se hospedaram lá. Assim como a cantora Janis Joplin, que teria encontrado o “amor da vida dela” no Copa; a do cantor Rod Stewart, expulso por jogar futebol em sua suíte; e a do diretor de cinema Orson Welles, que passou seis meses lá e teria jogado uma cama na piscina depois de uma briga com a namorada.

As visitas continuam nos dias 14 de agosto e 9 de setembro, com cerca de 40 alunos dos colégios estaduais Infante Dom Henrique e Pedro Álvares Cabral. 

O Copa, já chegou a ter um quadro com 1.600 empregados para dar conta de trabalhos como o da lavanderia – por exemplo - realizado manualmente. Como, durante algum tempo, o transporte público era escasso no local, muitos deles não tinham como voltar para as suas casas e acabavam morando no hotel. Tempos em que Copacabana ainda era um areal. 

Aos alunos da rede estadual de ensino só resta aproveitar a oportunidade de conhecer mais sobre a história do bairro e da construção que ajudou a valorizar um dos mais importantes espaços da cidade. “Parecia um prédio transplantado de outro lugar. O Copacabana Palace foi importante porque, até então, aquela era uma área desvalorizada. Não havia, na época, no Rio de Janeiro, nenhum prédio que se igualasse a ele em luxo e esplendor”, conclui Milton Teixeira. 
http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/nas_escolas_detalhe.asp?EditeCodigoDaPagina=12283

Nenhum comentário:

Postar um comentário