Rio -  Na luta para diminuir o alto índice de repetência no 1° ano de Ensino Médio, a Secretaria Estadual de Educação vai oferecer estágio remunerado para alunos que passarem de ano com boas notas.

O valor será entre R$ 500 e R$ 700. Nesta terça-feira foi assinado acordo para a construção  de pelo menos mais três escolas de ensino integral e profissionalizante no estado. O Rio vai ganhar também o primeiro colégio público bilíngue do País, em francês.
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
No Nave, na Tijuca, tecnologia é foco do ensino e suporte das aulas | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
As vagas de estágio serão abertas este ano, só para quem estiver no 2º ano do Ensino Médio em 2013. É preciso ter boas notas no boletim e no Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj).

O estágio será de quatro horas diárias, durante um ano, em um órgão do governo. “Se o aluno sonha ser engenheiro, poderá trabalhar na Secretaria de Obras. Se ele sonha ser médico, na Secretaria de Saúde”, explicou o secretário de Educação, Wilson Risolia.

Nesta terça-feira o governador Sérgio assinou convênio do programa Dupla Escola com instituições privadas, que financiarão pelo menos três escolas de referência no Rio. O modelo são unidades como o Nave, voltado para mídias e tecnologia, e o Nata, ligado à indústria de alimentos.

A Fundação Assistencial Xuxa Meneghel, em parceria com a Embratel, é a madrinha de escola de telecomunicações a ser construída em Pedra de Guaratiba.

O Instituto Ayrton Senna vai bancar núcleo de educação não-cognitiva, para ajudar jovens com dificuldade de aprendizado no Colégio Estadual Chico Anysio, no Andaraí. A unidade terá curso de finanças patrocinado pelo Ibmec. A Procter & Gamble bancará outra, ainda em fase de projeto.

A escola bilíngue é parceria com o Consulado da França. “Será na cidade do Rio por causa das Olimpíadas. Meu projeto é que até 2014 mais três parcerias também sejam fechadas para unidades bilíngues de inglês, espanhol e mandarim”, adiantou Risolia.

Escola referência na Tijuca foi destaque no Enem

Quem já estuda em escolas estaduais de referência comemora a expansão desse modelo. “Outras pessoas terão a grande oportunidade que nós estamos tendo. A maioria dos alunos é de família humilde e não teria condições de pagar curso de programador de informática como o que eu faço aqui”, disse Artur Silva Cavalcante, 18 anos, aluno do 3° ano do Ensino Médio do Nave, na Tijuca.

Colega de turma, Gabriela Mello, 18 anos, é inspiração para os candidatos a uma vaga nas escolas técnicas profissionalizantes adotadas por empresas.
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
FNo Miécimo da Silva, em Campo Grande, há aulas de desenho técnico no curso em Edificações | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Ela dá a dica: “É estudar e ter determinação. Depois a pessoa será recompensada com a qualificação que recebe. Eu mesma já consegui um estágio e nem terminei o colégio”.

No Nave, em que o ensino profissionalizante é integrado à grade curricular, games dão suporte às aulas e usa-se computadores nas lições de Português.

Os alunos estudam em horário integral e se destacaram no Enem de 2010: foram a segunda melhor escola estadual da cidade do Rio de Janeiro.

Matemática ensinada em laboratórios

Outra novidade para os alunos é a criação de Laboratórios de Matemática em 11 unidades estaduais. Lá, números e equações serão ensinados de forma não convencional, mais atraente, para despertar o gosto pela matéria.
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Alunos do Nave, Natália já tem estágio e Artur aprende programação | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
O primeiro laboratório fica pronto dia 27, no Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, em Manguinhos. “Serão desenvolvidos projetos para que os alunos aprendam o funcionamento do cálculo em indústrias e empresas”, explicou o secretário.

A iniciativa é parceria com a Firjan. Risolia quer que a fundação instale seus cursos — como os de metalurgia, mecânica e eletrônica — nas escolas da rede: “Temos o espaço e o público que eles desejam capacitar”.


Acaba nesta quarta-feira inscrição em 7 escolas profissionalizantes

-Prazo
Esta quarta-feira é o último dia de inscrição para uma das 1.050 vagas nas sete escolas da rede de Ensino Médio profissionalizante e em horário integral, entre elas, o Nave. O cadastro é só pelo site www.rj.gov.br/seeduc.

-Unidades
As vagas abertas são para os colégios Comendador Valentim dos Santos Diniz, o Nata, em São Gonçalo; Erich Walter Heine, em Santa Cruz; Miécimo da Silva, em Campo Grande; Círculo Operário, em Xerém; Professor Horácio Macedo, em Maria da Graça; José Leite Lopes, o Nave, na Tijuca e Colégio Chico Anysio, no Andaraí.

-Documentação
Para concorrer às vagas, é necessário que o aluno tenha nascido entre 1º de janeiro de 1995 e 31 de dezembro de 1998. Também é preciso estar perto da conclusão ou já ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental ou a fase 9 da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas que integrem a rede pública ou privada.

-Resultado
A previsão da secretaria é de que as provas do processo seletivo sejam aplicadas no dia 30 deste mês. O resultado será divulgado no dia 31 de outubro.