segunda-feira, 3 de setembro de 2012

03 Set - Governo do Estado homenageia servidores pelo resultado do Ideb

Rede estadual conquistou 11 posições

Nesta sexta-feira (31/08), o governador Sérgio Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, prestaram uma homenagem aos servidores da Educação pelos resultados obtidos no Ideb – Índice de Desenvolvimento de Educação Básica. Em apenas um ano, a rede estadual subiu 11 posições, saindo da 26ª para a 15ª colocação no Ensino Médio.
 
- Nesse momento de celebração, não posso deixar de destacar a motivação desse grupo. A partir do reconhecimento e do mérito, as coisas podem ser mudadas, e foi justamente isso que aconteceu com a Educação. O grande legado que vamos deixar será a institucionalidade, os investimentos e, sobretudo, a elevação da autoestima. Vamos dar prosseguimento ao excelente trabalho que tem sido feito, rumo aos primeiros lugares no Ideb – afirmou o governador.

O Rio de Janeiro foi, ao lado de Goiás, o estado que alcançou o maior número de posições. Outra conquista importante foi a redução do nível de abandono e, no quesito proficiência (indicador que mede a aprendizagem dos alunos), o Rio foi o que mais avançou entre os estados da Federação.

Durante o evento, além de agradecer o apoio e a dedicação de todos os profissionais da Educação, o secretário Wilson Risolia ressaltou o compromisso de dar continuidade ao trabalho realizado no último ano, e apresentou alguns projetos que serão desenvolvidos para que os índices de avaliação das escolas da rede continuem crescendo.
 
Entre os principais estão a inauguração de mais uma unidade com Ensino Médio Integrado (C. E. Chico Anysio); o novo modelo para a Educação de Jovens e Adultos, previsto para ser lançado em setembro; e o programa de estágio remunerado com foco na orientação vocacional.

- Chegamos ao momento de comemorar o resultado positivo de tantos esforços. Tenho a honra de trabalhar com pessoas que sabem fazer a diferença. Tínhamos apenas 2% de chance de alcançar a 15ª posição, o que muitos consideravam impossível. Contrariamos a lógica estatística e mostramos que temos capacidade para enfrentar os obstáculos. Temos, simplesmente, duas escolas entre as cinco melhores do Brasil – afirmou Risolia.

O evento contou com a presença de profissionais da Seeduc, entre subsecretários, superintendentes, gestores, diretores regionais; Integrantes do Grupo de Trabalho – IGTs; professores inspetores escolares; coordenadores de Gestão de Pessoas; os diretores das escolas que apresentaram o melhor desempenho no estado: C.E. Waldemiro Pitta – 1º colocado no Ideb do estado e 2º no ranking nacional e C.E. Oscar Batista – 2º colocado no Ideb do estado e 3º no ranking nacional; e a diretora do C.E. Chequer Jorge - ganhador da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar.

IDEB

A melhora do ranking do Ideb só pode ser alcançada graças as conjunto de ações estratégicas, colocadas em prática ao longo da atual gestão. Entre as principais estão a aplicação da ferramenta de gestão escolar, a GIDE; a implementação do Currículo Mínimo; a criação dos processos seletivos para funções estratégicas, como direção de escolas e regionais; a redução da carência de professores – que passou de 12 mil em dezembro de 2010 para os menos de um mil atuais; entre inúmeras outras frentes de trabalho.
Para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, a Seeduc criou a avaliação diagnóstica semestral, o Saerjinho, rapidamente reconhecida por todos como uma ferramenta indispensável para professores e alunos acompanharem o trabalho desenvolvido, detectarem dificuldades e corrigirem rumos.
 
Pensando no profissional da educação, o Planejamento estabeleceu a remuneração variável por metas atingidas e a criação de benefícios para os docentes, como auxílio transporte. Com o mesmo objetivo, a Seeduc concentrou seus esforços na regularização dos passivos com os servidores e ofereceu, de 2011 até hoje, a formação continuada para 11 mil docentes.
No Planejamento, a boa gestão e aplicação dos recursos foi uma das prioridades para melhor atender professores e alunos tanto nos benefícios oferecidos como na priorização de um espaço escolar de qualidade. Esse princípio levou a Seeduc a uma redução de gastos na ordem de R$ 165 milhões em 2011, e um investimento de R$ 120 milhões na infraestrutura das unidades escolares.
 

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