Rio -  A Secretaria Estadual de Educação abre inscrições a partir de hoje pelo site (www.rj.gov.br/seeduc) para o processo seletivo das sete escolas da rede de Ensino Médio profissionalizante e em horário integral. As unidades são Comendador Valentim dos Santos Diniz, o Nata, em São Gonçalo; Erich Walter Heine, em Santa Cruz; Miécimo da Silva, em Campo Grande; Círculo Operário, em Xerém; Professor Horácio Macedo, em Maria da Graça; José Leite Lopes, o Nave, na Tijuca; e, no mesmo bairro, o Colégio Chico Anysio, previsto para ser inaugurado este ano.

As sete escolas oferecem 1.050 vagas ao todo. As chances são oferecidas para Ensino Médio Integrado à formação profissional, Ensino Médio Experimental e Ensino Médio Regular com curso técnico. Uma das exigências do estado para inscrição no processo seletivo é o candidato ter nascido entre 1º de janeiro de 1995 e 31 de dezembro de 1998. Também é preciso estar perto da conclusão ou já ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental ou a fase IX da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas que integrem a rede pública ou privada de ensino.

A previsão da secretaria é que as provas do processo seletivo sejam aplicadas no próximo dia 30, já a divulgação do resultado final da seleção deve ocorrer um mês depois. Diferentemente do que ocorreu em editais de anos anteriores, as vagas serão preenchidas somente por meio do mesmo processo seletivo. A iniciativa pretende unificar as formas de acesso às escolas, levando em conta o grande número de candidatos.

A inclusão do Colégio Chico Anysio faz o governo estadual apostar em número recorde de inscritos para seleção.

Escola com aula de marketing

O Colégio Chico Anysio, novidade no processo seletivo do estado este ano, terá 10 salas de aula, dois laboratórios, auditório, biblioteca e capacidade para atender até 1.200 alunos (sendo 400 em cada turno). O colégio oferecerá Ensino Médio Técnico Profissionalizante. Os estudantes vão aprender finanças, contabilidade, planejamento e marketing.

Já os concorridíssimos colégios de Aplicação da Uerj e da UFRJ, Pedro II e Militar prevêem divulgar seus editais de seleção de novos estudantes até a próxima semana.
Fonte: http://odia.ig.com.br/portal/educacao/estado-abre-hoje-as-inscri%C3%A7%C3%B5es-para-1-050-vagas-em-sete-escolas-profissionalizantes-1.484349