quinta-feira, 31 de outubro de 2013

LEI SECA FOI TEMA DE SAERJINHO NA REDE ESTADUAL ANTES DO ENEM 2013.


 30/10/2013 - 12:26h - Atualizado em 30/10/2013 - 12:26h 

Avaliação funciona também como treinamento para Enem, concursos e fortalece políticas públicas
As avaliações aplicadas pela Secretaria de Estado de Educação têm auxiliado os alunos da rede estadual em exames como o Nacional do Ensino Médio (Enem); em concursos públicos e entrevistas de emprego, além de fortalecer políticas públicas. No Saerjinho de junho deste ano, por exemplo, o tema da redação foi Lei Seca, como ocorreu no Enem no último fim de semana.

- Esta foi uma feliz coincidência. Certamente, os alunos que fizeram um bom texto no Saerjinho não tiveram dificuldades no Enem. O fundamental, após ser submetido a essas ferramentas usadas pela Secretaria, é fazer uma análise qualitativa das avaliações. Esse processo é fundamental para o aprendizado – acrescentou Vânia Machado, superintendente de Avaliação e Acompanhamento do Desempenho Escolar da Seeduc.

Até esta quinta-feira (31/10), os alunos da rede serão submetidos ao Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj) 2013, exame diagnóstico que avalia, anualmente, os estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Essa prova, assim como o Saerjinho - avaliação bimestral – é uma ferramenta que ajuda a Secretaria a desenhar políticas públicas de educação.

Participam do Saerj alunos de 5° e 9° anos do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio e das fases equivalentes da EJA, Nova EJA, Projeto Autonomia e Médio Integrado. Já o Saerjinho é aplicado nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia (para 5º e 9º anos do Ensino Fundamental); Química, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia (para o Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado e Curso Normal) e Português e Matemática (Autonomia e Nova EJA).

- Com o Saerj, os alunos passaram a ter um modelo de prova que será vivenciado por eles em concursos. Eles conseguem administrar melhor o tempo, desenvolver estratégias de resolução de provas e trabalhar interdisciplinaridade – destacou superintendente de Avaliação e Acompanhamento do Desempenho Escolar, Vânia Machado.

O Saerj compreende dois programas de avaliação: o Programa de Avaliação Diagnóstica do Desempenho Escolar e o Programa de Avaliação Externa. Embora com perspectivas diferentes, os resultados dessas avaliações são complementares e, para que possam fazer a diferença na qualidade da educação oferecida, devem ser integrados ao cotidiano do trabalho escolar. O Saerjinho é voltado, antes de tudo, para o professor. Isso porque seus relatórios fornecem informações sobre a evolução da aprendizagem dos alunos, a produtividade das atividades curriculares e a qualidade do trabalho escolar.

Um comentário: