terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dia do professor: confira opções de cursos de qualificação gratuitos para docentes


A professora Esmênia faz cursos de aperfeiçoamento e especialização

A professora Esmênia faz cursos de aperfeiçoamento e especialização Foto: Guilherme Pinto
Diana Figueiredo
Tamanho do textoA A A
Ser professor não significa deixar de ser aluno. Quem dá aulas também precisa estar sempre atualizado, investindo em mais qualificação. Por isso, neste dia especial, o EXTRA reúne opções de cursos para quem quer aprender mais, para ensinar ainda melhor.
-É fundamental que o professor estude. Ele tem que se atualizar e passar informações qualificadas para os alunos. As metodologias e os processos mudam a todo momento -lembra a gerente de Educação Corporativa e Sustentabilidade do Senac-Rio, Karen Cubas.
A Secretaria estadual de Educação tem projetos de formação continuada, especialização e MBA para servidores.
-Oferecemos formação continuada a professores em todas as áreas e, se desejar, ele pode dar continuidade com a especialização. Temos até MBA em Gestão para os diretores -diz o superintendente de Desenvolvimento de Pessoas, Antoine Lousão.
Para ele, é fundamental investir em aperfeiçoamento:
-Quando o professor termina a faculdade, ele está preparado para passar o conteúdo da disciplina, mas nem sempre para os desafios e a realidade da escola. É importante trocar ideias com colegas e compartilhar boas práticas.
A professora de Português Ismênia Araújo, de 42 anos, faz faculdade de Pedagogia e não pretende parar.
-Participo de um curso de leitura e produção de texto. Sempre que aprendemos levamos coisas novas aos alunos.
Confira as opções de qualificação para professores
Pronatec
O programa tem cursos gratuitos de cuidador infantil, recreador, contador de histórias e libras. Informações pelo sitehttp://pronatec.mec.gov.br/index.php. As aulas são ministradas pelo Senac.
Senac
Oferece cursos de técnico de Secretaria Escolar e, ainda, de Educação Infantil, Práticas Pedagógicas para Atendimento a Pessoas com Deficiência (extensão) e Psicomotricidade (extensão). Informaçõe sobre esses cursos pelo Disque-Senac: 4002-2002.
Secretaria estadual de educação
A Secretaria estadual de Educação oferece, até o fim do mês, diversas oficinas na Escola de Aperfeiçoamento dos Servidores de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Rua Amaral 30, na Tijuca). Confira algumas opções: Gestão do Conhecimento na Sala de Aula: Habilidades e Competências (dia 17, das 9h ao meio-dia), Jogos Cooperativos para Educadores (dia 18, das 9h ao meio-dia), Novas Tecnologias no Contexto Escolar: A Web Conferência na Educação Pública ( dia 18, das 9h ao meio-dia), Redes Sociais Digitais em Sala de Aula. Por que Sim? Por que Não? (dia 18, das 14h às 18h), Física e Música (dia 24, das 9h ao meio-dia), Enem: Questões, Notas e Desempenho de Estudantes na Prova de Ciências da Natureza (dia 25, das 9h ao meio-dia) e Como Trabalhar com o Aluno Surdo (dia 30, das 9h às 17h). As inscrições dos interessados podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.rj.gov.br/educacao.
Educação Física
Professores de Educação Física da Secretaria municipal de Educação do Rio e dos projetos da Secretaria municipal de Esportes e Lazer podem se inscrever, gratuitamente, num curso do 15º Congresso Internacional SM Fitness & Wellness, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de novembro, no Colégio Santa Mônica (Rua Padre Ventura 184, na Taquara). Serão 38 cursos de capacitação gratuitos. Para fazer a inscrição, é preciso apresentar o contracheque no colégio, até o dia 7 de novembro, e doar um quilo de alimento não perecível. Informações podem ser obtidas pelo endereço www.congressosm.com.br.
Educação municipal
A Prefeitura do Rio tem convênios para que docentes da rede municipal de ensino façam cursos com direito a bolsas parciais. Algumas opções oferecidas aos interessados são: Instituto Qualifica (aulas de Inglês e Informática, com 50% de desconto no valor das mensalidades), SOS Educação Profissional (abatimento de até 50% em pacotes), Onbyte - Formação Profissional (Informática, com desconto de 50%) Instituto de Administração do Rio de Janeiro (20% de abatimento em cursos de especialização), entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário