terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ceperj aplicou provas para alunos do Programa Dupla Escola em cinco municípios.


Ceperj aplica provas para alunos e professores em cinco municípios
13/10/2013
Gabaritos preliminares entram no portal da Fundação nesta segunda-feira
Alunos e professores se submeteram a exames, neste domingo (13/10), aplicados pela Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), em dois processos seletivos promovidos pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). Das 13h às 17h, 9.217 estudantes fizeram provas objetiva e de redação que poderão classificá-los para a 1ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, em 2014. Das 14h às 17h, 268 mestres responderam as questões da prova objetiva de Conhecimentos Específicos - primeira das quatro etapas pelas quais terão de passar para conquistarem a função gratificada de Agente de Acompanhamento da Gestão Escolar.
Ao fazer um balanço deste domingo, o diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, João Carlos de Carvalho, disse que os exames começaram nos horários estabelecidos nos dois editais e transcorreram normalmente até o final. As provas mobilizaram 1.250 pessoas, entre coordenadores, executores, itinerantes, fiscais e pessoal de apoio, que atuaram em 24 locais de avaliação, no Rio e em mais quatro municípios, sob a coordenação geral do diretor. Os gabaritos preliminares estarão disponíveis no portal da organizadora, www.ceperj.rj.gov.br, nesta segunda-feira (14/10), mesmo dia em que começa o prazo para alunos e professores recorrerem, que vai até 16 de outubro.

PROGRAMA DUPLA ESCOLA
Com as provas objetiva e de redação, os 9.217 alunos das redes pública e particular (dos 12.070 convocados) disputam 1.230 vagas na 1ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, em vários cursos de 10 unidades escolares oferecidos pela Seeduc, para o próximo ano letivo. Em 23 colégios no Rio (18) e nos municípios de Niterói (um), São Gonçalo (um), Duque de Caxias (dois) e Nova Iguaçu (um), eles responderam as 40 questões distribuídas pelas disciplinas estabelecidas por curso – Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

Todas as perguntas de múltipla escolha da prova, de caráter eliminatório e classificatório, foram formuladas de acordo com o conteúdo programático apresentado no edital, valendo dois pontos cada uma.  Será considerado aprovado o candidato que obtiver o mínimo de 50% de acertos no total da prova, não podendo obter nota zero em qualquer dos conteúdos. O candidato que zerar qualquer disciplina estará automaticamente reprovado. Vale lembrar que os 9.217 alunos terão acesso à imagem de seus cartões de respostas no portal www.ceperj.rj.gov.br,  quando da publicação do resultado preliminar da prova objetiva, previsto para 25 de outubro.


A redação, de caráter eliminatório e classificatório, vale 20 pontos e será aprovado quem obtiver o mínimo de 10 pontos. Para fazer a redação, o candidato escolheu e elaborou um texto dentre os dois propostos, ambos relacionados a temas atuais. Os critérios de correção serão definidos pelas bancas examinadoras designadas pela Ceperj. O diretor João Carlos explica que o objetivo da redação é avaliar o conhecimento do aluno, assim como sua capacidade de expor assuntos, considerando os critérios de coerência e coesão textual, objetividade, clareza e correção da linguagem.
O diretor acha importante frisar que somente serão corrigidas as redações dos candidatos mais bem classificados na prova objetiva, em até três vezes o número de vagas disponíveis por colégio estadual de opção e por tipo de vaga, em obediência à classificação dos candidatos por ordem decrescente do total de pontos obtidos. O resultado preliminar da redação será divulgado em 5 de novembro.
















As 10 unidades escolares que disponibilizam as 1.230 vagas são: C.E. José Leite Lopes, que oferece técnicas em Multimídia, em Programação de Jogos Digitais e em Roteiro para Mídias Digitais; C.E. Comendador Valentim dos Santos Diniz, com técnicas em Panificação e em Leite e Derivados; C.E. Erich Walter Heine, com o curso de Administração; C.E. Chico Anysio, com Ensino Médio Experimental; Centro Interescolar Miécimo da Silva, com os cursos de Administração, Edificações e Informática; C.E. Círculo Operário, com técnicas em Metrologia e Biotecnologia; Ciep 449 Governador Leonel de Moura Brizola, que oferece Ensino Médio Intercultural Brasil-França; Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade, com Ensino Médio Intercultural Brasil-Estados Unidos; C.E. Hebe Camargo, com Técnica em Telecomunicações; e C.E. Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto (provável cadastro de reserva), que oferece Ensino Médio Intercultural Brasil-Espanha. 


Professores
O Agente de Acompanhamento da Gestão Escolar atuará nas unidades regionais da Secretaria de Educação e entre suas atribuições estão a de criar um clima de cooperação entre as pessoas, levando as escolas a interagirem na busca de metas e resultados; realizar treinamento dos envolvidos para que possam executar as ações propostas nos planos de ação pedagógicos e ambiental; dar suporte à metodologia, realizando atividades de apoio; orientar o gestor e a comunidade escolar na identificação dos problemas da escola; orientar a definição de ações corretivas para os desvios identificados, entre outras.
Para conquistarem a função gratificada de agente, 268 professores, dos 877 convocados pela organizadora, fizeram prova objetiva de Conhecimentos Específicos, de caráter eliminatório e classificatório, aplicada no Instituto de Educação Carmela Dutra, em Madureira. Durante três horas (das 14h às 17h), eles responderam as 50 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas de respostas, valendo um ponto cada uma. Os inscritos para as funções vinculadas à Diesp (Diretoria Especial de Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas)  responderam também  as perguntas de número 51 a 55 de conhecimento referente às escolas em locais de privação de liberdade. 


O candidato precisa obter quantidade mínima de acertos por conteúdo específico, conforme tabela constante do edital, sendo que somente serão aprovados os professores que obtiverem, pelo menos, 50% de acertos. Todas as questões foram elaboradas com base no conteúdo programático disponível no edital de abertura deste processo seletivo. As disciplinas objeto de avaliação foram: Conhecimento de Língua Portuguesa, Conhecimento de Informática, Conhecimento de Legislação, Conhecimento de Administração, Conhecimento de Gestão e Conhecimento Pedagógico. Quem obtiver nota zero em qualquer uma será eliminado da seleção.   
A prova objetiva de Conhecimentos Específicos deste domingo é a primeira das quatro etapas pelas quais os 268 professores terão de passar para ocuparem a nova função de Agente de Acompanhamento da Gestão Escolar.  As outras três são: análise de currículo e experiência profissional, avaliação de perfil e curso de formação. De acordo com o quadro de distribuição de vagas, na primeira etapa serão aprovados 142 servidores e na segunda, 90.  Na etapa final, estarão habilitados os candidatos aprovados na segunda etapa e considerados aptos na avaliação de perfil. Os selecionados cumprirão jornada de 40 horas semanais e receberão, mensalmente, a respectiva gratificação sem prejuízo da remuneração do cargo efetivo.
As provas aplicadas nos dois processos seletivos entram no portal da Fundação Ceperj na noite deste domingo.

Um comentário:

  1. Qual o site para ver o resultado da redação
    do dupla escola

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