quinta-feira, 30 de agosto de 2012

UFRJ abre inscrições para o curso de extensão em Diversidade na Escola

UFRJ abre inscrições para o curso de extensão em Diversidade na Escola
Estão abertas as inscrições para uma nova edição do curso DIVERSIDADE NA ESCOLA no segundo semestre de 2012. O curso inclui discussões sobre diferença, sexualidade, gênero e racismo na educação, focando especialmente a ação institucional, o currículo e a prática pedagógica. O objetivo é empoderar profissionais de educação atuantes na rede básica de ensino para promover uma reflexão crítica e transformar práticas pedagógicas hoje racistas, machistas, sexistas e homofóbicas.
 Serão organizadas duas turmas: 
uma no centro do Rio, às terças e quintas, das 18h às 21h30 e 
outra na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, aos sábados, de 9h às 16h30. 
O curso Diversidade na Escola é inteiramente gratuito e dirigido a todos/as profissionais que estejam atuando diretamente em escolas da rede pública de educação básica – professores/as, gestores/as, diretores, coordenadores/as pedagógicos/as, orientadores/as pedagógicos/as ou educacionais, técnico-administrativos e apoio, além de profissionais que estejam em órgãos de gestão, como secretarias e coordenadorias de educação. Outros profissionais, estudantes, pesquisadores e integrantes de movimentos sociais também podem se inscrever.
O curso é uma realização da Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do Projeto Diversidade Sexual na Escola. Esta edição é desenvolvida em parceria com a Prefeitura do Rio, através do programa Rio Escola Sem Preconceito.
Acesse a página do projeto para mais informações sobre conteúdo programático e inscrições.
Inscrições e mais informações:
(21) 2598-9266 ou   diversidade@pr5.ufrj.br

Tema / Conteúdo:
 
MÓDULO I – CORPO, GÊNERO E RELAÇÕES DE PODER
Objetivo didático:
Compreensão do conceito de Gênero, sua construção histórica e social, bem como importância política. Problematização da naturalização do corpo e suas relações de poder. Percepção dos comportamentos atribuídos e do próprio binarismo hierarquizante entre masculino e feminino como social, histórica e politicamente construídos.


MÓDULO II – SEXUALIDADE, DIVERSIDADE E ESCOLAS
Objetivo didático:
Compreensão da sexualidade como um dispositivo e seus múltiplos atravessamentos. Percepção das categorizações e múltiplas possibilidades da sexualidade humana. Compreensão e articulação dos conceitos de orientação e identidade sexual e de gênero. Problematização das representações pré-estabelecidas sobre experimentações que rompem com a heteronormatividade.


MÓDULO III – RAÇA/ETNIA E DESIGUALDADES NA ESCOLA
Objetivo didático:
Compreensão da realidade de racismo e outras discriminações étnicas não apenas nas relações interpessoais, mas também na prática pedagógica. Introdução aos conceitos básicos para inserção da História da África e das populações afro-brasileiras no currículo.

MÓDULO IV – JUVENTUDE
Objetivo didático:
Percepção das diferenças geracionais e de novos modos de compreender a juventude e a infância.


MÓDULO V – VIOLÊNCIA
Objetivo didático
Visibilização e desnaturalização dos processos de violência no espaço escolar. Compreensão das vulnerabilidades produzidas para diferentes populações (negros, mulheres, jovens, crianças, LGBT). Construção de estratégias de enfrentamento e redes de proteção à infância e adolescência.


MÓDULO VI – DIREITOS HUMANOS E PRÁTICAS PROFISSIONAIS
Objetivo didático:
Problematização da produção de direitos humanos enquanto prática cotidiana no espaço escolar. Construção da diversidade como potente dispositivo pedagógico, articulado com o conteúdo curricular. Articular conteúdos do curso na prática profissional-pedagógica.

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