segunda-feira, 6 de agosto de 2012

06 Ago - Secretaria de Segurança reabre inscrições para Banco de Talentos

Profissionais podem se cadastrar para ministrar curso de formação de policiais



A Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) reabre, a partir desta terça-feira (7/8), o cadastramento para o banco de talentos para quem deseja dar aulas nos cursos de formação de novos policiais civis e militares. Profissionais de diversas áreas – como direito, educação física e administração - poderão se inscrever pelo site ww.bancodetalentos.seseg.rj.gov.br, até o dia 7 de setembro. Os contratados receberão, no mínimo, R$ 65 por hora de aula. A estimativa da Subsecretaria de Educação, Prevenção e Valorização é de que sejam selecionados e contratados 500 profissionais cadastrados.

O anúncio foi publicado na última quinta-feira, 02/08, no Diário Oficial do Estado, e foi discutido nesta segunda-feira (6/8), durante uma reunião de blogueiros de diversas comunidades da cidade com o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, na sede da Secretaria de Segurança, no Centro do Rio. O encontro também contou com a participação do comandante geral da Polícia Pacificadora, coronel Rogério Seabra, que ressaltou em seu discurso o fato de que cerca de 85% dos moradores de comunidades querem as UPPs.

- Nossa briga é para quebrar o paradigma de banalização da vida, que se instituiu nesse estado, por causa da falta de política de segurança pública. Mas é importante lembrar que um projeto que envolve 12 mil policiais e quase um milhão de pessoas também terá falhas – afirmou Beltrame, ao iniciar o encontro.

Organizada pelo Governo do Estado do Rio, a reunião foi a quarta realizada entre blogueiros e secretarias do governo, desde 2010. O objetivo do encontro é reafirmar o compromisso da pacificação e aproximar esses formadores de opinião de secretários do governo. Entre os assuntos abordados ontem estavam formação policial, eficiência e custo das UPPs, fragilidade dos contêineres como sedes das unidades e a realização de bailes funk.

Autor do blog “Correspondentes da Paz”, que tem cerca de 5 mil acessos por semana, Glaucoln Barros, de 22 anos, definiu o encontro com Beltrame como uma oportunidade única. Morador do Borel, ele acha que o tema dos bailes funk deve ser discutido.

- As UPPs supriram nossa necessidade em todas as áreas, menos nessa: diversão. Acho que a cultura dos bailes funk deveria ser resgatada – opinou.
Processo

O processo de seleção compreende as etapas de cadastramento, homologação dos cadastros, análise e seleção pelas instituições de ensino policial e posteriormente a convocação temporária dos candidatos selecionados, não tendo, portanto, vínculo empregatício com nenhuma instituição. No ato do cadastro, os candidatos poderão indicar até cinco disciplinas de acordo com sua formação e experiência profissional, além de optar por até duas funções, que podem ser, por exemplo, docente e tutor. Os selecionados poderão ministrar as aulas em diversas unidades da Polícia Civil e da PM, localizadas em diferentes bairros do Rio.

– Com esse sistema, estamos oxigenando o corpo docente da área de segurança pública, buscando na sociedade os melhores talentos para cada disciplina. O aprimoramento da formação dos novos policiais exige bons professores – comenta a subsecretaria de Ensino e Prevenção da Secretaria de Segurança, Juliana Barroso.

Toda a documentação que regulamenta o Sistema Banco de Talentos pode ser acessada por meio do link DOE/RJ no endereço bancodetalentos.seseg.rj.gov.br. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Segurança - SESEG, e da Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção – SSEVP, em parceria com a Subsecretaria de Tecnologia – SSTEC.

Podem participar do cadastramento todo colaborador ou profissional da área de segurança pública, com ou sem experiência, que possuem formação técnica especializada, formação acadêmica em graduação, especialização, mestrado ou doutorado e que tenham interesse em participar de projetos, cursos, pesquisas e demais atividades educacionais desenvolvidas pela SESEG e Instituições de Ensino Policial do Estado de acordo com a demanda.

Informações

Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos na Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção, pelo e-mail ensino.ssepp@gmail.com ou pelo telefone (21) 2334.9469.

Disciplinas

São 724 disciplinas, divididas em 68 grupos:

Abordagem policial
Administração
Análise criminal
Armamento
Biossegurança
Comunicação social
Controle de distúrbios civis
Criminalística
Criminologia
Defesa pessoal
Defesa pessoal policial militar
Didática
Direito administrativo
Direito civil
Direito constitucional
Direito penal
Direito penal militar
Direito processual penal
Direito processual penal militar
Direitos humanos
Diversidade
Economia
Educação física
Educação física militar
Estatística
Estatuto da criança e do adolescente
Ética
Explosivismo
Gestão
Técnicas operacionais
Gestão da informação
Grandes eventos
História
Imagem institucional
Informática
Instrução de voo por instrumentos
Instrução para tripulante marítimo
Instrução teórica de vôo em helicóptero
Instrução de vôo em helicóptero dauphni
Instrução de vôo em helicóptero esquilo
Inteligência
Investigação
Legislação
Língua portuguesa
Línguas estrangeiras
Mediação de conflitos
Medicina legal
Método de defesa policial militar
Ordem unida
Perícia criminal
Pesquisa científica
Planejamento
Polícia comunitária
Policiamento montado
Psicologia
Regulamentos da pcerj
Saúde
Segurança de trânsito
Sociologia
Socorrismo
Técnicas operacionais
Tecnologia de alimentos
Telemática
Tiro policial
Treinamento de cães
Turismo
Uso progressivo da força
Veterinária

Nenhum comentário:

Postar um comentário