segunda-feira, 13 de agosto de 2012

13 Ago - Cinema para todos promove sessão especial para alunos e professores no WESTShopping

Programa Cinema para Todos promove sessões especiais para alunos

Em agosto, mês de volta às aulas, o programa Cinema Para Todos está voltando com força total. Além das sessões regulares nos cinemas conveniados nas quais é possível utilizar os vales-ingresso distribuídos nas escolas, estão agendadas três sessões especiais do filme “À beira do caminho”, com a presença do diretor Breno Silveira e parte do elenco, que possui nomes como Dira Paes e João Miguel.

No dia 14 de agosto, a exibição será no cinema Odeon para alunos da rede estadual. Já a sessão do dia 21 de agosto, no Multiplex Jardim Guadalupe, contará também com o Governador Sérgio Cabral e com os secretários de Cultura – Adriana Rattes - e de Educação – Wilson Risolia.


No dia 23 de agosto, haverá também uma sessão exclusiva para educadores, no West Shopping, com objetivo de refletir sobre a relação do cinema com a educação, apresentando os filmes como instrumento pedagógico. A iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro – fruto da parceria entre as Secretarias de Estado de Cultura e de Educação – está em sua terceira edição e prevê distribuir dois milhões de vales-ingresso até abril de 2013.

- O Cinema Para Todos tem contribuído de forma decisiva para a difusão do cinema brasileiro no Rio de Janeiro, proporcionando aos alunos da rede estadual acesso a todos os filmes assim que eles entram em cartaz, expondo-os à diversidade de estilos, temas e universos que compõem a produção nacional. E neste segundo semestre o programa atingirá um novo patamar, ao também estimular entre os alunos a atividade cineclubista, um universo pelo qual tenho particular carinho, pois participei, eu mesma, de cineclubes, nos meus tempos de estudante. Sei bem o quanto são importantes na formação cultural de um jovem – observa a Secretária Adriana Rattes.

O Cinema Para Todos tem por objetivo estimular e democratizar o acesso dos alunos da rede estadual às salas de cinema. O programa atua em duas frentes: organizando sessões exclusivas para escolas e promovendo a distribuição de vales-ingresso gratuitos, que podem ser utilizados em qualquer dia e hora nas 65 salas de cinema conveniadas em todo o Estado, para todos os filmes brasileiros em cartaz, inclusive finais de semana e feriados, sem obrigação de uniforme ou apresentação de caderneta escolar.

Os vales-ingresso podem ser trocados por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do segmento Ensino de Jovens Adultos, seguindo a classficação indicativa de cada filme. Em alguns casos, as sessões agendadas pelas escolas contam com a presença de direção e elenco dos filmes exibidos.
O agendamento pode ser feito por e-mail: agendamento@cinemaparatodos.rj.gov.br ou por telefone (21-2220-3638 e 21-2524.6647). O programa promove também oficinas de videointeratividade, encontros pedagógicos com os professores e, em breve, criará cineclubes em 30 escolas, além de fechar parcerias para aproveitamento das instalações de outros 30 cineclubes independentes e já em atividade.

Ao todo, o programa Cinema Para Todos já levou às salas de cinema mais de 700 mil espectadores de mais de mil escolas da rede estadual, que puderam assistir a mais de 100 filmes nacionais. Esse ano já foram exibidos no Programa filmes como “Xingu”, “O Palhaço” e “Heleno” e nesse mês de agosto estão em cartaz filmes como “Vou rifar meu coração”, “Corações Sujos” e “Diário de Tati”, além do “À beira do caminho”.
Os 27 municípios já beneficiados são: Angra dos Reis, Araruama, Barra Mansa, Barra do Piraí, Bom Jesus do Itabapoana, Búzios, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaperuna, Macaé, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Resende, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.
Para este segundo semestre, estão previstas as estreias nos cinemas da comédia “Até que a sorte nos separe”, de Roberto Santucci; “Os penetras”, de Andrucha Waddington, com Marcelo Adnet; e “5 x Pacificação”, entre demais filmes nacionais que poderão ser vistos pelos alunos e professores neste período.
Sessões de À Beira do Caminho
Sessão exclusiva para alunos da rede estadual
Data: 14 de agosto
Local: Cine Odeon
Endereço: Praça Floriano, 7 - Cinelândia
Horário: 10h

Sessão especial com governador Sérgio Cabral
Data: 21 de agosto
Local: Multiplex Jardim Guadalupe
Endereço: Av. Brasil, 22.155 - Guadalupe
Horário: 9h

Sessão exclusiva para professores da rede estadual
Data: 23 de agosto
Local: West Shopping
Endereço: Est do Mendanha, 555 – Campo Grande
Horário: 10h30

2 comentários: