quarta-feira, 15 de agosto de 2012

15 Ago - Alunos da rede estadual poderão ter estágio remunerado de R$ 729,58 em repartições do governo em 2013.


Secretário também anuncia programa de escolas em tempo integral com ensino profissional

RIO - Depois de conseguir melhorar a nota do ensino médio da rede estadual no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2,8, em 2009, para 3,2, em 2011, a Secretaria estadual de Educação pretende lançar dois programas com foco na formação profissional dos estudantes. A partir de 2013, os alunos do 2º ano com os melhores resultados no Saerj (Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro) poderão ganhar estágios remunerados em repartições do governo do estado. A previsão é de que a bolsa-auxílio seja de um salário mínimo estadual, atualmente em R$ 729,58.


O objetivo da iniciativa é ajudar os jovens na escolha da profissão. Assim, quem pretende se tornar um engenheiro, por exemplo, poderá estagiar na Empresa de Obras Públicas do Rio ( Emop) ou na Secretaria estadual de Obras. O anúncio foi feito pelo secretário Wilson Risolia durante entrevista coletiva para comentar os dados do Ideb 2011.

- O motivo de escolhermos o 2º ano do ensino médio é motivar o aluno do 1º ano com a chance de fazer um estágio na sua área de interesse. No 3º ano, o foco dele deve ser todo no Enem, porque fizemos uma pesquisa e 90% dos alunos pretende seguir para o ensino superior. Então, se o sonho dele é ser engenheiro, pode ser na Emop, se for fazer Direito, pode ser na Procuradoria-geral do Estado. Isso está dentro da nossa linha de orientar o jovem para sua formação profissional - afirmou Risolia.
O outro projeto é “Programa Dupla Escola”. A ideia é oferecer ensino médio em tempo integral junto com a educação profissional para os jovens. A primeira unidade está em obras e será o Colégio Estadual Chico Anysio, no Andaraí. As matrículas começam ainda em 2012.
A inspiração do programa são as parcerias que já existem com a iniciativa privada em algumas escolas da rede, como o Colégio Estadual José Leite Lopes (com o Oi Futuro), o Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz (com o grupo Pão de Açúcar) e o Colégio Estadual Erich Heine (com a ThyssenKrupp CSA). Nesses casos, são oferecidos cursos técnicos integrados ao ensino médio dentro da área de atuação dos parceiros. No longo prazo, a Seeduc pretende atrair mais empresas para novas parcerias no “Programa Dupla Escola”.
- Eu gostei muito quando o ministro (Aloizio Mercadante) falou ontem sobre repensar o ensino médio. Essa é a ideia do “Dupla Escola”. É a nossa ação de mais longo prazo. Tem esse nome porque é duas vezes escola, em período integral e, sobretudo, integrado. Nós vamos aliar o ensino médio convencional com o profissional. A primeira unidade neste modelo será o Colégio Estadual Chico Anysio, no Andaraí. Temos estudos também para escolas bilíngues. É preciso preparar os jovens para as oportunidades profissionais que se avizinham. É uma ação de longo prazo porque não se pode ter nenhuma carência de infraestrutura - disse o secretário.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) também vai mudar em breve. Segundo Risolia, a transformação será de método, material pedagógico, matriz curricular, carga horária e até de formação dos professores, já que, segundo ele, o segmento necessita de uma abordagem específica. As novidades devem ser anunciadas em dois meses, junto com a abertura das matrículas para 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário