O guia será distribuído em escolas públicas de todo o País, com versão em braile para deficientes visuais.
Foto: Marcelo Regua / Agência O Dia
Foto: Marcelo Regua / Agência O Dia
As campeãs da redação garantem que o segredo para se sair bem na prova mais temida pelos candidatos a uma vaga no Ensino Superior é o tempo dedicado ao estudo e muito treino. “Lia muito jornais e acompanhava o noticiário para me manter sempre bem informada. Fatos históricos e atuais servem para embasar os argumentos e tornar o texto convincente”, ensina Manuela, que escrevia duas redações por semana.

Ela conta que ficou surpresa com o resultado. “Não esperava. Mas não tem mistério, é uma receita de bolo. Só que tem gente que não se preocupa em praticar e deixa o bolo queimar”, brinca. Outro conselho das candidatas ‘nota mil’ é caprichar na letra. “Faça rascunhos e depois passe a limpo para que a letra fique legível e não descontem ponto”, dá a dica Isabela.

Um truque, segundo ela, é fazer vários simulados de redações passadas. “Os temas não variam muito. O importante é escrever de forma clara. Na maioria dos textos, você pode argumentar que a solução está na educação, que é a base de tudo”, aconselha Isabela. Elas dão outras dicas práticas: sempre adotar postura ética no seu discurso; não usar argumentos depreciativos à natureza se o tema estiver relacionado ao meio ambiente e apresentar propostas de paz para temas sobre conflitos armados.

Apesar da boa colocação no Enem, Manuela ainda aguarda reclassificação para Medicina na UFRJ.

Confira truques para tirar nota máxima:

SEJA CLARO E DIRETO
Evite textos com palavras muito rebuscadas. Procure ser claro no que pretende dizer. Um bom texto deve ter informações precisas e frases interessantes.

LEIA JORNAIS
Mantenha-se bem informado em relação ao que está acontecendo no mundo, lendo jornal e assistindo a noticiários. Cite fatos atuais. As referências dão embasamento ao tema da redação. Isso demonstra que você sabe o que diz.

EVITE FRASES LONGAS
Tome cuidado com as frases muito longas. As frases curtas evitam que o estudante se perca no meio do caminho.

INICIE PELA REDAÇÃO
Comece pela redação, que tem peso maior que as demais provas. As campeãs da redação aconselham gastar uma das cinco horas de prova para redigir o texto, que precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão, apontando solução.

FAÇA RASCUNHO
Passe a limpo sua redação e capriche na letra. Evite rasuras. O cuidado com o texto é valorizado pela banca. Professores terão milhares de provas para corrigir e não vão perder tempo com textos de difícil compreensão.