terça-feira, 4 de junho de 2013

TERCEIRA EDIÇÃO DO CINEMA PARA TODOS AMPLIA ATENDIMENTO COM SEIS NOVAS OFICINAS DE VIDEOINTERATIVIDADE

 04/06/2013 - 10:14h - Atualizado em 04/06/2013 - 10:14h 

Oficinas do programa já passaram por mais de 140 escolas do Estado, produzindo mais de 70 vídeos
A terceira edição do programa Cinema Para Todos (CPT) – uma iniciativa do Governo do Rio de Janeiro, fruto da parceria entre as Secretarias de Estado de Cultura e de Educação – acaba de ser prorrogada até o mês de julho. A marca de 1 milhão de vales-ingresso utilizados ao longo de suas três edições, somada à exibição de cerca de 200 filmes nacionais, para alunos de mil escolas da rede estadual com a participação de mais de 2.000 educadores, refletirá também na realização de seis novas Oficinas Videointeratividade.
Já estão em andamento duas oficinas nos colégios estaduais Barão de Macaúbas e Johenir Viegas Henrique Viegas, localizadas nos municípios de São Fidélis e Itaocara, respectivamente. Em junho, serão realizadas outras quatro oficinas. De 3 a 14 de junho, a equipe do Cinema Para Todos passará pelo CIEP Brizolão 396 Luis Peixoto (Queimados), pelo Colégio Estadual Domires Machado (São Francisco de Itabapoana) e pelo Colégio Estadual São José (Cachoeiras de Macacu). Já os alunos do CAIC 1003 Dona Darcy Vargas, de Belford Roxo, terão a oportunidade de participar das oficinas de 17 a 28 de junho.

Realizadas nas escolas da rede estadual de ensino, as Oficinas Videointeratividade tiveram grande destaque em 2012 e já beneficiaram mais de mil alunos, de mais de 142 escolas de diferentes regiões do Estado. A formação promovida pelo CPT conta com 40h de aula. Durante as oficinas, os alunos produzem curtas-metragem documentais, que automaticamente são inscritos no concurso do próprio CPT. A votação para escolher o melhor curta produzido nas oficinas é on-line. Os vencedores serão conhecidos no final da terceira edição do programa, com direito a prêmios e festa de encerramento. Os vídeos produzidos no ano passado já podem ser vistos em: veja os vídeos e vote aqui!

Um dos destaques é o filme “No lixão com a câmera na mão”, realizado na Oficinas Videointeratividade de Caxias em 2012, selecionado para Mostra Geração do Festival do Rio 2012. O curta produzido pelos alunos do Instituto Educacional Governador Roberto Silveira, sob a orientação da Praga Conexões, concorreu com filmes de vários estados brasileiros e até de outros países.

O concurso premiará três escolas participantes das Oficinas Videointeratividade nas categorias Votação Popular e Curadoria. Na primeira, o premiado será o mais votado e melhor avaliado pelos internautas. Já na categoria Curadoria, serão contemplados dois vídeos eleitos por jurados da equipe do Cinema Para Todos. Cada vídeo vencedor receberá R$ 2 mil em equipamentos e será enviado a festivais de cinema no Brasil ao longo do ano. A entrega dos prêmios e o encerramento do programa acontecerão em evento no Rio de Janeiro, em agosto.

- O objetivo das oficinas é treinar o olhar crítico tanto de alunos como de professores e desenvolver habilidades relacionadas ao cinema. Os alunos podem criar, analisar e avaliar projetos audiovisuais e têm contato com diversos tipos de filme – explica Maria Pereira, da Praga Conexões, responsável pela realização das oficinas.

As oficinas são ministradas por um profissional da área audiovisual, com o suporte de três monitores (ex-alunos das Oficinas VideoInteratividade e de projetos parceiros de educação audiovisual). Para a produção dos vídeos, cada grupo recebe uma câmera fotográfica digital simples; uma filmadora handycam; um microfone semi-profissional; e um notebook para edição do vídeo. A utilização de celulares e câmeras digitais próprias é recomendada a fim de que reconheçam e se apropriem de suas ferramentas de comunicação cotidianas como recursos para a expressão audiovisual.

Somando 10 aulas, cada oficina conta com dois turnos de 4h. A primeira semana é dedicada à parte teórica e, a segunda, à produção do vídeo. Os alunos e educadores que participarem de mais de 80% das aulas receberão um Certificado de participação do programa Cinema Para Todos.

Sobre o Cinema Para Todos


O Cinema Para Todos tem por objetivo estimular e democratizar o acesso dos alunos da rede estadual às salas de cinema. O programa atua em duas frentes: organizando sessões exclusivas para escolas e promovendo a distribuição de vales-ingresso gratuitos, que podem ser utilizados em qualquer dia e hora nas 65 salas de cinema conveniadas em todo o Estado, para todos os filmes brasileiros em cartaz, inclusive finais de semana e feriados, sem obrigação de uniforme ou apresentação de caderneta escolar.

Os vales-ingresso podem ser trocados por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens Adultos (EJA), seguindo a classificação indicativa de cada filme. Em alguns casos, as sessões agendadas pelo programa contam com a presença de direção e elenco dos filmes. O agendamento pode ser feito por e-mail:agendamento@cinemaparatodos.rj.gov.br ou telefone (21-2220-3638 e 21-2524.6647). O programa promove também oficinas de videointeratividade e encontros pedagógicos.

Os 27 municípios beneficiados pelo Cinema Para Todos são: Angra dos Reis, Araruama, Barra Mansa, Barra do Piraí, Bom Jesus do Itabapoana, Búzios, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaperuna, Macaé, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Resende, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário