sábado, 29 de junho de 2013

BRT TRANSOESTE receberá novos ônibus com capacidade para 180 passageiros.

BRT terá de adaptar estações para operação de novo modelo de ônibus

  • Veículos começaram a ser fabricados após inauguração do sistema


O novo modelo de ônibus que será usado no BRT Transoeste
Foto: Agência O Globo / Fábio Rossi
O novo modelo de ônibus que será usado no BRT Transoeste Agência O Globo / Fábio Rossi
RIO — Inauguradas há pouco mais de um ano, estações do BRT Transoeste (Barra-Santa Cruz) já terão que passar por reformas para que os ônibus articulados com quatro eixos, lançados no mercado brasileiro depois que as obras foram concluídas, operem com mais eficiência. O primeiro veículo, com capacidade para 205 passageiros (contra 145 dos carros tradicionais), começa a circular em fase de testes a partir desta segunda, sem que os usuários possam embarcar ou desembarcar pela parte traseira. O motivo: não havia previsão para circulação de ônibus mais longos.
A estratégia de operação de corredores de BRT presume que os usuários embarquem e desembarquem o mais rapidamente possível. O custo das adaptações será arcado pelo Consórcio Operacional BRT. Como revelou O GLOBO na edição deste sábado, trata-se de uma empresa que tem entre os sócios os próprios empresários de ônibus que operam no Rio.
Inicialmente, o novo veículo só vai parar nas estações da linha expressa (Salvador Allende, Gláucio Gill, Recreio, Mato Alto e Magarça). As adaptações das estações ocorrerão com o veículo em testes.
Segundo o consultor do Consórcio BRT, Fernando Aurélio, projetos de estações de futuros BRTs (Transcarioca, Transbrasil e Transolímpico) estão sendo revistos para receber os novos modelos de ônibus articulados. Nos futuros corredores, as adaptações serão pagas pela prefeitura.
Em coletiva neste sábado, o prefeito Eduardo Paes disse que a nova frota amplia em cerca de 30% a capacidade de passageiros. Paes afirmou ainda que o corredor expresso é uma resposta para as revindicações da população por transporte de qualidade e reclamou das críticas ao serviço:
— Se necessário, vamos ampliar ainda mais o número de ônibus. Nos próximos três, quatro anos, vamos ter a maior parte da população do Rio andando de BRT. Pode ficar melhor? Pode. Mas não dá para dizer que é uma porcaria de jeito nenhum.
Quinto conglomerado foi criado para operar BRT
Reportagem do GLOBO deste sábado mostrou que, apesar de quatro consórcios terem ganhado a licitação para a operação do transporte rodoviário em 2010, foi criado no ano passado, sem nenhum alarde e sem uma nova licitação, um quinto conglomerado de empresas para operar todos os BRTs que a prefeitura planeja implantar na cidade até 2016.
O GLOBO chegou ao novo grupo através de um convênio, de R$ 5,3 milhões, assinado na quinta-feira com a Secretaria de Segurança para a cessão de PMs de folga para proteger as estações e usuários do Transoeste, que liga a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz.
Empresários e a prefeitura dizem que a participação de terceiros foi prevista no edital de concessão. Mas especialistas alertam que a prática pode gerar distorções e dúvidas sobre o lucro das empresas, ou até o cálculo da tarifas.

Fontehttp://oglobo.globo.com/rio/brt-tera-de-adaptar-estacoes-para-operacao-de-novo-modelo-de-onibus-8856520#ixzz2XdOtVi7S 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário