quarta-feira, 19 de junho de 2013

Geografia das Tarifas: moradores de SP e Rio trabalham mais para pagar ônibus, diz ranking

Estudo feito por economistas brasileiros leva em conta salários médios.

Paulistano trabalha 14 minutos para pagar 1 passagem, e o carioca, 13.

Do G1, em São Paulo
158 comentários
Gráfico com os preços das tarifas nas cidades (Foto: Editoria de Arte/G1)
Os moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro são os que mais precisam trabalhar para pagar as passagens de ônibus municipais entre uma lista de 12 cidades, aponta estudo realizado pelo professor Samy Dana, da Fundação Getulio Vargas (FGV), e pelo economista Leonardo Siqueira de Lima, divulgado nesta segunda-feira (17).

De acordo com o levantamento, publicado pelo jornal "Folha de S. Paulo", os paulistanos têm que trabalhar quase 14 minutos para pagar uma passagem, e os cariocas, 13 minutos. Na outra ponta está Buenos Aires, onde os portenhos trabalham 1,44 minuto para pagar a passagem.
As cidades analisadas foram Buenos Aires, Pequim, Ottawa, Paris, Nova York, Madri, Tóquio, Santiago, Lisboa e Londres, além de São Paulo e Rio de Janeiro.
"Pegamos os preços das passagens nos sites das próprias cidades. Para o cálculo do dólar, usamos a cotação do dia 13 de junho do Banco Central", explicou Samy Dana aoG1. "Os salários médios foram baseados nos do Banco Mundial'", disse.
Levando em consideração apenas o preço da passagem, contudo, sem a ponderação pelas horas trabalhadas, São Paulo e Rio de Janeiro ficam, respectivamente, na oitava e nona posição da lista. Nesse caso, por exemplo, Londres está em primeiro lugar, seguida de Tóquio e Ottawa.
"No entanto, esse tipo de análise é muito superficial, pois não considera o salário médio, ou seja, um dólar em um país ser mais fácil de ganhar do que em outro. Para se fazer uma análise realista, resolvemos mostrar o preço das passagens em número de minutos trabalhados considerando portanto a renda média e número de horas trabalhadas em cada cidade", diz o estudo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário