quarta-feira, 26 de junho de 2013

ATENÇÃO: Inscrições até 30 Junho 2013 - PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

PRONATEC
 06/06/2013 - 11:36h - Atualizado em 06/06/2013 - 11:36h 
Inscrições abertas até o próximo dia 30

Os interessados em participar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec FNDE/MEC podem se inscrever, até as 23h59m do próximo dia 30, no site da Secretaria de Estado de Educação, por meio do link http://aplicacoes.educacao.rj.gov.br/pronatec/inscricao.


O aluno deve preencher o requerimento de solicitação de inscrição, indicando o município, a instituição e o curso a que pretende concorrer. Após o cadastro, o candidato deve imprimir o comprovante de inscrição.


O cadastro não garante a vaga no curso pretendido, pois o candidato ainda passará por um processo classificatório. É imprescindível que o aluno tenha CPF próprio. A inscrição poderá ser anulada caso o candidato informe o número indevido. O abandono do Ensino Médio também implicará na perda da vaga.


É de responsabilidade dos pais, ou do estudante, se maior de 18 anos, garantirem o tempo necessário para o deslocamento entre as instituições de ensino. O aluno contemplado com a vaga deverá comparecer à instituição que ofertará o curso técnico, munido dos documentos necessários para a realização da matricula, dentro do prazo estabelecido.


O resultado, previsto para o dia 12 de julho, será divulgado no site da Seeduc. Em caso de vagas ociosas após o período de matrícula, serão chamados os alunos inscritos, por ordem de classificação, até o preenchimento das oportunidades. 

ATIVIDADES
DATAS PREVISTAS
Inscrição
06/06/2013 a 30/06/2013
Divulgação dos Resultados (site)
12/07/2013
Período de confirmação de Matrícula
15/07/2013 a 19/07/2013
Fonte: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1616760

Proderj e Seeduc desenvolvem portal para inscrição em cursos de formação profissional
07/06/2013 - 12h56

Por Daniel Cunha

Qualificar jovens para as oportunidades do mercado de trabalho. Esse é o objetivo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que disponibiliza vagas gratuitas em cursos técnicos e de capacitação profissional. As inscrições para o programa serão realizadas através do novo portal. http://aplicacoes.educacao.rj.gov.br/pronatec/inscricao, fruto de mais uma parceria entre o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) e a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc).

QUEM PODE???

Alunos de 2ª e 3ª séries do ensino médio regular da rede estadual de ensino deverão preencher no site o requerimento de solicitação de inscrição até o dia 30 de junho, indicando a matrícula, informações pessoais, o município, a instituição e o curso a que pretendem concorrer. Após o cadastro, o candidato deve imprimir o comprovante de inscrição. A página também será uma importante fonte de consulta para saber mais detalhes sobre os cursos que estão sendo disponibilizados. 

Oito instituições parceiras do programa, como por exemplo, o Senai e o Senac, estão oferecendo essa importante oportunidade de crescimento profissional. Entre diversas opções de cursos gratuitos estão: técnico em informática, técnico em segurança do trabalho, técnico em mecânica, auxiliar administrativo, técnico em logística e editor gráfico. O processo seletivo levará em conta o desempenho escolar do aluno e o cadastro não garante a vaga no curso pretendido.

Para o presidente do Proderj, Paulo Coelho, esse é mais um resultado positivo da parceria com a Secretaria Estadual de Educação.

- Qualquer profissão hoje em dia pede uma especialização e essa é mais uma oportunidade para os jovens. Na página, eles poderão realizar o cadastro e concorrer a uma vaga nos cursos. O nosso objetivo é sempre beneficiar o cidadão e por isso estamos sempre prontos a desenvolver novas formas de interagir com ele. Este é mais um moderno serviço de utilidade pública resultado de uma importante parceria – destacou Coelho.

O resultado do processo seletivo, previsto para o dia 12 de julho, será divulgado no site da Seeduc (http://www.rj.gov.br/web/seeduc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário