sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Saiba quais são as características das principais bancas examinadoras de concursos


Saiba quais são as características das principais bancas examinadoras de concursos

Diretores e professores de cursos preparatórios para concursos públicos apontam as principais características das bancas examinadoras. Confira abaixo:
Cespe/UnB – Essa banca tem preferência por determinados conteúdos e abordagens. Normalmente, não cobra todos os itens do edital. Com isso, é fundamental que o candidato resolva o maior número de questões de provas anteriores para se familiarizar com os conteúdos e abordagens mais frequentes. As questões dessa banca são muito bem elaboradas, com enunciados bem redigidos. Questões multidisciplinares são muito comuns. No caso de “certo” ou “errado”, ao errar uma questão, o candidato acaba anulando uma certa. Portanto, evite chutes. Se você não faz a mínima ideia do que trata a questão, o melhor é deixá-la em branco.
ESAF - Tem preferência por determinados conteúdos e abordagens, e normalmente não cobra todos os itens do edital. A resolução de provas anteriores é fundamental para direcionar o candidato para os conteúdos mais frequentes. As questões são, normalmente, bem elaboradas, o que exige do candidato mais raciocínio e bom senso durante a prova. Sendo assim, o grau de dificuldade dessa prova é de médio para alto. Questões literais, ou seja, “letra da lei” (quando o texto é retirado da própria doutrina), podem ser encontradas, mas em um número bem reduzido. É uma banca polêmica, pois pode usar assuntos em que não há consenso, gerando grande volume de recursos. As provas das disciplinas da área de exatas costumam ser complexas, demandando mais cuidado na resolução por parte do candidato.
Fundação Carlos Chagas (FCC) – Distribui, na medida do possível, as questões por todos os itens do edital. Dessa forma, é necessário que o candidato estude todo o conteúdo, pois não há itens que não tenham chances de serem cobrados. A prova da FCC tem preferência por questões literais, “letra da lei”, com isso, a prova favorece mais a boa memória do que a capacidade de raciocínio. As questões de direito da FCC, historicamente, não são de grande complexidade, porém pouco previsíveis. A FCC tem costume de repetir questões já utilizadas em outras provas. Sendo assim, o candidato pode tirar proveito dessa característica e garantir alguns pontos estudando pelas provas anteriores.
Cesgranrio – Distribui proporcionalmente as questões por todos os itens do edital. Assim, é necessário que o candidato estude todo o conteúdo, pois não há itens que não tenham chances de serem cobrados. Se o candidato tiver dificuldade de obter questões dessa banca, pode substituí-las pelas questões da FCC. As bancas trabalham relativamente com o mesmo conceito de prova. A Cesgranrio não elabora provas muito longas nem com enunciados muito complexos. Dessa forma, o controle de tempo é secundário. O foco deve estar na abordagem que a banca dá aos conteúdos do edital. As provas de inglês da Cesgranrio preocupam por serem basicamente interpretativas. Todo o cuidado nessa prova é pouco.
FunRio (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência) – Essa é uma banca relativamente nova nos grandes concursos. O perfil dela vem se desenhando prova a prova. Essa banca vem cobrando questões literais, “letra da lei”, favorecendo mais a memória que o raciocínio do aluno. Outra característica são as questões com longos e complexos enunciados, o que põe à prova a capacidade de concentração e compreensão do candidato. O candidato deve evitar perder muito tempo nas questões. Dessa forma, a estratégia é buscar resolver as questões mais rápidas, fáceis e menores primeiro para não deixar de responder a muitas questões. O controle do tempo é fundamental.
NCE (Núcleo de Computação Eletrônica) – O NCE é uma banca com altos e baixos na organização de grandes concursos e, por conta de algumas suspeitas de fraudes, ficou fora de algumas licitações. Uma de suas características é reciclar questões de provas antigas, por isso, fazer provas anteriores é fundamental para garantir pontos. Os enunciados não costumam ser muito longos e as questões são bastante objetivas e organizadas, com cinco itens. As questões literais são mais frequentes nessa prova.
CEPERJ (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores/RJ) – O CEPERJ trabalha principalmente com concursos na abrangência do Estado do Rio de Janeiro. As questões dessa organizadora apresentam enunciados relativamente curtos, mas que exigem capacidade de interpretação e raciocínio. Na prova, as questões são bem divididas entre as disciplinas, não havendo multidisciplinaridade. O nível de dificuldade da prova está relacionado ao cargo e ao órgão. Mesmo as questões mais complexas apresentam enunciados e respostas bastante objetivas, com isso o tempo acaba não sendo um grande limitador na prova, mas, sim, o seu conhecimento.
FUNIVERSA - Uma banca típica dos concursos aplicados no Centro-Oeste do país, é conhecida por seu trabalho bem elaborado e complexo. Em suas provas de nível superior, principalmente nas seleções de órgãos jurídicos, é facilmente percebida a cobrança de elementos doutrinários e legais, exigindo do candidato muito mais que só o trivial conhecimento da letra da lei para a primeira fase dos concursos, o que acaba nivelando os candidatos mais bem preparados em sua primeira fase (quando há mais de uma). Nas provas em que é exigida a formação jurídica superior, a situação fica ainda mais complexa, já que são constantes as questões que versam principalmente sobre os recentes julgados do Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, um candidato que normalmente tem até três fases para apresentar o resultado de seus estudos, já é “convidado” a apresentá-lo logo na primeira fase, reduzindo a nota de corte. A dica para esta banca é: domine a legislação, ande em dia com os informativos de julgados dos tribunais (quando for o caso) e conheça os conceitos doutrinários dos principais pontos dos editais.
CONSULPLAN - A Consulplan é conhecida por já ter aplicado provas de concursos públicos em todo o país, atendendo, em sua grande maioria, a concursos das prefeituras. Mas são conhecidas em seu portfólio provas para os concursos dos Correios e da Aeronáutica. Destaca-se no perfil desta banca examinadora a literalidade de conteúdos legais, o que pede do candidato o conhecimento das lei exigidas nos editais, como é exemplo a lei 8.666 de 1990 (que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios). Mas é na prova de português que está a mais marcante das características desta banca examinadora: com textos bem selecionados e questões pertinentes e claras, é fundamental que o candidato tenha afinidade com o perfil da banca (daí sugere-se, mais uma vez, a resolução de provas anteriores). Em matérias como matemática, informática e outras que exijam uma noção de um objeto ou imagem, não espere por figuras: o candidato terá que interpretar o enunciado.

Fonte: http://oglobo.globo.com/emprego/saiba-quais-sao-as-caracteristicas-das-principais-bancas-examinadoras-7460792#ixzz2JfbCAQfm

Nenhum comentário:

Postar um comentário