sábado, 9 de fevereiro de 2013

Ciep de Campo Grande cria o seu próprio ‘The Voice’ e desenvolve talentos locais


As alunas Jéssica Santos e Thaís Oliveira com os colegas
As alunas Jéssica Santos e Thaís Oliveira com os colegas Foto: Roberto Moreyra / Extra
As notas de uma decisiva avaliação escolar ecoaram nos corredores do Ciep 433 Togo Renan Soares “Kanella”, em Campo Grande, durante dois dias. Foi em outubro, quando os professores ouviram dos alunos, com todas as letras, o que até então era segredo no colégio: o talento musical para o Festival de Música Togo Encanta, uma espécie de “The Voice” local, que voltará a revelar cantores por lá na edição de 2013.
- Muitos alunos traziam violão para tocar na hora do recreio. Pesquisei e vi que outros tocam teclado, bateria. E o festival foi criado para agregar talentos. Envolvidos com a música, eles trabalham um monte de qualidades. A concentração e a disciplina, principalmente - explica o professor de Educação Física Vito Furiati, autor do festival, lembrando que as reuniões para o evento de 2013 começam no início do ano letivo.
Em 2012, no primeiro ano do festival, cerca de 60 alunos do 3 ano do ensino médio estavam afinadinhos na organização, divulgando as inscrições pelo colégio. O Togo Encanta atraiu 40 inscrições de cantores e duplas. Dez foram selecionados em dois dias de audições.
Par de sapatos para pisar firme nos palcos
As audições para a final do festival deixaram alguns alunos descompassados na fila formada no corredor do colégio. Numerados, os que esperavam ouviam festejos e lamentações dos que saíam da sala onde estavam os jurados, ou melhor, professores e funcionários ligados à música.
- Estávamos em 11º lugar na fila e ouvimos: “Caraca, errei”. Outros saíam pulando: “Passei!”. É uma experiência que vamos levar para toda vida - diz Jéssica Santos de Oliveira, de 18 anos, que ganhou o festival cantando música gospel com a amiga Thaís de Oliveira, de 19 anos.
A dupla vencedora do evento, que aconteceu em outubro no palco da Lona Cultural Elza Osborne, no bairro, ainda pôde escolher o prêmio. No caso, um par de sapatos.
- Eu queria alguma coisa que fosse usar. Ela concordou. Vamos continuar com a parceria. Até cantamos em um colégio depois da final - conta Thaís.
O festival pedagógico vai homenagear, todo ano, um grande artista. Luiz Gonzaga foi o escolhido de 2012.


Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/zona-oeste/ciep-de-campo-grande-cria-seu-proprio-the-voice-desenvolve-talentos-locais-7400505.html#ixzz2KPgnCbyw

Nenhum comentário:

Postar um comentário