sábado, 9 de fevereiro de 2013

Escolas de Campo Grande aproveitam o tema carnaval para ensinar História e até Matemática


O baile infantil e pedagógico da Creche Escola Mundo da Criança, em Campo Grande
O baile infantil e pedagógico da Creche Escola Mundo da Criança, em Campo Grande Foto: Roberto Moreyra / Extra
Na bateria deles não há paradinhas. Nem botão de desliga. Uma vez acionados, os alunos da Creche Escola Mundo da Criança, em Campo Grande, tocam chocalho, reco-reco e agogô de forma tão empolgante que mestre nenhum bota defeito. Ao contrário, incentiva ainda mais o contato com os instrumentos, também incluídos no projeto “Abre-alas que eu quero passar: um passeio pelos diferentes ritmos do carnaval”. A iniciativa leva a Educação para dentro do baile da folia infantil.
Os alunos aprendem a tocar instrumentos de bateria
Os alunos aprendem a tocar instrumentos de bateria Foto: Roberto Moreyra / Extra
O interesse pelo carnaval começa em sala de aula, quando os professores apresentam aos alunos um desfile pedagógico composto pela história da festa - inclusive com vídeos -, as suas características, marchinhas tradicionais e até fantasias antigas. Depois, os alunos participam de oficinas de produção de instrumentos, de colares e de personagens. Só então chega o dia do baile, onde os gritos de carnaval dos alunos ecoa em uma batalha de confete e serpentina.
- A Matemática também entra aí, pois trabalhamos o conceito de alto e baixo, muito e pouco, e as formas geométricas, como o losango, presente na roupa do arlequim. E o projeto também ensina novas palavras, como turbante - diz a supervisora pedagógica Marilia Quinhães.
As aulas de História linkadas ao samba no Colégio e Curdo Pensi, em Campo Grande
As aulas de História linkadas ao samba no Colégio e Curdo Pensi, em Campo Grande Foto: Roberto Moreyra / Extra
Aula de História entra no samba
A folia dos pequenos continua em sala de aula.
- Depois do baile, há oficinas. O projeto também facilita a socialização da criança - explica a diretora Elsa Maria Monteiro.
No Colégio e Curso Pensi, em Campo Grande, o ritmo de aprendizado é o mesmo: samba. Pelo menos nas aulas de História do professor Renato Cunha, de 38 anos, ritmista da Caprichosos de Pilares e assíduo na Vila Isabel.
- Discutimos o teor histórico da letra, fazendo um link com o livro. Fica fácil para eles aprenderem, porque os alunos também produzem sambas em sala de aula - conta.
Oficinas de máscaras e de instrumentos também estão incluídas no projeto pedagógico da Creche Escola Mundo da Criança, em Campo Grande

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/zona-oeste/escolas-de-campo-grande-aproveitam-tema-carnaval-para-ensinar-historia-ate-matematica-7400419.html#ixzz2KPgTwHt9

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