quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Bom senso e controle emocional, componentes básicos num concurso público


Confira erros e acertos dos candidatos. Conhecimento teórico e disciplina não bastam para obter a aprovação


RIO - Conseguir a aprovação num concurso público não passa apenas pelo domínio do conteúdo das provas. Segundo especialistas, outros fatores são tão importantes para o candidato ser bem-sucedido quanto o conhecimento técnico. Bom senso é um deles, aponta Leonardo Pereira, diretor do Instituto IOB. Segundo o especialista, este atributo pode ser medido pelos examinadores através da redação. Afinal, o que a banca busca são posições sensatas, equilibradas e maduras sobre os pontos que estão sendo cobrados na prova.
Outro fator essencial é o controle emocional. Há inúmeros casos de candidatos que já foram reprovados em concursos por ficarem tensos demais na hora das avaliações, errando pontos que, em discussões normais, dariam ''um banho de conhecimento'', acrescenta Pereira.
Para Paulo Estrella, diretor da Academia do Concurso, 50% do sucesso depende da capacidade que a pessoa tem de aplicar seu conhecimento, o que certamente envolve controle de suas emoções:
— Se o emocional não estiver equilibrado, é comum acontecer os famosos “brancos”. Quer dizer, a pessoa não consegue associar o que está sendo perguntado ao conhecimento que detém do assunto por conta do alto nível de estresse.
Organização e disciplina também são, sem sombra de dúvida, essenciais para um bom desempenho. O candidato que realmente almeja a aprovação, diz Pereira, deve estar atento às regras do edital, obedecendo desde a sugestão de vestimenta, como horário das provas, fechamento dos portões, tempo para transcrever o gabarito e materiais que são permitidos durante a realização dos exames:
— Conhecendo a fundo tais exigências, o candidato pode se programar e evitar quaisquer transtornos para o bom transcurso da prova.
E, por meio da disciplina, o candidato terá como alcançar todo e qualquer objetivo que trace, ressalta o diretor do IOB. Ele entende que a disciplina começa com o planejamento financeiro para o período que antecede a aprovação, caso o candidato não esteja empregado. A disciplina ainda faz parte do planejamento dos estudos, determinando como os horários serão divididos, quais serão as atividades que passarão a fazer parte da sua rotina e quanto tempo por dia elas tomarão do candidato. É nesta fase também que o candidato terá que selecionar que atividades não farão parte mais de sua rotina.
— Quem busca uma vaga entre as mais disputadas seleções públicas deve, antes de ter conhecimento sobre as disciplinas presentes no edital, estar disposto a entregar parte de seu tempo diário para estudar, de forma concentrada e disciplinada, todas as matérias que serão cobradas no concurso. Creio que disciplina, capacidade de se automotivar, determinação e persistência são características que vêm antes mesmo de o candidato ser um profundo conhecedor das matérias — afirma Vilson Cortez, professor de legislação tributária do Canal dos Concursos.
Os consultores ouvidos pelo Boa Chance apontam quais os principais erros e acertos de quem está iniciando os estudos ou de quem já se prepara há algum tempo para ingressar na carreira pública. Confira aqui:
Quer seguir o Boa Chance no Twitter? Basta clicar aqui.

http://oglobo.globo.com/emprego/bom-senso-controle-emocional-componentes-basicos-num-concurso-publico-7565130#ixzz2KnLtiE5e

Nenhum comentário:

Postar um comentário