sexta-feira, 28 de março de 2014

ATENÇÃO ESTUDANTES: estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro



24/03/14

Estudantes do todo o Brasil tem até o dia 23 de maio para se inscreverem


Jovens estudantes de todo o país poderão concorrer a uma das 78 vagas do programa Parlamento Jovem Brasileiro 2014, que tem como foco principal simular as diversas atividades parlamentares realizadas em Brasília, no Distrito Federal. As inscrições estão abertas até o dia 23 de maio. 

Com o slogan “Você tem perfil para mudar o País”, o Parlamento Jovem Brasileiro deste ano possibilitará aos jovens a experiência e aproximação do Poder Legislativo, e ajudará na criação de senso-crítico e cidadania. A 11ª edição será realizada na semana de 21 a 26 de setembro de 2014 nos plenários da Câmara.

São 11 anos de atividade, 768 estudantes contemplados, quatro projetos foram aproveitados pela Câmara e transformados em Projetos de Lei e muitas histórias para contar. O programa simula uma jornada parlamentar em que os jovens estudantes participam de debates e votações de Projetos de Leis como se fossem deputados reais em comissões. 

Para participar, o estudante precisa elaborar um Projeto de Lei original, propondo mudanças para melhorar a realidade do país. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional. Podem participar do PJB os alunos matriculados regularmente no 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou o 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico, com idade entre 16 e 22 anos.

De acordo com o coordenador do programa, Frederico Almeida, o PJB contribui de forma significativa para o crescimento pessoal e profissional dos jovens.

- A jornada de simulação das atividades parlamentares provoca um processo de reflexão sobre a política, a realidade socioeconômica do país e o seu papel como agente de mudança. Em cinco dias, o jovem tem contato com outros estudantes de todo o Brasil e é essa multiplicidade, diversidade e diferença que faz do PJB um programa de grande impacto - explica Almeida.

Ao todo, são selecionados 78 projetos. O número de representantes por estado e no Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes na Casa, recebem um representante jovem.


Saiba mais sobre o PJB 2014!


Os interessados em participar do programa devem entregar a ficha de inscrição em sua escola até o dia 23 de maio, juntamente com o projeto de lei elaborado, a cópia da identidade, a declaração de matrícula no ensino médio/técnico e, em caso de menor de idade, o termo de autorização dos pais ou responsáveis.

Esses documentos serão encaminhados aos coordenadores estaduais do Parlamento Jovem nas secretarias de Educação dos estados, responsáveis pela primeira etapa da seleção para o programa. Todas as informações podem ser encontradas no site do PJB na internet,acesse AQUI! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário