segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Oito dicas para melhorar a habilidade de falar em público.



  • Stephan Lucas, autor de “A Arte de Falar em Público” (Bookman Editora) ensina como vencer o nervosismo e se destacar tanto em entrevistas de emprego como em palestras e apresentações
Especialista mostra como se destacar tanto em entrevistas de emprego como em palestras e apresentações Divulgação
RIO— Falar em público é um momento de tensão para muita gente. Mas é também uma oportunidade de se posicionar e defender suas ideias e de treinar a argumentação, que é uma habilidade útil no mercado de trabalho. 




É o que defende Stephan Lucas, autor de “A Arte de Falar em Público” (Bookman Editora). “Quem fala bem, de forma articulada e sensata, consegue defender melhor suas ideias, produtos ou serviços e influenciar positivamente as pessoas”, afirma Lucas, que é professor de comunicação da Universidade Estadual da Pensilvânia, EUA. No livro, o autor dá dicas sobre como vencer o nervosismo e melhorar a habilidade de falar em público. Veja algumas delas:
1 – Use o nervosismo a seu favor: Lembre-se que você não é o único que fica nervoso durante entrevistas de emprego, reuniões e apresentações: a maioria dos empresários e oradores experientes também sentem frio na barriga. O segredo, diz Stephan Lucas, é saber usar a tensão a seu favor — é o que os psicólogos chamam de nervosismo positivo. “Para cada pensamento negativo, é preciso criar cinco positivos”, diz o especialista. Outra coisa importante é lembrar que poucas pessoas da plateia vão perceber o seu nervosismo: você certamente vai notá-lo muito mais do que os outros.
2 – Aprenda a escutar: Quem sabe ouvir bem melhora a sua capacidade de falar em público. Isso porque, ao prestar atenção quando os outros falam, é possível notar problemas e evitá-los na sua própria fala. Para escutar de forma eficiente e não deixar a mente é divagar é preciso foco. “O foco é outro item essencial a um bom ouvinte. Como pensamos mais rápido do que ouvimos, é fácil deixarmos nossa atenção escapar”, afirma o especialista.
3 – Desenvolva o pensamento crítico: Stephan Lucas ressalta que falar bem exige aprender a pensar bem, para ter a capacidade de organizar e enxergar com clareza as relações entre as ideias. Atividades como leitura, exercícios de raciocínio crítico e interpretação de textos e palestras ajudam a desenvolver o pensamento crítico. “Assim, é possível aprender a identificar pontos fracos no argumento do outro para evitá-los em seus próprios argumentos”, diz o autor.
4 – Use exemplos: Seja em uma entrevista ou em uma palestra, tente sempre dar exemplos. Os exemplos transformam as ideias abstratas em concretas e fazem com que o discurso seja compreendido mais facilmente. Oradores que sabem dar bons exemplos — e, mais do que isso, contá-los como histórias — têm mais chances de prender a atenção do interlocutor. “As pessoas em geral são mais influenciadas por exemplos claros e pessoais. Mas exemplos que trazem dados estatísticos também podem ser úteis em determinados momentos”, comenta Lucas.
5 – Não seja etnocêntrico: Tenha em mente que você não sabe a origem de quem está te ouvindo. Isso exige cuidado para que ninguém saia ofendido — claro que esse é um cuidado que deve ser tomado sempre, mas vale prestar atenção especial nisso quando for falar em público. “Nesse sentido, devem ser evitadas comparações que identificam um grupo como melhor do que outros. Para ser um comunicador persuasivo em um mundo multicultural, você̂ precisa ter em mente que as pessoas têm crenças e costumes diferentes”, alerta o autor.
6 – Planeje: Sempre que puder, evite o improviso. Isso vale tanto para uma entrevista de emprego como para uma grande apresentação. Mesmo que, durante a sua fala, surja algo de improviso, você vai se sair muito melhor se tiver feito um roteiro dos pontos que pretende abordar. Em situações de negociação, vale imaginar o questionamento dos interlocutores e se preparar para respondê-los. “Também é importante definir as etapas da sua fala; começo, meio e fim devem estar bem divididos”. Aquele palestrante que fala demais e ultrapassa o horário estabelecido tem grandes chances de ser malvisto.
7 – Seja ético: Essa dica é parecida com a do etnocentrismo. “Quando expomos uma ideia, assumimos a responsabilidade por ela. Por isso, é importante avaliar se os seus argumentos são eticamente fundamentados. Você acredita no que fala? Suas frases são coerentes com o bem estar dos demais? Em entrevistas de emprego ou negociações, por exemplo, é importante encontrar o equilíbrio para vender bem seu trabalho ou produto/serviço de forma verdadeira”, afirma o autor.
8 – Preste atenção à linguagem: Ensaiar o discurso em voz alta pode ajudar você a perceber se as palavras que está usando estão corretas, se não há repetição de termos e redundância. Elaborar frases curtas também colabora para facilitar a compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário