quinta-feira, 25 de abril de 2013

Vida Ganha: Cederj abre inscrições para vestibular. São 13 opções de graduação gratuita à distância. Vagas no polo do I.E. Sarah Kubitschek



Carlos Eduardo Sanches graduou-se no Cecierj e hoje ministra aulas no polo em que estudou.
Carlos Eduardo Sanches graduou-se no Cecierj e hoje ministra aulas no polo em que estudou. Foto: Arquivo Pessoal

Já estão abertas as inscrições para 6.328 vagas do Vestibular Cederj /Universidade Aberta do Brasil para o segundo semestre de 2013.
Os candidatos podem escolher entre 13 opções de cursos gratuitos nas instituições públicas de ensino superior que integram o Consórcio Cederj da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj).
As chances estão dividas da seguinte forma: Administração (659 vagas); Administração Pública (437); licenciaturas em Ciências Biológicas (871), Física (385), Geografia (240), História (250), Letras (300), Matemática (790) e Pedagogia (786).
Também estão incluídos os cursos de Química (276), Turismo (285), Tecnologia em Sistemas de Computação (799) e Tecnologia em Gestão de Turismo (250).
Fazem parte do consórcio instituições de ensino como: Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).
O consórcio tem 32 polos regionais, localizados em Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Campo Grande, Cantagalo, Itaocara, Itaperuna, Nova Friburgo, Rocinha e Niterói, entre outros.
‘A educação cria muitas oportunidades’
Carlos Eduardo Sanches, de 29 anos, mestrando em Biociências e Biotecnologia
— A minha família é de origem humilde. Tenho mãe doméstica e pai auxiliar de serviços gerais. Em 2004, quando entrei na faculdade, eu trabalhava no comércio e recebia menos de um salário mínimo. Não tinha como fazer uma faculdade particular. Hoje, sou graduado em Ciências Biológicas pela Uenf, estou concluindo o mestrado pela mesma universidade, sou professor da rede estadual e municipal (São Fidélis), além de tutor e coordenador do curso de Biologia no polo Cederj de Itaocara. Tento passar para os meus alunos que a educação cria muitas oportunidades para as pessoas. A meta é cursar o doutorado, porque quanto mais estudo, mais chances — diz.
Hugo Koji Tamaki cursa Tecnologia em Sistemas da Computação, no polo Cederj de Niterói Foto Arquivo pessoal
Hugo Koji Tamaki cursa Tecnologia em Sistemas da Computação, no polo Cederj de Niterói Foto Arquivo pessoal Foto: Arquivo pessoal
‘Hoje, só fica sem estudar quem quer’
Hugo Koji Tamaki, de 30 anos, aluno de Tecnologia em Sistemas da Computação
— A educação à distância caiu como uma luva para atender as minhas necessidades. Estudar de maneira mais independente exige bastante disciplina e força de vontade. No começo, senti um pouco a diferença. Mas, aos poucos, consegui me acostumar, e hoje já tenho um horário bem definido de estudos. Também tenho contato com colegas que fiz no curso durante as tutorias presenciais, então sempre existem muitas possibilidades de tirar dúvidas e absorver informações. Hoje, só fica sem estudar quem quer — explica.
A qualidade é igual
O diploma do ensino à distância é igual ao que o aluno da graduação presencial recebe. Segundo o presidente da Fundação Cecierj, Carlos Eduardo Bielschowsky o certificado que o graduado recebe tem o mesmo "peso" do que o que se formou por meio do método tradicional.
— Não há distinção nenhuma em relação à qualidade. O aluno é regularmente matriculado na universidade pública quando entra e tem o diploma aprovado no conselho superior quando se forma — explica o presidente da fundação.
Segundo ele, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) mostrou que esses alunos têm nota igual ou superior a dos demais estudantes.
— O conteúdo recebido é igual. O que difere é a metodologia. Nossos alunos estão entre os 20 primeiros do Brasil (entre os da metodologia presencial e à distancia) — conta Bielschowsky.
De acordo com o presidente do Cecierj, alguns optam por essa modalidade na esperança de não ser tão exigidos, mas não é bem assim:
— Ele estuda muito.
Fundação Cecierj abre mais de 6 mil vagas em universidades públicas.
Fundação Cecierj abre mais de 6 mil vagas em universidades públicas. Foto: Divulgação/Cecierj
Saiba mais sobre o processo seletivo
Cadastro
As inscrições são feitas somente pela internet, na página da fundação: www.vestibular.cederj.edu.br. O prazo vai até 12 de maio. Na hora da inscrição, será necessário escolher o polo. A distribuição das vagas pelos 32 polos do estado pode ser consultada no site www.cederj.edu.br.
Valores
A formação é gratuita, e os alunos recebem todo o material didático. A taxa de inscrição é de R$ 55 (o período para pedir isenção já se encerrou). A prova será realizada no dia 8 de junho, e os aprovados deverão iniciar o curso de graduação no segundo semestre deste ano.
Cederj
O Consórcio Cederj pertence à Fundação Cecierj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, e tem mais de 30 mil alunos matriculados nos cursos universitários à distância, em diversos polos do estado.
Aprendizado
Por meio do modelo semipresencial, a entidade proporciona ao aluno o chamado Ambiente Virtual de Aprendizagem (pela internet), mas conhecido como AVA, e acesso aos tutores para apoio direto sobre os conteúdos.
Independência
Os universitários são incentivados a estudar e a realizar as atividades propostas em casa, para adquirir mais autonomia. Quanto às dúvidas, os alunos também podem saná-las por meio do 0800 ou pela internet.


Créditos: http://extra.globo.com/emprego/capacitacao/vida-ganha-cederj-abre-inscricoes-para-vestibular-sao-13-opcoes-de-graduacao-gratuita-distancia-8187109.html#ixzz2RTvZOdYU

Nenhum comentário:

Postar um comentário