Com o novo reforço de segurança, aumentou em 20% o total de escolas com policiais dentro e fora das instalações. Agora, já são 110 com homens armados. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, depredação e invasão motivaram a ampliação do programa a 18 unidades (confira quais são ao lado). Os estudantes só serão revistados em casos extremos e na presença de profissional do colégio.
Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Gracilene é uma aluna do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual e contraria a regra: lê 10 livros por ano | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Redações sobre livros

Além de mais segurança, a secretaria estadual quer reverter dados de pesquisa que constatou que 14% de seus alunos de Ensino Médio não leram nenhum livro em cinco anos. Nessa volta aos bancos escolares, 1.055 das 1.358 escolas terão professores agentes de leitura. Eles terão que dedicar 25 horas semanais a atividades que estimulem os alunos a ler, recomendando livros, levando-os às salas de leitura e cobrando redações.

Gracilene Firmino da Silva, 18 anos, é uma exceção. Aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual André Maurois, no Leblon, ela frequentou a Biblioteca Parque da Rocinha, onde mora, nas férias. Ela quer bater sua meta de ler 10 livros por ano: “Só de não ter que pagar passagem para buscar um livro já ajuda muito.”

Provão para 90 mil em colégios municipais

Em novembro, 90 mil alunos do 1º ano do Ensino Fundamental passarão por provão. O Alfabetiza Rio testará habilidades em leitura e Matemática para saber se os de 6 anos conseguem entender o que leem em nível adequado para a idade. O MEC estabeleceu a meta de crianças alfabetizadas até os 8 anos, mas, segundo a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, o “empenho é para alfabetizá-las aos 6”.

Em setembro, 100 professores começam a ensinar religião na rede. Serão 45 para a crença católica, 35 para a evangélica, 10 para a espírita e 10 para as afro-brasileiras. Será um tempo de aula por semana no 1º, 2º e 3º anos para alunos autorizados pelos pais a receber essas lições. Os demais terão aulas de ética e cidadania.

MAIS PROTEÇÃO

RIO DE JANEIRO
Ciep Brizolão 173 — Rainha Nzinga de Angola, em Acari
Colégio Est. Bangu
Colégio Est. Profª Sonia Regina Scudese, em Brás de Pina

BAIXADA
Colégio Est. S. Judas Tadeu, em Austin, N.Iguaçu
Colégio Estadual Antônio da Silva, em Comendador Soares, N. Iguaçu
Colégio Estadual São Francisco de Paula, em Nova Iguaçu
Colégio Estadual São João, em Queimados
Ciep Brizolão 115 — Antonio Francisco Lisboa, em Jardim Metrópole, São João de Meriti

SÃO GONÇALO
Ciep 50 — Pablo Neruda, em Laranjal
Colégio Est. Amanda Velasco, Santa Isabel
Escola Estadual Desembargador Ferreira Pinto, Vila Três

SUL FLUMINENSE
Colégio Est. Olavo Bilac, em Resende
Ciep 403 — Profª Maria Del. Giovanetti, em Volta Redonda
Colégio Est. Presidente Roosevelt, em Conforto, Volta Redonda

NORTE FLUMINENSE
Colégio Est. 10 de Maio, Centro de Itaperuna
Colégio Est. S. Francisco de Paula, em S. Francisco do Itabapoana
Colégio Estadual Jacinto Xavier, na cidade de Rio das Ostras

FRIBURGO
Colégio Estadual Feliciano Costa, em Conselheiro Paulino