O programa Cinema para Todos inicia o segundo semestre com novidades. Logo após o retorno às aulas escolares, as unidades de ensino estaduais poderão se inscrever na seleção de 30 escolas, que serão beneficiadas com a instalação de cineclubes. Além das estruturas que serão montadas nas escolas, a Secretaria de Cultura pretende realizar ainda parcerias com mais 30 cineclubes já existentes.
Programa de inclusão e formação de público – que disponibiliza gratuitamente vale-ingressos para alunos da rede estadual de ensino e realiza sessões fechadas para turmas escolares – o Cinema para Todos busca ampliar o alcance do audiovisual, usado para complementar a educação dos estudantes. De acordo com a coordenadora de Difusão e Acesso da Superintendência de Audiovisual da Secretaria de Cultura, Gisella Cardoso, alunos de escolas localizadas em cidades do interior fluminense poderão assistir a filmes brasileiros ao receberem estruturas de exibição e acervos de filmes do Estado.

"É uma forma extra de podermos chegar com o audiovisual até a sala de aula. Esta é uma oportunidade de ampliarmos o alcance e atendermos mais diretamente muitos adolescentes. Há escolas que ficam distantes de um cinema. Dos 92 municípios fluminenses, 27 cidades possuem cinemas", disse Giselle.  A meta da Secretaria de Cultura é atender, no segundo semestre, a 700 escolas e distribuir um milhão de vales. Segundo Gisella Cardoso, serão exibidos aproximadamente 30 filmes até dezembro. Entre os títulos estão: "À Beira do Caminho", "O Diário de Tati" e "Somos Tão Jovens".
Fonte: http://odia.ig.com.br/portal/rio/programa-cinema-para-todos-vai-instalar-cineclubes-em-escolas-do-estado-do-rio-1.464779