segunda-feira, 30 de julho de 2012

30 Jul - Servidores do Rio poderão reaver desconto previdenciário sobre gratificações nos últimos cinco anos

Pedido de devolução será analisado pelo Rioprevidência
Pedido de devolução será analisado pelo Rioprevidência Foto: Arquivo
A Secretaria estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) esclareceu que, além de deixar de descontar a contribuição para o Rioprevidência sobre as gratificações temporárias a partir da folha de pagamento de agosto, os servidores estatutários que recebem por cargos comissionados, encargos especiais pagos em decorrência de local de trabalho ou função de confiança poderão pedir a devolução dos recursos deduzidos nos últimos cinco anos.
A Resolução 726, publicada no Diário Oficial de quarta-feira, determina que o desconto para o Rioprevidência incidirá apenas sobre as parcelas permanentes, como vencimento, triênio e parcela incorporada na ativa.
Quem quiser continuar a contribuir sobre as parcelas temporárias para ter uma aposentadoria maior no futuro deve preencher o Termo de Opção e entregá-lo no órgão onde estiver lotado no momento. Os servidores que autorizarem os descontos poderão cancelar a incidência da contribuição a qualquer tempo. Mas estes não poderão pedir o ressarcimento dos abatimentos sobre os "extras" pagos após a publicação da resolução.
Os servidores que discordavam da dedução sobre as gratificações e quiserem receber os atrasados dos últimos cinco anos deverão entrar com o pedido no RH de origem, que encaminhará a solicitação ao Rioprevidência. O órgão vai analisar a solicitação e, depois que o reconhecimento da dívida for feito, a quantia será depositada na conta corrente dos estatutários. Atualmente, existem 190.348 servidores ativos em 80 órgãos do Estado do Rio de Janeiro, mas ainda não é possível especificar quantos destes poderão ser beneficiados pela resolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário