sábado, 9 de fevereiro de 2013

Zona Oeste do Rio terá carnaval de rua em Padre Miguel, Sepetiba, Cosmos, Santa Cruz e Campo Grande


Carnaval de rua de 2012, em Bangu.
Carnaval de rua de 2012, em Bangu. Foto: Divulgação / Alexandre Macieira - Riotur
Já está quase na hora de tirar a “beca” do armário para usá-la naquele baile tão aguardado pelos cariocas, o do carnaval de rua. E na Zona Oeste do Rio não apenas um, mas vários acontecem à carárter, nos quatro dias de folia. Um verdadeiro festival de fantasias para os moradores.
De acordo com a Riotur, os bailes populares este ano acontecem em Padre Miguel, Sepetiba, Cosmos, Santa Cruz e Campo Grande.
Confira abaixo a programação do carnaval de rua nos bairros:
Padre Miguel | Local: Rua Figueiredo Camargo com Rua Sulamerica (Ponto Chic)
Sábado, 09 de fevereiro
20h00 às 23h00 - Banda Confraria do Caroço
23h30 às 23h50 - Grupo Expressão
23h50 às 00h10 - Adilson Bispo
00h40 às 01h00 - Moyséis Marques
Domingo, 10 de fevereiro
20h00 às 23h00 - Banda Confraria do Caroço
23h30 às 01h00 - Grupo Finalmente
Segunda, 11 de fevereiro
20h00 às 23h00 - Banda Confraria do Caroço
23h30 às 01h00 - Grupo Louca Paixão
Terça, 12 de fevereiro
20h00 às 23h00 - Banda Confraria do Caroço
23h30 às 01h00 - Grupo Tá Direito
Sepetiba | Local: Praia do Recôncavo
Sábado, 09 de fevereiro
20h00 às 23h00 - Banda Naná
23h30 às 01h00 - Nosso Clima
Domingo, 10 de fevereiro
20h00 às 23h00 - Banda Naná
23h30 às 01h00 - Grupo Inverso
Segunda, 11 de fevereiro
20h00 às 23h00 - Banda Naná
23h30 às 01h00 - Grupo Refrão
Terça, 12 de fevereiro
20h00 às 23h00 - Banda Naná
23h30 às 23h50 - Beijo na Boca
23h50 às 00h10 - Iracema Monteiro
00h10 às 00h40 - Aninha Portal
00h40 às 01h00 - Tania Malheiros
Cosmos | Local: Rua Cosmos, Praça Igará
Sábado, 09 de feveiro
20h00 às 23h00 - Banda Barraco II
23h30 às 01h00 - Grupo Tá Direito
Domingo, 10 de fevereiro
20h00 às 23h00 - Banda Barraco II
23h30 às 01h00 - Grupo Fixa Samba
Segunda, 11 de fevereiro
20h00 às 23h00 - Banda Barraco II
23h30 às 01h00 - Pagode da Tia Gessi
Terça, 12 de fevereiro
20h00 às 23h00 - Banda Barraco II
23h30 às 01h00 - Sentido da Cor
Santa Cruz | Local: Largo do Cristiano
Sábado, 09 de feveiro
20h00 às 23h00 - Banda Estação Rio
23h30 às 01h00 - Grupo Bagagem
Domingo, 10 de fevereiro
20h00 às 23h00 - Banda Estação Rio
23h30 às 01h00 - Grupo Só Damas
Segunda, 11 de fevereiro
20h00 às 23h00 - Banda Estação Rio
23h30 às 01h00 - Grupo Firmasamba
Terça, 12 de fevereiro
20h00 às 23h00 - Banda Estação Rio
23h30 às 01h00 - Grupo Centrtal a Japeri
Campo Grande | Local: Rua Professor Gonçalves esquina com Rua Jiçara
Sábado, 09 de feveiro
18h00 às 20h00 - Banda Alegria Alegria
20h30 às 00h00 - Orquestra Gemines 7
Domingo, 10 de fevereiro
18h00 às 20h00 - Banda Alegria Alegria
20h30 às 00h00 - Orquestra Gemines 7
Segunda, 11 de fevereiro
18h00 às 20h00 - Banda Alegria Alegria
20h30 às 00h00 - Orquestra Gemines 7
Terça, 12 de fevereiro
18h00 às 20h00 - Banda Alegria Alegria
20h30 às 00h00 - Orquestra Gemines 7



Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/zona-oeste/zona-oeste-do-rio-tera-carnaval-de-rua-em-padre-miguel-sepetiba-cosmos-santa-cruz-campo-grande-7511880.html#ixzz2KPig9itM

IESKnoCarnaval 2013: A escola Sereno de Campo Grande desfila na Sapucaí neste sábado


Itegrantes da escola na frente do carro abre-alas
Itegrantes da escola na frente do carro abre-alas Foto: Joana Coimbra / Extra
O título do enredo é, sem dúvida, extenso: "Na busca da paz, equilíbrio e harmonia. Bem aventurados sejam os que ouvem a voz de Deus". Com dois mil componentes, a Sereno de Campo Grande entra hoje na Sapucaí disposta a falar da vida, desde a sua criação até os dias de hoje. E, com o tema, a escola espera chegar ao Grupo Especial.
Pelos quatro setores da agremiação, sexta a desfilar na Série A, passagens bíblicas vão se misturar a críticas sociais e também a temas ligados à medicina. Logo no abre-alas, ciência e religião estarão representadas. Na concepção dos carnavalescos, os elementos se complementam para explicar a vida.
— Vamos mostrar a flora e a fauna, com destaque para os animais marinhos. Foi do mar que surgiu a vida. Também teremos a representação do Paraíso — adianta Ronaldo Pucchinelli, carnavalesco assistente da escola.
No segundo setor, o tema será a destruição. Componentes desfilarão dentro de caixões. A escola irá alertar sobre os perigos, por exemplo, do lixo.
Após a destruição, a utopia
O carnavalesco assistente Ronaldo Pucchinelli na alegoria que simboliza a destruição
O carnavalesco assistente Ronaldo Pucchinelli na alegoria que simboliza a destruição
A Sereno de Campo Grande vai falar, sim, sobre a destruição do mundo. Mas também de forma alegre. Diabinhos virão em um carro tocando flauta e pandeiro. Pedaços de carvão representarão as queimadas, e, no desfile, não faltarão lixo e urubus.
No terceiro setor, virá a tentativa do homem de melhorar o mundo.
— Na alegoria, teremos a medicina tradicional, com pajés e curandeiros, e a moderna, com a tecnologia das células-tronco — diz Ronaldo.
O último setor da Azul e branco irá abordar a utopia de um mundo em paz.
E Deus? O criador virá na comissão de frente, ao lado de Adão.


Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/zona-oeste/a-escola-sereno-de-campo-grande-desfila-na-sapucai-neste-sabado-7534168.html#ixzz2KPiMvUn8

IESKnoCarnaval 2013: Integrantes da Mocidade recolhem documentos sobre a história da tradicional escola da Zona Oeste


Ivonete, Tiãozinho e Pituca: esforço para que a história não se perca
Ivonete, Tiãozinho e Pituca: esforço para que a história não se perca Foto: Extra / Joana Coimbra
"Quando eu penso no futuro, não esqueço o meu passado". Os versos de Paulinho da Viola caem como uma luva no trabalho de levantamento histórico que três integrantes da Mocidade Independente de Padre Miguel estão realizando. Capitaneado pelo compositor Tiãozinho Mocidade, o projeto inicial era reunir documentos que contassem a história da Velha Guarda da Mocidade.
— Depois, estendemos para a história da escola e para a do samba na Zona Oeste — conta a bibliotecária Ivanir Pereira, a Pituca.
Algumas preciosidades, aos poucos, foram surgindo, como o caderno de Mestre André, onde ele escrevia as letras dos sambas que concorriam na quadra desde 1964:
— Temos a ata com os preparativos para o carnaval de 1956, um ano depois de a escola ser registrada na liga oficial. Aparecem rifas para angariar fundos — acrescenta Ivanir.
Acervo ainda espera por sede
Gravações de sambas antigos, fantasias, fotos, troféus e jornais compõem o acervo. Por meio de um projeto do Iphan, em parceria com o Centro Cultural Cartola, o grupo já conseguiu que Ivo Lavadeira, fundador da escola, e Tião Miquimba, que criou o toque do surdo de terceira, fossem reconhecidos como patrimônios culturais imateriais do país.
— As próximas serão a Tia Remba, primeira porta-bandeira da escola, e Nice Maria, a primeira mulher a cantar sambas na quadra — diz Tiãozinho.
O acervo ainda não tem uma sede. O grupo espera que — com o sucesso do Movimento Pró-Casa de Silveirinha, que pretende transformar a casa onde morou o presidente da Fábrica Bangu em um centro cultural — o material seja levado para lá.
O grupo pede que as pessoas colaborem cedendo documentos. Contatos pelo telefone: 3337-8687.


Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/zona-oeste/integrantes-da-mocidade-recolhem-documentos-sobre-historia-da-tradicional-escola-da-zona-oeste-7533861.html#ixzz2KPi1a3Uq

Bloco dos Bantos, liderado por uma evangélica, festeja costumes africanos e brasileiros, em Campo Grande



O Bloco dos Bantos, de Campo Grande, sai hoje às ruas para celebrar, em grande estilo, a cultura afro-brasileira. Às 15h, eles invadem a Rua Baicuru, vestidos com ojás (panos de cabeça) e também "fraldões" (tecidos amarrados na cintura).
— Divulgamos a cultura brasileira e, em especial, a afro-brasileira, que é muito ignorada. Nós queremos tentar diminuir a intolerância na cidade — explica a evangélica Carla Gomes, coordenadora geral da Cia. Banto, às voltas com os preparativos para os desfiles do bloco.
Com direito a Ijexá tocado em dez tambores, o grupo desfila também embalado pelo som do agogô e do ximbau. E, na passarela, estarão o rei e a rainha do maracatu, dançarinas de frevo e, claro, o bumba meu boi.
— Adeptos da umbanda e do candomblé podem vir a caráter. Pessoas de outras religiões, venham de coração aberto para receber a nossa cultura — convida Carla Gomes.
Amanhã, às 14h, o Bloco dos Bancos volta a desfilar. Desta vez, na Candelária.


Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/zona-oeste/bloco-dos-bantos-liderado-por-uma-evangelica-festeja-costumes-africanos-brasileiros-em-campo-grande-7533419.html#ixzz2KPhXMrSh

Ciep de Campo Grande cria o seu próprio ‘The Voice’ e desenvolve talentos locais


As alunas Jéssica Santos e Thaís Oliveira com os colegas
As alunas Jéssica Santos e Thaís Oliveira com os colegas Foto: Roberto Moreyra / Extra
As notas de uma decisiva avaliação escolar ecoaram nos corredores do Ciep 433 Togo Renan Soares “Kanella”, em Campo Grande, durante dois dias. Foi em outubro, quando os professores ouviram dos alunos, com todas as letras, o que até então era segredo no colégio: o talento musical para o Festival de Música Togo Encanta, uma espécie de “The Voice” local, que voltará a revelar cantores por lá na edição de 2013.
- Muitos alunos traziam violão para tocar na hora do recreio. Pesquisei e vi que outros tocam teclado, bateria. E o festival foi criado para agregar talentos. Envolvidos com a música, eles trabalham um monte de qualidades. A concentração e a disciplina, principalmente - explica o professor de Educação Física Vito Furiati, autor do festival, lembrando que as reuniões para o evento de 2013 começam no início do ano letivo.
Em 2012, no primeiro ano do festival, cerca de 60 alunos do 3 ano do ensino médio estavam afinadinhos na organização, divulgando as inscrições pelo colégio. O Togo Encanta atraiu 40 inscrições de cantores e duplas. Dez foram selecionados em dois dias de audições.
Par de sapatos para pisar firme nos palcos
As audições para a final do festival deixaram alguns alunos descompassados na fila formada no corredor do colégio. Numerados, os que esperavam ouviam festejos e lamentações dos que saíam da sala onde estavam os jurados, ou melhor, professores e funcionários ligados à música.
- Estávamos em 11º lugar na fila e ouvimos: “Caraca, errei”. Outros saíam pulando: “Passei!”. É uma experiência que vamos levar para toda vida - diz Jéssica Santos de Oliveira, de 18 anos, que ganhou o festival cantando música gospel com a amiga Thaís de Oliveira, de 19 anos.
A dupla vencedora do evento, que aconteceu em outubro no palco da Lona Cultural Elza Osborne, no bairro, ainda pôde escolher o prêmio. No caso, um par de sapatos.
- Eu queria alguma coisa que fosse usar. Ela concordou. Vamos continuar com a parceria. Até cantamos em um colégio depois da final - conta Thaís.
O festival pedagógico vai homenagear, todo ano, um grande artista. Luiz Gonzaga foi o escolhido de 2012.


Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/zona-oeste/ciep-de-campo-grande-cria-seu-proprio-the-voice-desenvolve-talentos-locais-7400505.html#ixzz2KPgnCbyw

Escolas de Campo Grande aproveitam o tema carnaval para ensinar História e até Matemática


O baile infantil e pedagógico da Creche Escola Mundo da Criança, em Campo Grande
O baile infantil e pedagógico da Creche Escola Mundo da Criança, em Campo Grande Foto: Roberto Moreyra / Extra
Na bateria deles não há paradinhas. Nem botão de desliga. Uma vez acionados, os alunos da Creche Escola Mundo da Criança, em Campo Grande, tocam chocalho, reco-reco e agogô de forma tão empolgante que mestre nenhum bota defeito. Ao contrário, incentiva ainda mais o contato com os instrumentos, também incluídos no projeto “Abre-alas que eu quero passar: um passeio pelos diferentes ritmos do carnaval”. A iniciativa leva a Educação para dentro do baile da folia infantil.
Os alunos aprendem a tocar instrumentos de bateria
Os alunos aprendem a tocar instrumentos de bateria Foto: Roberto Moreyra / Extra
O interesse pelo carnaval começa em sala de aula, quando os professores apresentam aos alunos um desfile pedagógico composto pela história da festa - inclusive com vídeos -, as suas características, marchinhas tradicionais e até fantasias antigas. Depois, os alunos participam de oficinas de produção de instrumentos, de colares e de personagens. Só então chega o dia do baile, onde os gritos de carnaval dos alunos ecoa em uma batalha de confete e serpentina.
- A Matemática também entra aí, pois trabalhamos o conceito de alto e baixo, muito e pouco, e as formas geométricas, como o losango, presente na roupa do arlequim. E o projeto também ensina novas palavras, como turbante - diz a supervisora pedagógica Marilia Quinhães.
As aulas de História linkadas ao samba no Colégio e Curdo Pensi, em Campo Grande
As aulas de História linkadas ao samba no Colégio e Curdo Pensi, em Campo Grande Foto: Roberto Moreyra / Extra
Aula de História entra no samba
A folia dos pequenos continua em sala de aula.
- Depois do baile, há oficinas. O projeto também facilita a socialização da criança - explica a diretora Elsa Maria Monteiro.
No Colégio e Curso Pensi, em Campo Grande, o ritmo de aprendizado é o mesmo: samba. Pelo menos nas aulas de História do professor Renato Cunha, de 38 anos, ritmista da Caprichosos de Pilares e assíduo na Vila Isabel.
- Discutimos o teor histórico da letra, fazendo um link com o livro. Fica fácil para eles aprenderem, porque os alunos também produzem sambas em sala de aula - conta.
Oficinas de máscaras e de instrumentos também estão incluídas no projeto pedagógico da Creche Escola Mundo da Criança, em Campo Grande

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/zona-oeste/escolas-de-campo-grande-aproveitam-tema-carnaval-para-ensinar-historia-ate-matematica-7400419.html#ixzz2KPgTwHt9

Rede de cinemas UCI inaugura sete salas digitais em Campo Grande, além de espaço para festas e reuniões


Uma das salas de cinema
Uma das salas de cinema Foto: Divulgação
Luz, câmera e ação nas telas de cinema da rede UCI, que acaba de inaugurar um complexo no ParkShopping Campo Grande. Em cartaz há sete salas cinematográficas digitais, quatro delas com tecnologia em 3D. Ah, e com direito a lugares marcados.
Para rodar os filmes no mais novo centro comercial da Zona Oeste, a rede UCI investiu cerca de R$ 10 milhões, inaugurando as salas no dia 1º de fevereiro.
E não é só: antes ou depois das sessões de cinema os clientes ainda poderão tomar um café expresso ou, quem sabe, uma soda italiana com croissants, smoothie ou tortinhas doces que são vendidos no Destino Café, também inaugurado pela rede.
Outra novidade é o Espaço Festa, destinado a festas particulares, como aniversários, mediante o aluguel dos clientes. Um lembrete: a rede oferece um Kit Festa.
E os eventos empresariais também têm vez. E é no UCI Corporate, que consiste na reserva de uma das salas de cinema para pequenas conferências ou para encontros de centenas de pessoas.


Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/zona-oeste/rede-de-cinemas-uci-inaugura-sete-salas-digitais-em-campo-grande-alem-de-espaco-para-festas-reunioes-7506930.html#ixzz2KPg8sJxS

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Saiba quais são as características das principais bancas examinadoras de concursos


Saiba quais são as características das principais bancas examinadoras de concursos

Diretores e professores de cursos preparatórios para concursos públicos apontam as principais características das bancas examinadoras. Confira abaixo:
Cespe/UnB – Essa banca tem preferência por determinados conteúdos e abordagens. Normalmente, não cobra todos os itens do edital. Com isso, é fundamental que o candidato resolva o maior número de questões de provas anteriores para se familiarizar com os conteúdos e abordagens mais frequentes. As questões dessa banca são muito bem elaboradas, com enunciados bem redigidos. Questões multidisciplinares são muito comuns. No caso de “certo” ou “errado”, ao errar uma questão, o candidato acaba anulando uma certa. Portanto, evite chutes. Se você não faz a mínima ideia do que trata a questão, o melhor é deixá-la em branco.
ESAF - Tem preferência por determinados conteúdos e abordagens, e normalmente não cobra todos os itens do edital. A resolução de provas anteriores é fundamental para direcionar o candidato para os conteúdos mais frequentes. As questões são, normalmente, bem elaboradas, o que exige do candidato mais raciocínio e bom senso durante a prova. Sendo assim, o grau de dificuldade dessa prova é de médio para alto. Questões literais, ou seja, “letra da lei” (quando o texto é retirado da própria doutrina), podem ser encontradas, mas em um número bem reduzido. É uma banca polêmica, pois pode usar assuntos em que não há consenso, gerando grande volume de recursos. As provas das disciplinas da área de exatas costumam ser complexas, demandando mais cuidado na resolução por parte do candidato.
Fundação Carlos Chagas (FCC) – Distribui, na medida do possível, as questões por todos os itens do edital. Dessa forma, é necessário que o candidato estude todo o conteúdo, pois não há itens que não tenham chances de serem cobrados. A prova da FCC tem preferência por questões literais, “letra da lei”, com isso, a prova favorece mais a boa memória do que a capacidade de raciocínio. As questões de direito da FCC, historicamente, não são de grande complexidade, porém pouco previsíveis. A FCC tem costume de repetir questões já utilizadas em outras provas. Sendo assim, o candidato pode tirar proveito dessa característica e garantir alguns pontos estudando pelas provas anteriores.
Cesgranrio – Distribui proporcionalmente as questões por todos os itens do edital. Assim, é necessário que o candidato estude todo o conteúdo, pois não há itens que não tenham chances de serem cobrados. Se o candidato tiver dificuldade de obter questões dessa banca, pode substituí-las pelas questões da FCC. As bancas trabalham relativamente com o mesmo conceito de prova. A Cesgranrio não elabora provas muito longas nem com enunciados muito complexos. Dessa forma, o controle de tempo é secundário. O foco deve estar na abordagem que a banca dá aos conteúdos do edital. As provas de inglês da Cesgranrio preocupam por serem basicamente interpretativas. Todo o cuidado nessa prova é pouco.
FunRio (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência) – Essa é uma banca relativamente nova nos grandes concursos. O perfil dela vem se desenhando prova a prova. Essa banca vem cobrando questões literais, “letra da lei”, favorecendo mais a memória que o raciocínio do aluno. Outra característica são as questões com longos e complexos enunciados, o que põe à prova a capacidade de concentração e compreensão do candidato. O candidato deve evitar perder muito tempo nas questões. Dessa forma, a estratégia é buscar resolver as questões mais rápidas, fáceis e menores primeiro para não deixar de responder a muitas questões. O controle do tempo é fundamental.
NCE (Núcleo de Computação Eletrônica) – O NCE é uma banca com altos e baixos na organização de grandes concursos e, por conta de algumas suspeitas de fraudes, ficou fora de algumas licitações. Uma de suas características é reciclar questões de provas antigas, por isso, fazer provas anteriores é fundamental para garantir pontos. Os enunciados não costumam ser muito longos e as questões são bastante objetivas e organizadas, com cinco itens. As questões literais são mais frequentes nessa prova.
CEPERJ (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores/RJ) – O CEPERJ trabalha principalmente com concursos na abrangência do Estado do Rio de Janeiro. As questões dessa organizadora apresentam enunciados relativamente curtos, mas que exigem capacidade de interpretação e raciocínio. Na prova, as questões são bem divididas entre as disciplinas, não havendo multidisciplinaridade. O nível de dificuldade da prova está relacionado ao cargo e ao órgão. Mesmo as questões mais complexas apresentam enunciados e respostas bastante objetivas, com isso o tempo acaba não sendo um grande limitador na prova, mas, sim, o seu conhecimento.
FUNIVERSA - Uma banca típica dos concursos aplicados no Centro-Oeste do país, é conhecida por seu trabalho bem elaborado e complexo. Em suas provas de nível superior, principalmente nas seleções de órgãos jurídicos, é facilmente percebida a cobrança de elementos doutrinários e legais, exigindo do candidato muito mais que só o trivial conhecimento da letra da lei para a primeira fase dos concursos, o que acaba nivelando os candidatos mais bem preparados em sua primeira fase (quando há mais de uma). Nas provas em que é exigida a formação jurídica superior, a situação fica ainda mais complexa, já que são constantes as questões que versam principalmente sobre os recentes julgados do Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, um candidato que normalmente tem até três fases para apresentar o resultado de seus estudos, já é “convidado” a apresentá-lo logo na primeira fase, reduzindo a nota de corte. A dica para esta banca é: domine a legislação, ande em dia com os informativos de julgados dos tribunais (quando for o caso) e conheça os conceitos doutrinários dos principais pontos dos editais.
CONSULPLAN - A Consulplan é conhecida por já ter aplicado provas de concursos públicos em todo o país, atendendo, em sua grande maioria, a concursos das prefeituras. Mas são conhecidas em seu portfólio provas para os concursos dos Correios e da Aeronáutica. Destaca-se no perfil desta banca examinadora a literalidade de conteúdos legais, o que pede do candidato o conhecimento das lei exigidas nos editais, como é exemplo a lei 8.666 de 1990 (que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios). Mas é na prova de português que está a mais marcante das características desta banca examinadora: com textos bem selecionados e questões pertinentes e claras, é fundamental que o candidato tenha afinidade com o perfil da banca (daí sugere-se, mais uma vez, a resolução de provas anteriores). Em matérias como matemática, informática e outras que exijam uma noção de um objeto ou imagem, não espere por figuras: o candidato terá que interpretar o enunciado.

Fonte: http://oglobo.globo.com/emprego/saiba-quais-sao-as-caracteristicas-das-principais-bancas-examinadoras-7460792#ixzz2JfbCAQfm

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

sábado, 26 de janeiro de 2013

Estudantes da terceira idade concluem o ensino médio na SEEDUC RJ

Moradoras de Nilópolis voltam para a sala de aula e conquistam diploma de ensino médio na terceira idade

Angela e Sebastiana: superação
Angela e Sebastiana: superação Foto: Nina Lima / Extra
Sebastiana de Moraes Fortes entra no Centro Educacional Bertha d’Alessandro, em Nilópolis, com a energia e a euforia de uma criança à espera de seu primeiro dia de aula. Porém, ela só está ali para relembrar um passado não muito distante: o de estudante. Aos 87 anos, Sebastiana voltou à escola que, no fim do ano passado, permitiu a ela a concretização de um grande sonho: a conquista do diploma de conclusão dos estudos.
E ela ganhou muito mais do que o certificado de finalização do ensino médio. Ao longo de um ano e meio (duração da Educação de Jovens e Adultos, o EJA), Sebastiana também adquiriu inúmeros netos.
— Sou avó de todo mundo. A escola me distraía, me fazia companhia. Vou sentir saudades — conta ela, que mora sozinha.
Sebastiana Fortes: diploma do ensino médio aos 87 anos
Sebastiana Fortes: diploma do ensino médio aos 87 anos Foto: Nina Lima / Extra
Enquanto ouve, atenta, Sebastiana falar, Angela Maria Moura, de 59, uma de suas colega de turma, não disfarça a admiração.
— É lindo ver essa força de vontade — explica ela, que teve o incentivo dos filhos para voltar a estudar.
Sonhos e novos projetos
"A gente não pode ficar sentado, esperando a vida passar". A frase é de Angela Maria, que já programa os seus próximos passos, todos focados inteiramente no aprendizado.
— Quero fazer curso técnico em Contabilidade e, futuramente, faculdade de História — diz ela, que adora as duas áreas.
Dona Sebastiana também não pensa em parar. Quer manter a mente sempre ativa.
— Voltarei a estudar teclado, vou estudar bastante — planeja Sebastiana.

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/baixada-fluminense/moradoras-de-nilopolis-voltam-para-sala-de-aula-conquistam-diploma-de-ensino-medio-na-terceira-idade-7379977.html#ixzz2J5p8KoXy

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Homenagem: fotos formatura 4 ano do I.E. Sarah Kubitschek em 19 Jan 2012.


Pessoal gostaria de agradecer a todos os formandos do 4 ano de 2012 do I.E. SARAH KUBITSCHEK NO ÚLTIMO, SÁBADO, 19 JANEIRO 2013. NOSSO ÚLTIMO 4 ANO DEIXARÁ MUITA SAUDADE. Seguem as fotos tiradas da mesa dos professores. Uma pequena homenagem aos colegas formandos de 2012. Um grande abraço e muito obrigado. Prof Francisco Júnior - Geografia - IESK.
TODAS AS FOTOS ESTÃO EMwww.facebook.com/ieskconectado












Homenagem: fotos formandos 3 ano I.E.Sarah Kubitschek, sexta-feira, 18 Jan 2013

Pessoal gostaria de agradecer a todos os formandos do 3 ano 2012 do I.E. SARAH KUBITSCHEK NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA, 18 JANEIRO 2013. Seguem as fotos tiradas da mesa dos professores. Uma pequena homenagem aos colegas formandos de 2012. Um grande abraço e muito obrigado. Prof Francisco Júnior - Geografia - IESK.
TODAS AS FOTOS ESTÃO EMwww.facebook.com/ieskconectado