quinta-feira, 9 de maio de 2013

Moradores de Campo GRande lançam livro que resgata, em textos e fotos, marcos do Rio de Janeiro


O jornalista e escritor André Luis Mansur com o livro Fragmentos do Rio
O jornalista e escritor André Luis Mansur com o livro Fragmentos do Rio Foto: Lucas Figueiredo / 
Parte da história dos bairros do Rio, como Centro, Pavuna e Lins de Vasconcelos, acaba de ser recuperada em Campo Grande. E já está pronta para refrescar a memória da população nas páginas do livro "Fragmentos do Rio Antigo", que acaba de ser lançado por dois moradores da Zona Oeste.
A publicação, com 80 páginas de textos curtos e muitas fotos de época, mostra até a antiga muralha construída na então Rua da Vala, hoje chamada de Rua Uruguaiana.
— Era um projeto do século 18 para defender o Centro do Rio dos invasores. Ela não chegou a ser concluída. Mesmo assim é importante, por que foi um grande projeto que atravessou vários governos — explica o jornalista André Luis Mansur, um dos autores do livro.
Morador de Campo Grande, ele também destaca a história da Fazenda Nossa Senhora da Conceição, que originou o bairro da Pavuna.
— No livro há a foto da picota, onde os escravos eram torturados.
Registro das imagens foi na década de 80
As imagens do livro não são tão antigas quanto os monumentos e os prédios retratados nele, é claro. Mas foram feitas há algum tempo, muitas nos anos 80, pelo médico aposentado Ronaldo Morais, o outro autor da publicação.
— Na época, um grupo de amigos saía para fotografar a cidade. Guardei as fotos — diz Ronaldo, morador de Campo Grande.


Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/zona-oeste/moradores-de-campo-grande-lancam-livro-que-resgata-em-textos-fotos-marcos-do-rio-de-janeiro-8207837.html#ixzz2Sllnj1vB

Nenhum comentário:

Postar um comentário