domingo, 19 de maio de 2013

Faetec oferece mais de quatro mil vagas em cursos técnico e superior


Inscrições já estão abertas e vagas são para o segundo semestre deste ano


Rio - A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para mais de 4 mil vagas em cursos de Ensino Técnicos de Nível Médio, e Tecnólogos (Nível Superior), sendo todas para ingresso no segundo semestre deste ano. Os interessados em participar podem fazer o cadastro no site www.faetec.rj.gov.br, até o dia 27 deste mês. Ao todo, são 4.093 mil vagas para diversos cursos, sendo mais da metade voltada somente para os cursos Técnicos de grande necessidade para o mercado, como Edificações, Mecânica, Eletrônica, Petróleo e Gás, Informática, Enfermagem, Segurança do Trabalho e Administração.
Um dos cursos com vagas abertas da Faetec é o de técnico de eletrotécnica
Foto:  Divulgação
Por apresentarem conteúdo mais prático e também pela curta duração (de um ano e meio aproximadamente), os cursos Técnicos formam profissionais preparados para ingresso imediato no mercado de trabalho.
"Essa é uma boa oportunidade para os jovens terem uma profissão assim que saírem do Ensino Médio. É um ensino de qualidade, gratuito e que pode garantir uma boa colocação no mercado de trabalho", ressalta o presidente da Faetec, Celso Pansera.
Na modalidade Subsequente, para quem já concluiu o Ensino Médio e retorna para fazer apenas o Técnico, são 2.960 oportunidades. Já a Concomitância Externa, segmento em que o aluno precisa estar matriculado no Ensino Médio em outra instituição de ensino e fará somente o Técnico na Faetec, será oferecida somente no Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) Paracambi, com 30 vagas em Informática.
Há, ainda, as Especializações em Saúde da Família e em Enfermagem do Trabalho, que somam 105 oportunidades. A Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena traz 30 vagas no curso de Arte Dramática, que tem duração de dois anos e meio.
Para aqueles que desejam fazer o Ensino Superior, são 608 vagas nos seguintes cursos Tecnólogos: Tecnologia em Análise de Sistemas Informatizados, Sistemas de Informação, Informação e Comunicação, Processos Gerenciais, Logística, Gestão Ambiental e Pedagogia. Esses são oferecidos nas Faculdades de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, no Instituto Superior de Educação (Iserj) e no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), em Campos dos Goytacazes.
Além disso, há também 360 oportunidades para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja).
Isenção de taxa
Os candidatos que não tiverem acesso à internet podem recorrer a uma das 91 unidades da Faetec Digital, que disponibilizam gratuitamente o serviço de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 10h às 17h. A apresentação do CPF é necessária para o cadastro.
A taxa de inscrição será cobrada para todos os cursos, exceto os do Proeja. Ao término do cadastro, será emitido um boleto de R$ 33,90, cujo valor pode ser quitado em qualquer agência bancária até a data do vencimento.
A isenção da taxa, para quem comprovar insuficiência de recursos financeiros, poderá ser concedida por meio da apresentação de documentação solicitada no edital. O pedido poderá ser feito somente até a próxima quarta-feira, dia 15.
Processo seletivo
A disputa será decidida por meio de provas objetivas, no dia 23 de junho. Serão cobrados conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e, para algumas modalidades, também haverá Conhecimentos Específicos e/ou Redação, a fim de avaliar a compreensão e interpretação de textos, o raciocínio intuitivo e indutivo, e as estratégias para a resolução de problemas.
As únicas exceções são para aqueles que estiverem concorrendo às oportunidades do Proeja e da ETET Martins Pena. O sorteio das vagas do Proeja está marcado para 15 de junho. Já os candidatos da Martins Pena realizarão o teste de habilidade específica nos dias 22 e 23 do mesmo mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário