terça-feira, 7 de janeiro de 2014

MEC divulga primeiras notas de corte do SISU. Acompanhem e façam a mudança dos cursos de acordo com a nota de corte divulgada.


Inscrições para mais de 171 mil vagas terminam às 23h59 desta sexta (10).

Até as 20h de segunda-feira (6), inscritos eram 1,1 milhão.



O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na madrugada desta terça-feira (7), as primeiras parciais das notas de corte dos cursos disponíveis pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As notas de corte variam diariamente, de acordo com a procura, e, segundo o site do Sisu, a próxima parcial será divulgada a partir das 2h desta quarta-feira (8).
Essa nota, que representa o resultado mínimo que o candidato precisa ter obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o de vagas oferecidas, serve como referência para ajudar a monitorar a inscrição, mas não garante a vaga escolhida. O Sisu é um sistema dinâmico, por isso os estudantes podem mudar a inscrição quantas vezes quiserem até o prazo final. O que valerá, porém, será a última inscrição.

Para ver em que nível está a nota de corte atual, o candidato precisa selecionar uma cidade e, em seguida, escolher o curso que deseja consultar. Ao clicar no nome do curso, a nota aparece.
Nota de Corte Sisu (Foto: Reprodução)Site do Sisu mostra as primeiras notas de corte dos cursos (Foto: Reprodução)
Na segunda-feira, o MEC anunciou que, em cerca de 20 horas, a edição do primeiro semestre de 2014 do Sisu recebeu as inscrições de 1.158.561 candidatos. Os estudantes concorrem a mais de 171 mil vagas em 4.732 cursos superiores de 115 instituições do país. A marca de um milhão de inscritos foi ultrapassada às 18h30 de segunda.
O prazo de inscrição foi aberto pouco depois da meia-noite de domingo (5) e vai até as 23h59 (de Brasília) desta sexta-feira (10). Os mais de 5 milhões de candidatos que fizeram o Enem em 2013 poderão concorrer a uma das vagas em cursos superiores oferecidas por universidades federais, estaduais e institutos federais.
De acordo com um balanço do MEC fechado às 18h30 de segunda-feira, Minas Gerais era o estado com o maior número de inscritos (150.405) no Sisu, seguido pelo Rio de Janeiro, com 121.162 candidatos; São Paulo, com 82.253; Ceará, com 76.179; e Bahia, com 69.246 interessados. Veja o infográfico com as vagas do Sisu.
As notas do Enem 2013 foram divulgadas na noite de sexta-feira (3). Desde então, e até o fim da manhã de segunda-feira, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, o sistema de resultados do Enem recebeu 4.978.449 acessos. O número total de pessoas que fizeram o exame nos dias 26 e 27 de outubro passou de 5,1 milhões, de acordo com o Inep.
Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foram feitas mais de 830 mil inscrições até as 11h desta segunda, uma vez que cada candidato pode se inscrever em até dois cursos.
De acordo com o MEC, o número oficial de vagas disponíveis pelo Sisu em 2014 é de 171.401. Anteriormente, o G1 havia feito um cálculo com base nos dados do sitesisu.mec.gov.br e chegado ao número de 171.756 vagas disponíveis – o que acabou ficando um pouco acima do oficial, divulgado na segunda-feira.
"A principal novidade é que tivemos uma grande expansão de cursos", disse Mercadante. "Estamos com mais de 4,7 mil cursos ofertados, quase mil cursos a mais do que tínhamos no ano passado, porque mais universidades estão aderindo ao Sisu e ao Enem. Portanto, os alunos têm mais opções. Nós tínhamos em 2010 campus apenas em 180 cidades, e hoje são mais de 400 municípios que estão oferecendo cursos para os estudantes. Então, eles têm muito mais cursos, mais opções de vagas, e isso democratiza o acesso."
Infográfico permite pesquisar as vagas por estado, instituição, curso e modalidade (Foto: Editoria de Arte/G1)Infográfico permite pesquisar as vagas por estado, instituição, curso e modalidade (Foto: Editoria de Arte/G1)
Como participar
Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada candidato só poderá se inscrever em duas opções. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.

Na hora de fazer as duas opções, o aluno deve escolher uma das três modalidades de concorrência: pelo sistema de cotas que segue a lei federal, pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga, e pela ampla concorrência (seleção regular).
Pela lei federal de cotas, em 2014 pelo menos 25% das vagas de cursos em instituições públicas de ensino superior devem ser destinadas a alunos vindos de escolas públicas. Dentro desse grupo, metade das vagas será reservada a estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Outra parte será ocupada por alunos negros, pardos e indígenas, em divisão feita proporcionalmente à porcentagem de negros, pardos e índios na população do estado da instituição, segundo o mais recente Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o ministro da Educação, as vagas estão distribuídas entre "Ampla concorrência", com 96.253 vagas, o que corresponde a 56,2% do total, "Lei de cotas", com 64.082 vagas, correspondentes a 37,4%, e "Ações afirmativas específicas e complementares", com 11.066 vagas, representando 6,5%.
O ministro disse, ainda, que 61 instituições participantes do Sisu (mais da metade das 115) já oferecem mais de 50% das vagas para cotistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário