quarta-feira, 13 de novembro de 2013

UFRJ lança curso de Letras com habilitação em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.


Professores participam do curso de especialização. A graduação será a primeira no Rio.

Professores participam do curso de especialização. A graduação será a primeira no Rio. Foto: Divulgação/UFRJ
Uma iniciativa pioneira da Universidade Federal do Rio de Janeiro vai ajudar a mudar a vida de vários jovens com deficiência auditiva. A instituição criou o primeiro curso superior presencial de Letras com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) no estado.
Os interessados, ouvintes e surdos, poderão se candidatar gratuitamente a uma das 20 vagas do curso de Bacharelado em Letras - Libras:Tradução e Interpretação ou para uma das 20 vagas de Licenciatura em Letras – Libras já a partir deste vestibular. É preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscrever para o Teste de Verificação de Habilidade Específica através do site www.vestibular.ufrj.br entre os dias 18 de novembro e 02 de dezembro.
Haverá ainda a oferta de 50 vagas exclusivas para professores da rede estadual e municipal de ensino. Para este grupo, as inscrições serão através da Plataforma Paulo Freire e faz parte do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), programa em regime de colaboração entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), secretarias estaduais e municipais de Educação e UFRJ.
O profissional formado em Libras pode trabalhar em diversas áreas, focadas no ensino, na tradução e na interpretação, podendo atuar não só na área de educação, mas também em ambientes que exijam a presença de um intérprete, como aeroportos, entrevistas de emprego, eventos culturais e científicos.
Os cursos serão vinculados à Faculdade de Letras, com departamento específico e equipe de 16 professores. A coordenadora do curso, Deize Vieira dos Santos, se dedica ao estudo da Libras na academia há mais de 20 anos e comemora a realização.
- Desde a publicação do decreto, começamos a movimentação dentro da universidade, a sensibilizar para a importância dessa formação. Há décadas não temos uma mudança significativa como essa na estrutura do curso de Letras. Este é o primeiro passo para suprir uma lacuna enorme de profissionais especializados em Libras. A disciplina tornou-se obrigatória, mas ainda não há professores suficientes.
Mais acessibilidade e oportunidades
O Decreto 5626, de 2005, regulamentou a Lei Federal 10.436, de 2002, que trata da aplicação da Libras no Brasil, sua inclusão como disciplina obrigatória, seu uso e difusão para acesso de surdos à educação e a formação de professores, por exemplo. A legislação prevê a obrigatoriedade da Libras no ensino escolar, do nível básico ao superior, mas até agora não pode ser efetivamente implantada pela falta de especialização.
É o que aponta Solange Maria da Rocha, diretora do Instituto Nacional de Educação de Surdos, que vê a criação do curso como determinante para o acesso e melhoria na qualidade de vida de jovens surdos que desejam seguir carreiras diversas:
- Assim como todos nós, os jovens querem ser engenheiros, chefes de cozinha, arquitetos. E quem entra no ensino superior hoje enfrenta uma grande dificuldade, pois a lei não é cumprida. O curso reconhece essa necessidade e a importância dessa inclusão, além da potência enorme em qualificar e melhorar a educação de surdos não só no Rio, mas em todo Brasil.
Somente na rede estadual de ensino público do Rio de Janeiro, são atendidos 404 alunos com surdez parcial e 259 com surdez total. No INES, são 1250 alunos, entre surdos e ouvintes, em busca de formação em Libras e acesso à educação. No último vestibular da instituição, para Pedagogia, foram mais de 300 inscritos para 60 vagas.
- Uma das grandes contribuições no ensino de crianças surdas será a interação em Libras desde os primeiros anos de vida, possibilitando um melhor desenvolvimento cognitivo, linguístico e social dos alunos e, como consequência, maior proficiência também na Língua Portuguesa – explica Deize Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário