quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

#BoraTransforma programa de empreendedorismo através de tecnologias no CE Pedro Álvares Cabral

Pessoal, na última sexta-feira, 08/12/2017, nas instalações do CE Pedro Álvares Cabral, em Copacabana ocorreu o evento da Ong Recode, que recebeu o apoio da COPPE - Coordenação dos Programa de Pós-Graduação em Engenharia - da UFRJ, através do seu Departamento de Inteligência Artificial, da Equipe da Microsoft Brasil e demais autoridades da área no País.

O Programa foi um piloto realizado entre o CE Pedro Álvares Cabral e a Escola Eleva de Botafogo - público e privado - na educação do Rio de Janeiro. No caso do CE Pedro Álvares Cabral o projeto foi proposto para um time de 20 alunos, em regime de contraturno, e acompanhado pelo Diretor da Unidade Escolar - Francisco Gomes Júnior-, ou seja, alunos do turno da manhã que realizaram um curso de tecnologia artificial, realidade aumentada e exponencial, e  ao final do curso de 03 (três) meses (Setembro/novembro 2017) com aulas às quintas-feiras, das 14:00h às 17:30h, os alunos teriam que apresentar 02 (duas) soluções de empreendedorismo cívico e social, a partir de um aplicativo, no dia 08/12/2017.

Foi muito importante para os nossos estudantes o contato com tecnologias que eles só tinham conhecimento pela televisão. Ressalta-se que não foi apenas o acesso a tecnologia, mas trabalhar a chamada internet das coisas, que está em nosso cotidiano e a ideia da Ong Recode foi disponibilizar e desenvolver ideias de empreendedorismo cívico e social dos estudantes.

Contamos com o apoio da estudante de doutorado da COPPE UFRJ Laura, que ministrou de forma maravilhosa o curso e da Anita Baggio, que enriqueceu e muito o trabalho.

Agradecemos também a Rodrigo Baggio, presidente da Ong Recode, que promoveu este projeto junta a nossa comunidade escolar. Rodrigo tem um quadro "Missão Digital", no Programa a Casa é sua da TV Globo e vai ao ar aos sábados.

Agradecimentos também as autoridades que estiveram no colégio e aos aceleradores da ideias de empreendedorismo que aqui estiveram.

Seguem um pouco do Projeto no dia 08/12/2017:

 Equipe CE Pedro Álvares Cabral - Direção e times de alunos
 Oficina de Realidade virtual
 Time de estudante CE Pedro Álvares Cabral
 Design de aplicativos - Time CE Pedro Álvares Cabral 1
  Design de aplicativos - Time CE Pedro Álvares Cabral 2
Oficina de Realidade virtual
Palestrantes Rodrigo Baggio

Tecnologia Superviz www.superviz.com (Experiência em realidade virtual coletiva)

Quer saber mais sobre o trabalho da Ong RECODE acesse: http://recode.org.br/

SAIU NA MÍDIA:

JORNAL O GLOBO, Economia, Cora Rónai, 12/12/2017 e SEEDUC RJ

Um programa de soluções

Projeto incentiva alunos de rede pública e privada a usar a tecnologia como ferramenta de transformação social


O Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral é uma espécie de segredo de Copacabana. A uma quadra da praia, espremida por baixo de um prédio na Rua República do Peru, praticamente invisível aos passantes como se fosse apenas mais um portão de garagem, uma passagem se abre, poucos metros adiante, numa área ampla e acolhedora. Há uma quadra esportiva, um grande pátio e o prédio baixinho do colégio, cercado de edifícios por todos os lados.
Na última sexta-feira, o pátio fervia com jovens às voltas com computadores, smartphones, câmeras 360 e equipamentos de Realidade Virtual. Eles eram alunos do próprio Pedro Álvares Cabral, da Escola Eleva e da ONG Recode, que promovia o "Bora Transformar — conversas Recode para reprogramar o mundo", um encontro em que a garotada ouviu palestras de empreendedores e cientistas de grandes laboratórios e, por sua vez, apresentou protótipos de soluções que desenvolveu, em grupos, para melhorar a vida ao seu redor.
https://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/cora-ronai/



Nenhum comentário:

Postar um comentário