segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Saiba como se preparar para o vestibular do Cederj 2018. Confiram aqui:

Candidatos inscritos até 2 de novembro farão prova presencial um mês depois: 60 questões e uma Redação
Candidatos inscritos até 2 de novembro farão prova presencial um mês depois: 60 questões e uma Redação Foto: Gabriel de Paiva / 14.06.2015
Ana Clara Veloso

Já pensou em se graduar à distância? A Fundação Cecierj recebe, até 2 de novembro, inscrições para 7.159 vagas em cursos gratuitos de nível superior nesta modalidade, oferecidos pelo Consórcio Cederj, integrado por universidades públicas do Rio. Os interessados farão uma prova no dia 2 de dezembro, às 9h. Mas, para se preparar adequadamente, é preciso conhecer as especifidades do processo seletivo. A avaliação é constituída por 60 questões de múltipla escolha, com pesos diferentes, conforme o curso pretendido. A forma de estudar, durante este e o próximo mês, porém, varia segundo o perfil de cada um.
— Se uma disciplina tem peso maior, espera-se que o aluno já tenha um estudo periódico e sustentável sobre esta matéria. Colocar um peso maior nos estudos agora pode gerar déficit em outras disciplinas. Mas é preciso reconhecer o perfil de cada aluno — alerta Rafael Torres, professor de Língua Portuguesa do Colégio Pensi.
Fazer provas anteriores ajuda a entender a avaliação, diz Marílvia de Alencar, diretora acadêmica da Fundação Cecierj, que organiza o vestibular:
— As questões são pautadas em temas atuais, perpassando pelo conteúdo do ensino médio. Há predominância de interpretação de texto e cuidado na formulação das propostas, sem conduzir a pegadinhas.
O aluno deve fazer também uma redação:
— Muita atenção às palavras que compõem o tema, para não tangenciá-lo. Um tema é “Pessoas com deficiência”. O outro é “Pessoas com deficiência no Brasil” — compara Torres.
Diploma é igual para todos
Por algum tempo, alunos de cursos com ensino à distância foram tratados de forma diferente pelo mercado. Hoje, porém, os diplomas dos formados nesta modalidade (EAD) não trazem mais tal informação. Adriana Brandão, de 42 anos, fez duas graduações: uma presencial (Letras) e outra à distância (Pedagogia). E ela valoriza as duas:
— Eu me formei em Letras há 16 anos e abri uma franquia do Komun (método de ensino que incentiva a autonomia nos estudos). Mas sentia falta da Pedagogia na vivência em sala. Quando descobri o Cederj, me interessei. Só é preciso ter disciplina. A formação depende muito de nós.
Como funciona
Os interessados no vestibular podem se inscrever pelo site http://cederj.edu.br/vestibular, pagando uma taxa de R$ 85.

Universidades

O consórcio é integrado por Cefet, Uerj, UFRJ, Unirio, Uenf, UFF e UFRRJ. São 32 polos regionais.

Graduações

Há vagas para os cursos de Administração de Empresas (711), Administração Pública (400), Engenharia de Produção (400), e Tecnólogo em Gestão de Turismo (250) ou Sistemas de Computação (529). As vagas ofertadas para o curso de Tecnologia em Segurança Pública (360) são destinadas somente a profissionais da ativa da área de Segurança Pública. Ainda são oferecidas licenciaturas em Ciências Biológicas (871), Física (375), Geografia (240), História (250), Letras (300), Matemática (830), Pedagogia (1.040), Química (318) e Turismo (285).

Compromissos

Em todos os cursos, há avaliações presenciais (duas por semestre) e, em alguns casos, existem aulas práticas, saídas de campo e outras atividades às vezes obrigatórias.
Fonte: https://extra.globo.com/emprego/capacitacao/saiba-como-se-preparar-para-vestibular-do-cederj-21948577.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário