segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Fies e Prouni têm calendário alterado por questões técnicas; veja as novas datas:

Datas de início e fim das inscrições foram adiadas em um dia. MEC diz que mudança foi solicitada pela área técnica para garantir mais segurança ao sistema.

Ministério da Educação anunciou que mudou as datas de inscrições para novas vagas de contratos de financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (Prouni). Em nota divulgada na noite da segunda-feira (23), o MEC diz que o motivo das alterações envolve questões técnicas dos sistemas. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. 


Veja abaixo as novas datas:
Financiamento Estudantil (Fies)
  • Inscrições: 7 a 10 de fevereiro
  • Para que serve: Sistema on-line que reúne vagas de financiamento estudantil em cursos de graduação em universidades particulares.
  • Como funciona: Os estudantes que já estão matriculados em cursos de instituições participantes podem pleitear um contrato de financiamento estudantil custeado pelo governo federal.
  • Número de vagas: Ainda não foi divulgado pelo MEC. O ministro da Educação, Mendonça Filho, porém, garantiu que o número de novos contratos do Fies no ano de 2017 deverá ser pelo menos o mesmo que em 2016.
Programa Universidade para Todos (Prouni)
  • Inscrições: 31 de janeiro a 3 de fevereiro
  • Para que serve: Sistema on-line que reúne vagas de bolsas de estudo em cursos de graduação em universidades particulares.
  • Como funciona: Os estudantes podem selecionar até duas opções de cursos; o sistema seleciona os aprovados segundo a nota do Enem, considerando os pesos específicos de cada opção. As bolsas oferecidas podem ser parciais ou integrais.
  • Número de vagas: Ainda não foi divulgado pelo MEC.
Segundo a nota do MEC, "razões técnicas exigiram a prorrogação do prazo das inscrições nos dois programas em um dia para garantir a segurança da operação do sistema". Paulo Barone, secretário de Educação Superior do MEC, explicou na nota que a mudança é "apenas uma precaução técnica" tomada e que "todos os candidatos serão atendidos rigorosamente de acordo com suas notas obtidas no Enem".

Sisu com problemas de acesso

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abriu as inscrições nesta terça-feira (24), mas, até a tarde desta terça, muitos candidatos reclamaram de problemas de acesso. Em nota divulgada no início da tarde, o MEC afirmou que 770 mil pessoas haviam conseguido fazer inscrições no primeiro dia de acesso ao Sisu. As inscrições ficam abertas até esta sexta-feira (27). 

 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário