sábado, 12 de dezembro de 2015

SEEDUC, FIRJAN e UFF formam diretores no MBA em Gestão educacional empreendedora.

Secretário participa de cerimônia de formatura de MBA em Gestão na Educação
enviar por e-mailfacebooktwitterrsscompartilhe


10/12/15

Por Fatima Rocha / Fotos: Marcia Costa

Nesta quarta-feira (09/10), na sede da Firjan, no Centro do Rio, o secretário de Estado de Educação, Antonio Vieira Neto, participou da cerimônia de formatura da terceira turma de MBA Gestão Empreendedora com Ênfase em Educação. A solenidade marcou a entrega simbólica dos certificados aos 170 gestores diplomados, representados no ato por Joséli Ramos Pontes. A oferta do curso para educadores da Seeduc é resultado de convênio firmado, em 2012, entre a Secretaria de Estado de Educação e o Sesi-RJ, e já formou cerca de 550 educadores. Também esteve presente a subsecretária de Gestão de Pessoas, Claudia Raybolt.

O curso visa formar gestores empreendedores em educação, capazes de intervir de forma criativa e inovadora na gestão escolar, no seu papel de líder da escola, tanto pedagógico quanto administrativo. A partir deste ano, o projeto agregou também os agentes de Acompanhamento de Gestão (AAGEs) e, hoje, duas turmas com 400 cursistas estão em andamento com encerramento previsto para novembro de 2016.
O secretário agradeceu a todos os parceiros e destacou que a ideia é capacitar cada vez mais os profissionais da rede estadual.

– Precisamos lembrar que a educação exige qualificação o tempo todo e também que a educação vive um século com outras expectativas, tanto para o professor como para o aluno. O gestor educacional tem que ter a capacidade de olhar o quanto o mundo mudou e o quanto isso impacta o cotidiano das nossas escolas. Ter uma formação como essa cria um diferencial para esse diretor. Vocês saem mais ricos desse processo pelo estudo de novas metodologias, e também pela troca de conhecimentos e convívio com os colegas diretores. Esse é um momento de festa, temos que comemorar muito - destacou Antonio Neto.



Alunas e professores foram homenageados

As diretoras Christianne Muller Lisboa Fraga, do C.E. José Ignácio de Azevedo; Sheila Patrícia de Rezende Costa, do C.E. Antonina Ramos Freire; e Andrea Louzada Azevedo, do C.E. José Leite Lopes, além de os professores da Universidade Federal Fluminense, Deise Marques, Joysi Moraes e Mônica Garelli, receberam o Mérito Acadêmico da UFF. A coordenadora do programa de pós-graduação, Andrea Marinho, também recebeu o mesmo reconhecimento pelo trabalho realizado.

Jacqueline Rangel Rosa, diretora adjunta do Ciep 412 – Doutor Zerbini, em São Gonçalo, lembrou que tudo que é criado para ajudar no desenvolvimento da escola é sempre válido.

– O MBA foi de grande valia. Aprendemos muito. Vou aproveitar os conhecimentos adquiridos, inclusive em projetos já idealizados. Dispendemos um tempo precioso, mas o retorno foi valioso – concluiu.

O diretor geral Francisco da Silva Gomes Junior, do C.E. Pedro Álvares Cabral, em Copacabana, considera a iniciativa da realização do curso muito importante para os gestores.

– Os diretores saem daqui com uma visão da gestão educacional ampliada. O curso trouxe conteúdos em disciplinas como gestão financeira, gestão pedagógica e uso das ferramentas educacionais tecnológicas, entre outras, que vão nos ajudar em várias ações dentro da escola. E vamos multiplicar o que aprendemos aqui: reuniremos a equipe do colégio e vamos compartilhar esse conhecimento.

Na parte da manhã, houve apresentação do Plano de Empreendimento (PLEM) e a defesa do trabalho final do curso. A proposta do plano, orientado por um professor, é criar uma ação na escola ou ambiente organizacional que atue de forma significativa e inovadora na melhoria da aprendizagem dos alunos da escola ou rede de ensino. O trabalho é estruturado a partir da caracterização do empreendimento, com análise e estratégias de marketing, planejamento financeiro, de organização e gerência.


E, antes da cerimônia de certificação, a palestra da coordenadora do Programa de Pós-graduação em Gestão em Empreendedorismo da UFF apresentou os resultados da pesquisa “O impacto de liderança dos diretores sobre os resultados dos alunos das escolas de ensino médio do estado do Rio de Janeiro” e mostrou casos de sucesso de escolas da rede estadual de ensino.

Também participaram da cerimônia pela Seeduc: a diretora de Formação e Desenvolvimento, Jorzéia Amorim; a coordenadora de Treinamento, Trícia Figueiredo; e o assessor da superintendência de Avaliação e Acompanhamento, Reinaldo Oliveira.


Mais sobre o curso

A especialização Lato Sensu é oferecida na modalidade semipresencial, tem carga horária de 360 horas, com 18 encontros presenciais no final de cada mês, no auditório da sede da Seeduc, quando ocorrem as revisões e avaliações. A parte acadêmica e a certificação são de responsabilidade da Universidade Fluminense e o material didático, da Firjan.
Fonte: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/fique.asp?EditeCodigoDaPagina=17339
http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=2670672

Nenhum comentário:

Postar um comentário