Mais de 7 milhões estão inscritos para as provas em 24 e 25 de outubro.
Fique atento à divulgação do cartão de confirmação e verifique documentos.
O G1 lista abaixo sete dicas essencias para a agenda dos candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O primeiro passo começa por reafirmar: nesta quinta-feira (24) começa a contagem regressiva de 30 dias. E nem tudo está fechado para a prova. Os mais de 7.746.057 candidatos inscritos ainda precisam descobrir seus locais de prova, separar os documentos corretos, focar na revisão de conteúdos, trocar experiências e se manter atualizados (veja etapas abaixo).
No primeiro dia de Enem, sábado 24 de outubro, serão realizadas as provas de ciências humanas e de ciências da natureza, com duração de 4 horas e 30 minutos. No domingo, 25, os estudantes terão 5 horas e 30 minutos para resolver questões de linguagens, códigos, matemática e fazer a redação.
Os candidatos isentos da taxa de inscrição que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o direito à isenção no exame de 2016. O objetivo da mudança no critério é diminuir o índice de abstenções.
Veja abaixo o que você não pode deixar de fazer:
1) Verifique seu cartão de confirmação
Pela primeira vez, o Ministério da Educação não vai encaminhar a versão impressa do cartão pelos Correios. A divulgação será exclusivamente no formato digital pelo site do Enem. Ainda não há data prevista, mas é preciso ficar de olho. O cartão, além de significar a confirmação de inscrição do candidato, traz o endereço de seu local de prova.
2) Reserve tempo para ir até o local onde será a prova
É preciso colocar na agenda nesses 30 dias ao menos uma visita (talvez duas, em dias diferentes) ao ponto onde será a prova. A visita é fundamenta para determinar qual o meio de transporte ideal e tempo necessário para chegar. Atrasos não são permitidos e os portões serão fechados às 13h (horário de Brasília).
3) Não esqueçar de verificar seus documentos
3) Não esqueçar de verificar seus documentos
Para fazer as provas é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Se você, por algum motivo, está sem documento, vale a pena correr e providenciar.
Serão aceitos: carteira de trabalho, passaporte, carteira de habilitação e certificado de reservista. Não serão aceitos: certidões de nascimento e casamento, título de eleitor, carteira de estudante, crachás funcionais. Cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas, também não são aceitas.
O candidato que estiver sem o documento por motivo de perda, furto ou roubo poderá fazer as provas se apresentar um boletim de ocorrência expedido por um órgão policial, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame.
4) Foque nos conteúdos com mais dificuldade
Ainda dá tempo de estudar os conteúdos com mais dificuldade. É a hora de fazer exercícios, verificar as provas de anos anteriores, tirar dúvidas com professores e pegar as últimas dicas. Como o Enem engloba todo o conteúdo do ensino médio e o volume do material é muito grande, estudar tudo agora seria impossível.
Porém aprender um pouco mais de uma disciplina ou outra ainda dá. O aplicativo G1 Enem traz vídeos divididos por áreas do conhecimento que podem ajudar nessa missão. A plataforma Geekie Games é uma opção para treinos com simulados. Livre-se das pendências e vá para as provas confiante e seguro.
5) Converse com quem passou pela experiência
O Enem é uma prova longa. Além de conhecimento e controle da ansiedade, ela exige resistência, principalmente se no dia do exame as temperaturas estiverem altas. Vale a pena levar água para se hidratar e pequenos lanches. Outra dica é conversar com quem já enfrentou com sucesso a maratona de provas. Ouvir experiências positivas de colegas e professores pode ser inspirador e deixar o candidato mais tranquilo.
6) Acompanhe o noticiário
A prova não vai cobrar conhecimento sobre as atualidades. Porém, ler jornais, sites, revistas e se informar ajuda no desenvolvimento de um repertório para escrever uma boa redação. No ano passado o tema foi publicidade infantil e em 2013, os efeitos da implantação da Lei Seca. A redação é feita no segundo dia de prova, no domingo. Garantir uma boa pontuação é essencial para elevar a nota e ter mais chances de disputar vagas pelo Sisu.
7) Planeje tempo para relaxar
Cada aluno tem seu próprio ritmo, mas sobretudo a semana final deve ser período de desaceleração. Ok, não é preciso viajar para uma praia paradisíaca como na foto acima. Mas busque o melhor dentro de sua realidade. Os especialistas aconselham que os estudantes busquem atividades de lazer que não comprometam o sono. Nada de exagerar em baladas, mas aproveite para rever amigos. O período também deve ser aproveitado para manter a alimentação regrada: nada de exageros.











O Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, em Copacabana, recebeu, nesta quinta-feira (03/09), a visita da delegação do Tokyo Metropolitan Government (TMG). A comitiva japonesa veio ao Rio conhecer o funcionamento do programa Transforma que a Secretaria de Estado de Educação, em parceria com o Comitê Rio 2016, vem desenvolvendo nas escolas da rede estadual de ensino. O objetivo é coletar dados que poderão ser aplicados no projeto esportivo que Tokyo, sede das Olimpíadas de 2020, iniciará nas instituições de ensino dessa cidade a partir do próximo ano.
A escola que adere ao projeto indica um coordenador pedagógico, um professor de Educação Física, dois tutores e oito estudantes, que serão os Agentes Jovens. Todos recebem formação ministrada pelo Comitê Rio 2016 e se tornam multiplicadores do programa. Hoje, a rede estadual de ensino conta com 1.932 multiplicadores.
Após as apresentações, a delegação reuniu-se com a direção da unidade escolar e com representantes da Seeduc, Luciana Rodrigues e Cristiane Negrão, para conhecer detalhes sobre o trabalho realizado.
– O vôlei sentado, por exemplo, foi uma novidade para eles. Primeiro o estranhamento, depois a aceitação. É uma das modalidades que possibilita trabalhar muitos valores. Nessa, eles entenderam e aprenderam a respeitar as dificuldades do próximo. Também serviu para mostrar que é possível superar problemas e vencer desafios -, explicou o professor.
Segundo o diretor Francisco, a unidade está intensificando as atividades esportivas, na escola e nas areias da praia de Copacabana, com os alunos muito motivados. Neste segundo semestre, terá início a prática do rugby. Sobre a visita da delegação, o professor se disse muito orgulhoso em poder passar a experiência deles para os profissionais que realizarão as próximas Olimpíadas, em 2020.
– Essa opção, para quem tem dificuldade para jogar o vôlei que conhecíamos até hoje, nos mostrou também que é possível fazermos a inclusão e a integração dessas pessoas. Todos podem jogar juntos -, explicou Letícia que quer se tornar uma profissional nesse esporte.
– Eles se mostraram muito felizes, não só na apresentação esportiva como na musical. Também destacamos a relação entre professores e alunos que parecem ter uma proximidade grande e benéfica -, disse.
Sobre o Voleibol Sentado