segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Estudantes do CE Pedro Álvares Cabral, em Copacabana e CE Jorge Zarur, de Bangu participam do Projeto "CONHECENDO A UFRJ 2015".

Estudantes de colégios estaduais visitam campus da UFRJ
enviar por e-mailfacebooktwitterrsscompartilhar
14/08/15

Alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, localizado em Copacabana, Zona Sul do Rio, e do Colégio Estadual Jorge Zarur, localizado em Bangu, Zona Norte do Rio, participaram do evento “Conhecendo a UFRJ”, na Ilha do Fundão, para um primeiro contato com o campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A ação aconteceu nos dias 12 e 13 de agosto, nas dependências da Escola de Educação Física, com o objetivo de proporcionar conhecimento para a escolha de uma carreira e a inclusão do aluno em uma universidade.

Os estudantes do C.E. Pedro Álvares Cabral fizeram a visita no primeiro dia do evento. Segundo o diretor geral da unidade, Francisco da Silva Gomes Júnior, familiarizar os estudantes com o ambiente universitário é muito importante. 

“As provas do ENEM já acontecem em outubro, e os nossos alunos precisam decidir o curso que desejam estudar. Por isso, este projeto é uma excelente oportunidade para que conheçam melhor as profissões e troquem ideias com outros estudantes”, ressaltou o diretor. 

A aluna Carolyne Alves Macedo, da turma 3002, se encantou com a grandiosidade do evento e ficou ainda mais motivada para o vestibular. 

“Eu não sabia da existência deste projeto. Espero estar aqui no futuro como graduanda, orientando os novos estudantes”, disse com entusiasmo. 

Já no segundo dia do evento, 13 de agosto, foi a vez das turmas do C.E. Jorge Zarur visitarem o campus da universidade UFRJ. A unidade escolar tem investido em ações que proporcionem o conhecimento para a escolha de uma carreira e a inclusão dos alunos em universidades, visando à melhoria da qualidade do ensino e à promoção de perspectivas de um futuro melhor e mais promissor para os jovens estudantes.


Museu da Geodiversidade 


Ainda como parte da programação, no dia 12/08, os estudantes do C.E. Pedro Álvares Cabral visitaram o museu da Geodiversidade do Centro das Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da UFRJ. O local possui a proposta de integrar rochas, minerais, fósseis, eventos geológicos e o homem em um único circuito expositivo, que exemplifica a evolução do planeta. 

Stefany Chagas, aluna da 3ª série do Ensino Médio, achou a experiência única.
“O museu possui vários ambientes, e é possível vivenciar diferentes experiências geológicas, como um terremoto. Também vi placas tectônicas na sala holográfica e passei pela parte da pré-história. Tudo pertinho da gente”, disse Stefany. 

A diretora-adjunta, Valéria David Immediato, também acompanhou a atividade extraclasse, ao lado da agente de leitura Rita de Cássia Lima e da inspetora Natasha Feijó Costa. 

“O contato com a academia foi muito proveitoso, pois nossos alunos precisam receber todas as informações e incentivos para um dia voltarem como graduandos. O evento também reforça o #PartiuUniverdade dentro da unidade 
escolar”, destacou a diretora-adjunta.

Mais informações sobre a programação do projeto podem ser acessadas no site. Já visitas gratuitas ao Museu da Geodiversidade podem ser agendadas no portal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário