segunda-feira, 7 de abril de 2014

ESPELHO REDAÇÃO ENEM 2013 - PROFESSOR FRANCISCO JÚNIOR - NOTA 960 DE 1000 PONTOS POSSÍVEIS!!

Pessoal conforme prometido segue o espelho da minha redação do ENEM 2013 liberada pelo INEP/MEC em abril de 2014 para vista pedagógica. Serve para os que farão a prova do ENEM 2014 terem ideia da redação.
Verifiquem que a letra é de FORMA, pois o comando da redação apenas faz menção a letra LEGÍVEL, logo pode ser cursiva (sua letra) ou de forma.
CARACTERÍSTICAS:
TEMA: LEI SECA NO BRASIL.

a) O Texto foi redigido em 4 parágrafos, sendo o 1 TÓPICO FRASAL ou TESE, ou seja a apresentação do tema e o princípio do ponto de vista do autor (INTRODUÇÃO);
b) Mais 2 parágrafos sustentando a argumentação do TÓPICO FRASAL (DESENVOLVIMENTO);
c) O 4 parágrafo é o fechamento do texto. Deve-se fazer um retorno ao texto de fechar a ideia central (CONCLUSÃO);
d) Texto argumentativo, ou seja deve-se defender um ponto de vista (opinião) respeitando-se os direitos humanos;
e) Não hah rasuras (texto limpo) nem uso do gerúndio (tempo verbal que dá noção de continuidade - considerado ruim pelo avaliador do texto);
f) a CONCLUSÃO apresenta formas de soluções para redução dos acidentes de trânsito no Brasil.
Em 2011 realizei o projeto de educação para o trânsito IESKNO TRÂNSITO, que ajudou em muito a redação. Saibam mais em www.iesknotransito.blogspot.com.br

BONS ESTUDOS..... Prof FRANCISCO JÚNIOR

SEGUE O ESPELHO DA REDAÇÃO: baixem o espelho abaixo com 1 "click" na figura!!!!

ABAIXO A CORREÇÃO DO INEP/MEC DA REDAÇÃO ACIMA:

Vista pedagógica da Redação


131022923477


FRANCISCO DA SILVA GOMES JUNIOR

044.


Prezado participante,
Apresentamos o seu desempenho na prova de Redação do Enem.
Nosso objetivo é fornecer subsídios pedagógicos quanto à sua atuação em cada uma das competências.
Sua pontuação em cada competência pode variar de 0 a 200 pontos.

COMPETÊNCIA 1
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
Sua nota nessa competência foi: 200.0
Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.


COMPETÊNCIA 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
Sua nota nessa competência foi: 200.0
Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.


COMPETÊNCIA 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200.0
Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.


COMPETÊNCIA 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200.0
Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.


COMPETÊNCIA 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160.0
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

NOTA FINAL
Situação: Presente
Sua nota final foi: 960.0
No gráfico abaixo está destacado o grupo em que você se encontra.
Assim, você poderá visualizar o seu desempenho em comparação aos demais participantes do Enem.
Gráfico da nota final.





4 comentários:

  1. É, professor, o senhor arrasa!!!!!!! Sucesso!

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    1. OI Thainá... Saudades....obrigado querida!!! Vocês também...

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  2. estudei com essa fera, lembro da redação que contava a história de um menino que queria ser jogador de futebol. rs

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  3. Letra de forma com minúscula cursiva?

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