quarta-feira, 6 de março de 2013

ALUNOS DA REDE ESTADUAL COMEMORAM EXCELENTE RESULTADO NO VESTIBULAR E ENEM 2012.


 05/03/2013 - 14:25h - Atualizado em 05/03/2013 - 15:34h 

 » Alícia Barroso
Conheça a história de alunos que, com muita dedicação, conseguiram alcançar seus objetivos

Jonathan Caroba, de 17 anos, sempre estudou em escola pública. Morador do Complexo da Maré, ele viu muitos amigos deixarem os estudos em segundo plano para poderem trabalhar, mas sempre foi incentivado pelos pais a permanecer na escola. E todo o esforço foi recompensado com a aprovação para o vestibular da Uerj, onde ele cursará Comunicação Social (Jornalismo).

- Quando soube que tinha passado foi uma grande surpresa. A ficha demora mesmo a cair. Mas posso dizer que é uma realização para a mim e para a minha família – revelou o estudante.

Segundo ele, a disciplina transmitida desde cedo pelos pais fez toda a diferença em sua forma de encarar os estudos.

- Meus pais sempre me cobraram boas notas. Eles queriam que eu tivesse muitas conquistas. Mas eu era responsável mesmo com os estudos, que sempre foram a minha prioridade – conta o jovem, que, no entanto, garante que é possível arrumar tempo para tudo – Mesmo com a rotina puxada, tinha tempo para sair com os meus amigos e até para namorar.

Para conseguir dar conta de todas as tarefas, Jonathan teve que administrar muito bem o seu tempo, já que estudava no C.E. José Leite Lopes, no Rio de Janeiro, que funciona em horário integral.
 
- Como ficava das 7h as 17h na escola, muitas vezes chegava a dar uma lida na matéria no ônibus. E, em casa, costumava estudar das 20h até a meia-noite. A escola era muito puxada e sabia que não podia deixar a matéria acumular.

Além disso, ele promovia encontros de estudos com os amigos, nos quais uns ajudavam os outros nas dificuldades.

- Eu explicava a eles as matérias que tinha mais conhecimento, como Português e História, e eles me ajudavam com as matérias preferidas deles, como Química e Física.

Apesar de ter ficado muito feliz com sua conquista, Jonathan tem consciência de que ainda terá muitos desafios pela frente.

- Estava nos meus planos passar para uma universidade pública, mas sei que ainda terei muito a conquistar. Assim que puder, quero arrumar um estágio em algum jornal. Tenho certeza de que a nova rotina será intensa. Estou muito ansioso.

A aluna Melina Pires, de 19 anos, também alcançou um resultado espetacular no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tirando a nota máxima na Redação. Graças à sua alta pontuação, ela garantiu uma vaga no curso de Pedagogia da UFRJ.

- Desde pequena, sonhava em dar aula para crianças. Eu chegava da escola e escrevia a matéria que tinha aprendido em um quadro negro que tinha em casa. Muitas vezes dava aula para as minhas bonecas. – conta a jovem, que fez o Curso Normal no C.E. José Veríssimo, em Magé.
 
Para alcançar esse resultado, além de se dedicar à escola, Melina fez o pré-vestibular do Cederj no C.E. Professor Alfredo Baltazar da Silveira.

- Como fazia estágio duas vezes na semana, não dava para estudar todos os dias em casa. Então fazia o pré-vestibular aos sábados. Certamente, as aulas me ajudaram bastante – diz ela.

Além disso, ela afirma que o excelente resultado em Redação também foi fruto de muita dedicação.

- Sempre gostei muito de escrever. E, além de ler livros, sempre li muito jornal. E sei que isso tudo me ajudou a tirar a nota máxima na Redação, o que foi fundamental para a minha aprovação – afirma a aluna, que comemorou muito a notícia - A UFRJ era meu objetivo. Como todo mundo que é aprovado no vestibular, fiquei muito feliz. É a realização de um sonho.

Alunos ganharam bolsa integral no Ibmec

A aluna Bianca Duhau sempre se dedicou aos estudos, mas afirma que ter estudado em uma unidade estadual fez toda a diferença em sua vida.


- Meu colégio me rendeu oportunidades que eu provavelmente não teria se não estivesse em uma escola estadual – revelou a jovem, que concluiu o Ensino Médio no C.E. Professora Sonia Regina Scudesi.


Hoje ela comemora uma dessas conquistas. Isso porque Bianca foi uma das alunas da rede estadual aprovadas com bolsa integral no Ensino Superior do Ibmec. Além dela, outros sete alunos foram contemplados.


- Graças à escola, tive a oportunidade de fazer um curso técnico no Senac, por meio do Pronatec, que me ajudou a ter certeza de que eu queria mesmo estudar Contabilidade. E agora vou poder realizar esse sonho, o que também não seria possível se eu não tivesse estudado onde estudei – revelou Bianca, que pretende conciliar a faculdade com um estágio e o curso de inglês.

A concessão de bolsas integrais aos alunos da rede estadual - com valor aproximado de R$ 100 mil cada - foi fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e o Grupo Ibmec Educacional S.A., mantenedor das Faculdades de Economia e Finanças Ibmec e Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas Ibmec – Rio de Janeiro – RJ.


Para concorrer a uma das vagas na faculdade, os estudantes deveriam ter participado de pelo menos duas avaliações do Saerjinho 2012, exame bimestral que traça um diagnóstico da rede. Os alunos das escolas estaduais também tiveram isenção na taxa de inscrição no vestibular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário