quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

MEC aumenta nota mínima para ingresso no ProUni

Para disputar bolsa no 1º semestre de 2013, é necessário nota média de pelo menos 450 pontos

BRASÍLIA — O Ministério da Educação (MEC) elevou, de 400 para 450 pontos, a nota média mínima exigida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para candidatos a bolsas do programa Universidade para Todos (ProUni). A nova regra consta em portaria publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira. O ProUni concede bolsas para universitários de baixa renda em instituições privadas de ensino superior. Para disputar uma bolsa neste primeiro semestre de 2013, é necessário que o candidato tenha feito o Enem de 2012 e obtido nota média de pelo menos 450 pontos. Até a última seleção, a nota mínima exigida era de 400 pontos.
Segundo a portaria, a nota mínima de 450 pontos corresponde à média aritmética das provas do Enem. O exame é formado por quatro provas objetivas - linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas - e uma redação. Um candidato que tenha tirado menos de 450 pontos numa das provas não está necessariamente excluído do processo seletivo do ProUni. Afinal, basta que ele tenha obtido nota acima de 450 pontos em uma ou outras provas para que sua média totalize 450 pontos.
O ProUni concede bolsas integrais e parciais. No caso das bolsas integrais, que cobrem 100% do valor das mensalidades, os candidatos devem ter renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio por mês. No caso das bolsas parciais, que cobrem 50% do valor das mensalidades, o limite de renda familiar é de até três salários mínimos por pessoa.
Todos os candidatos devem ter cursado o ensino médio em escola pública ou frequentado escola particular na condição de bolsista. Em troca das bolsas cedidas ao ProUni, as instituições de ensino recebem isenções fiscais.

Fonte: http://oglobo.globo.com/educacao/mec-aumenta-nota-minima-para-ingresso-no-prouni-7170034#ixzz2HRh0Ni3J

Nenhum comentário:

Postar um comentário