domingo, 18 de novembro de 2012

18 Nov - Abono natalino começa a ser pago ao funcionalismo público neste fim de 2012

Coluna do Servidor: Abono de Natal começa a ser pago ao funcionalismo

Entra na reta final o prazo de pagamento do 13º salário dos servidores. Especialista dá dicas para o uso correto do benefício

Servidores públicos já contam os dias para receber o 13º salário, seja integral ou metade do abono, para organizar as finanças e planejar o melhor uso do benefício. Enquanto alguns municípios do Estado do Rio já definiram as datas de pagamento, cidades importantes como Rio de Janeiro e Campos dos Goytacazes ainda não acertaram o dia que vão depositar a segunda metade do abono.
O município do Norte Fluminense explicou que a primeira parcela do 13º salário foi liberada em julho para os 20.365 servidores ativos, aposentados e pensionistas. Já o prefeito Eduardo Paes deve decidir nesta semana quando vai pagar a segunda metade do 13º salário para os seus 165 mil servidores.
A Prefeitura de São João de Meriti ainda não definiu a data do depósito do 13º salário dos 8.422 servidores, mas informou que vai respeitar o prazo limite legal de pagamento de até 20 de dezembro. O Meriti Previ, Instituto de Previdência de Meriti, também não definiu a previsão de pagamento dos seus 1.644 aposentados e pensionistas.
O professor de finanças do Ibmec, Gilberto Braga, explica que os servidores que estiverem endividados com o cheque especial ou com problemas no cartão de crédito, como rotativo, devem usar o benefício para quitar a dívida.
Caso o recebimento não seja suficiente para liquidar o montante, é essencial usar todo o abono natalino para pagar parcialmente e financiar o valor restante. “Os juros caíram, o que também favorece o consumidor no momento da negociação”, complementa o especialista.
 
CALENDÁRIO
GOVERNO FEDERAL
A segunda metade do abono sai 3 de dezembro.
ESTADO DO RIO
A segunda metade do abono natalino será depositada em 19 de dezembro. Serão beneficiados 186.914 servidores ativos, 110.473 aposentados, 4.278 pensionistas especiais e 64.175 pensionistas.
PREFEITURA DO RIO
O prefeito Eduardo Paes define nesta semana a data de pagamento da segunda parcela do 13º salário para os 165 mil servidores.
RIO DAS OSTRAS
Em Rio das Ostras, os servidores escolhem quando gostariam de receber a metade do 13º salário ou o valor total do mesmo. As opções são: valor integral ou metade do abono no mês de aniversário, em julho ou no fim do ano. Para quem não recebeu todo o valor, o pagamento do 13º salário será no próximo dia 30. A Prefeitura do Rio das Ostras possui 6.500 servidores ativos, inativos e pensionistas.

ITABORAÍ
De acordo com o estatuto dos funcionários públicos do município, o 13º salário é pago integramente no dia 20 de dezembro.

BELFORD ROXO
A Prefeitura de Belford Roxo informou que os seis mil servidores públicos vão receber, integralmente, o 13º salário até 20 de dezembro.
NITERÓI
A Prefeitura de Niterói também vai pagar integralmente o 13º salário em 20 de dezembro.
PETRÓPOLIS
A Prefeitura de Petrópolis informou que trabalha para pagar no dia 10 de dezembro a segunda parcela do 13º para os seus 4.610 servidores ativos e 145 pensionistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário