sexta-feira, 16 de novembro de 2012

16 Nov - Oficina de redação transforma alunos de Campo Grande em autores com direito até a noite de autógrafos

Os alunos mostram os livros dos anos anteriores
Os alunos mostram os livros dos anos anteriores Foto: Paulo Renato Faber / Extra
Os alunos da Escola Santa Bárbara, em Campo Grande, desenvolveram tão bem a escrita que já podem até publicar um livro. E é isso o que acontece no final de cada ano letivo, quando é lançada uma publicação produzida na escola com direito até a noite de autógrafos.
O projeto “Uma viagem pelo mundo cultural” estimula a criatividade de 63 alunos da escola, com idades entre 7 e 13 anos, do 1 ano do Ensino Fundamental I ao 7 ano do Ensino Fundamental II.
Cada um ocupa a cadeira acadêmica, ou melhor, estudantil, que estiver vaga na biblioteca, onde participam de oficinas de redação às quartas, das 12h às 13h, e às sextas, das 17h às 18h, como explica a professora de Língua Portuguesa, Maria Lira:
- O projeto promove a interação entre os grupos e a produção concisa a que os alunos são desafiados. O objetivo maior é incentivá-los à produção escrita. Fazer com que tenham foco.
A aluna Beatriz Rocha
A aluna Beatriz Rocha Foto: Paulo Renato Faber / Extra
Os autores também fazem ilustrações
A formação de novos autores da Escola Santa Bárbara, em Campo Grande, acontece de março a novembro. A produção de cada um acontece no final de cada oficina de redação, quando eles são incentivados a escrever.
- As oficinas de redação também são lúdicas porque, nelas, os alunos colorem desenhos e também trabalham músicas - acrescenta a professora de Língua Portuguesa da escola, Maria Lira.
Eles fizeram até marcadores inspirados na personagem Emília e no Visconde de Sabugosa, já que o tema do livro este ano é o “Sítio do Picapau Amarelo”.
- Contamos a eles a história de cada personagem - explica Maria.
Para entregar aos alunos os livros que eles mesmos produzem, há uma noite de autógrafos. Nela, eles apresentam números musicais, previamente ensaiados, para os pais antes da chamada para os autógrafos.
- Minha filha não gosta de faltar às aulas do livro, que estimulam a criatividade - diz Rosemere Maia, de 35 anos, mãe da aluna Micaelly Maia.

http://extra.globo.com/noticias/rio/zona-oeste/oficina-de-redacao-transforma-alunos-de-campo-grande-em-autores-com-direito-ate-noite-de-autografos-6691722.html#ixzz2CLzZ0Wgl

Nenhum comentário:

Postar um comentário