segunda-feira, 28 de novembro de 2016

PHOTOS AULAS PARA A PROVA 4 BIM 2016 - CN 1001, CN 1002, CN 1009, CN 1010, CN 1011 e CN 1014.

ATENÇÃO TURMAS CN 1001, CN 1002, CN 1009, CN 1010, CN 1001 E CN 1014, SEGUEM AS PHOTOS AULAS PARA ORIENTAÇÃO DA PROVA DO 4 BIMESTRE DE 2016.
RELEMBRO-VOS QUE A ENTREGA DO TRABALHO OCORRERÁ AMANHÃ - 29/11/2016, POIS ESTAREI NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DURANTE A TARDE. A PROVA DE GEOGRAFIA SERÁ NO DIA 30/11/2016Prof Francisco Júnior.
CONTEÚDO 4 BIM 2016 - CURSO NORMAL 1 ANO.

 Turma
Professor Francisco Júnior
 Aula - A Questão Ambiental
 Aula - A Questão Ambiental

 Aula - Conferências Globais sobre clima
 Turma

PROVA DE GEOGRAFIA DIA 30/11/2016.
BOA PROVA - Prof Francisco Júnior.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Calendário do Enem: os próximos passos depois da prova. Vejam aqui:

Veja como será a divulgação de resultados e o posicionamento dos candidatos.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
O posicionamento no Enem só será conhecido pelo aluno 60 dias após a prova - Fotolia

Depois de meses de estudo e dois dias exaustivos de prova, o participante do Enem deve estar com uma merecida sensação de alívio. Mas nem por isso pode dar o seu ‘trabalho’ como feito. Ainda há alguns passos antes da desejada vaga na universidade. Obviamente, o primeiro movimento é conferir o gabarito e checar o número de acertos.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que organiza o Enem, promete divulgar o resultado oficial da prova objetiva em seu site (enem.inep.gov.br/participante) em até três dias úteis após sua realização. Mas sites, como o do próprio O GLOBO, já divulgaram gabaritos extraoficiais logo após ao exame.
No entanto, o resultado oficial individual e o posicionamento do aluno, incluindo a nota e avaliação da redação, só serão conhecidos 60 dias depois da prova, como prevê o edital do exame.
O participante do Enem receberá cinco notas, uma para redação e as outras para cada área das questões objetivas (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas).
Acesso à universidade
As instituições de ensino superior podem usar a nota Enem de diferentes formas. Algumas usam resultado do estudante como único mecanismo de acesso aos seus cursos, outras adotam a avaliação do Ministério da Educação (MEC) em paralelo com o vestibular.
O acesso do candidato à universidade ainda se pode dar como uma combinação do resultado do Enem com o do vestibular.
Bolsas e financiamento
A nota do Enem permite ao seu participante concorrer a bolsas de estudo – integrais ou parciais – em instituições privadas, por meio do programa do Ministério da Educação Prouni (Programa Universidade para Todos).
Para concorrer às bolsas é preciso seguir algumas seguir algumas pré-condições, como ter cursado o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral numa escola privada e não ter ainda diploma de nível superior.
É necessário ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio ao requisitar uma bolsa integral. Já para a parcial de 50%, o limite é de até três salários por pessoa da família. Para pagar os outros 50%, o bolsista parcial do Prouni pode pedir um empréstimo no FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) do MEC.
O Enem é obrigatório para se inscrever tanto no Prouni quanto no Fies. Os participantes do exame de 2016 poderão fazer isso a partir do primeiro semestre do ano que vem, de acordo com calendário a ser divulgado futuramente pelo Ministério da Educação.
Mais informações:
- www.siteprouni.mec.gov.br
- www.sisfiesportal.mec.gov.br

domingo, 6 de novembro de 2016

Redação do Enem 2016 fala sobre intolerância religiosa no Brasil. Vejam aqui:

Tema da prova de redação foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) no início da tarde deste domingo (6).

O tema da redação do Enem 2016 é "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Ele foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) no início da tarde deste domingo (6). Professoras ouvidas pelo G1 afirmam que o tema provavelmente foi trabalhado nas aulas e, portanto, não chega a ser uma surpresa.
O Inep usou seus perfis oficiais no Twitter e no Facebook para divulgar o tema da redação. Nas mesmas redes sociais, internautas se dividiram entre elogios ao assunto e o apontamento da polêmica que ele pode criar entre os adeptos de diferentes credos.
Andrea Ramal, colunista do G1, disse que o tema foi pertinente e muito bem escolhido, porém, exige uma proposta de intervenção social diferente que não está baseada em políticas públicas. “Passa por um diálogo, mudança de atitudes das pessoas e até revisão ideológica.”
Para ela, este tema vai fazer com que muitos candidatos mostrem o domínio da cultura geral. “O aluno terá de mostrar que na verdade o conflito religioso não tem razão só na religião, há uma questão econômica por trás. É preciso avaliar o conflito de maneira mais ampla e entender os interesses.”
Inep divulgou o tema da redação do Enem 2016 pelo Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)
Inep divulgou o tema da redação do Enem 2016 pelo Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)
O perfil oficial do MEC no Facebook também divulgou o tema da redação do Enem 2016; prova abordou a intolerância religiosa no Brasil (Foto: Reprodução/Facebook)
O perfil oficial do MEC no Facebook também divulgou o tema da redação do Enem 2016; prova abordou a intolerância religiosa no Brasil (Foto: Reprodução/Facebook)

Todos os temas de redação da história do Enem:

Programa ao vivo

O segundo dia do Enem 2016 começou às 13h deste domingo (6). Após o fim das provas, o estúdio do G1 em São Paulo dará início a um programa em vídeo ao vivo com professores do Sistema COC de Ensino. Eles comentarão os níveis de dificuldade de cada uma das provas, o tema da redação e os pontos mais polêmicos que caíram no Enem.
Candidatos que fizeram a prova poderão participar do programa enviando perguntas e comentários pela página da cobertura completa do Enem no G1

TEMA REDAÇÃO ENEM 2016: AUMENTO DOS CASOS DE MICROCEFALIA NO BRASIL POR ZICA VÍRUS

PROPOSTA PARA O TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2016: MEIO AMBIENTE

AUMENTO DOS CASOS DE MICROCEFALIA NO BRASIL POR ZICA VÍRUS

ATENÇÃO FORMANDOS E INTERESSADOS. COMPLETA-SE EM NOVEMBRO DE 2016, EXATAMENTE 01 ANO DO AUMENTO GEOMÉTRICO DOS CASOS DE MICROCEFALIA NO BRASIL E o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) ter encontrado relação científica entre o zika e casos de microcefalia, a proporção de causa e efeito entre zika e microcefalia ainda é alvo de estudo de pesquisadores espalhados por todo o país.


JÁ A OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - destaca que o vírus Zika é um flavivírus transmitido por mosquitos e foi, pela primeira vez, identificado em macacos, no Uganda, em 1947, através de uma rede que monitorizava a febre amarela. Foi mais tarde identificado em humanos, em 1952, no Uganda e na República Unida da Tanzânia. Foram registados surtos da doença do vírus Zika em África, nas Américas, na Ásia e no Pacífico. Entre os anos 1960 e os anos 1980, foram encontradas infecções humanas em África e na Ásia, normalmente acompanhadas de doença ligeira. O primeiro grande surto da doença causado pela infecção por Zika foi notificada na ilha de Yap (Estados Federados da Micronésia), em 2007. Em Julho de 2015, o Brasil notificou uma associação entre a infecção pelo vírus Zika e a síndrome de Guillain-Barré. Em Outubro de 2015, o Brasil notificou uma associação entre a infecção pelo vírus Zika e a microcefalia.

DE ACORDO COM OS FRAGMENTOS DE TEXTOS ACIMA E TENDO COMO REFERÊNCIA OS LINKS A SEGUIR, ELABORE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, QUE RESPEITE OS DIRETOS HUMANOS, PARA PREVENÇÃO DA PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI, QUE TRANSMITE O ZICA VÍRUS, QUE ATACA OS FETOS DAS GESTANTES NO BRASIL. ELABORE UM TEXTO ARGUMENTATIVO-DISSERTATIVO COM ATÉ 30 LINHAS.

BOA REDAÇÃO.
PROF FRANCISCO JÚNIOR.

TEXTOS PARA REFERÊNCIAS:

Estudo nos EUA reconhece relação entre zika vírus e microcefalia - http://www.brasil.gov.br/saude/2016/04/estudo-nos-eua-reconhece-relacao-entre-zika-virus-e-microcefalia

 Zika virus e microcefalia a evolução do surto no brasil - http://exame.abril.com.br/ferramentas/zika-virus-e-microcefalia-a-evolucao-do-surto-no-brasil/

Zika vírus causa microcefalia, confirmam autoridades de saúde dos EUA - http://veja.abril.com.br/ciencia/zika-virus-causa-microcefalia-confirmam-autoridades-de-saude-dos-eua/

Doença do vírus Zika - http://www.who.int/mediacentre/factsheets/zika/pt/

Vírus da zika: entenda transmissão, sintomas e relação com microcefalia. Vírus foi identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/12/zika-virus-entenda-transmissao-os-sintomas-e-relacao-com-microcefalia.html


 



quinta-feira, 3 de novembro de 2016

ATENÇÃO: PROVAS DO ENEM MANTIDAS EM 05 e 06 NOVEMBRO 2016.

Justiça Federal nega pedido de suspensão das provas do Enem

Ocupação nas escolas motivou pedido do MPF na quarta.
Ação foi julgada nesta quinta-feira (3) em caráter liminar.

03/11/2016 17h53 - Atualizado em 03/11/2016 21h52

Justiça Federal nega pedido de suspensão das provas do Enem

Ocupação nas escolas motivou pedido do MPF na quarta.
Ação foi julgada nesta quinta-feira (3) em caráter liminar.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 está mantido neste sábado (5) e domingo (6) para cerca de 8,5 milhões de participantes, segundo decisão liminar da Justiça Federal no Ceará divulgada nesta quinta-feira (3).
Baixe o aplicativo G1 Enem
O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) havia solicitado, na quarta (2) a suspensão das provas em todo o país, após o Ministério da Educação (MEC) decidir adiar a prova para 191 mil participantes que fariam o teste em escolas ocupadas em protestos contra a reforma do ensino médio e contra a PEC do teto dos gastos. Os afetados farão a prova em 3 e 4 de dezembro.
Na decisão que manteve a realização da prova em duas datas, a juíza Elise Avesque Frota rebate o argumento utilizado pelo procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, que questionava a quebra de isonomia do exame que passaria a exigir temas distintos de redação para cada um dos grupos.
A juíza argumentou que, "apesar da diversidade de temas que inafastavelmente ocorrerá com a aplicação de provas de redação distintas, verifica-se que a garantia da isonomia decorre dos critérios de correção previamente estabelecidos".
A magistrada se apoiou nos critérios de correção apontados pelo MEC para negar o pedido. "Há ênfase na avaliação do domínio da língua e de outras competências que não têm 'o tema' como ponto central", apontou a juíza na sentença.
Entenda o caso
A decisão judicial encerra a dúvida dos estudantes sobre a possibilidade de não haver Enem neste fim de semana. Todos os inscritos no exame que não estão afetados por locais ocupados deverão fazer as provas neste sábado e domingo. Caso contrário, eles serão desclassificados.
Nesta sexta-feira (4), o Inep deve divulgar a lista final de locais de prova que terão o Enem 2016 adiado para dezembro. Isso quer dizer que o número de locais de prova pode aumentar. Porém, ele não vai diminuir: o Inep já avisou que, mesmo que as escolas sejam desocupadas pelos manifestantes, a decisão de adiar o Enem não será revista.
Os estudantes afetados por esse adiamento parcial estão sendo informados pelo governo federal por SMS – as mensagens estão sendo enviadas para o telefone celular indicado no formulário de inscrição. Para checar o status do seu local de prova, é possível também acessar o cartão de confirmação, no site enem.inep.gov.br/participante.

Procurador da República no Ceará pediu a suspensão do Enem (Foto: MPF-CE/Divulgação)Procurador da República no Ceará pediu a suspensão do Enem (Foto: MPF-CE/Divulgação)
Recurso
O procurador Oscar Costa Filho disse que vai recorrer da decisão e insistir na suspensão da validade da nota da redação até que seja julgado o mérito da questão. Nesta quinta, o procurador propôs essa alternativa à Justiça. Ele deve encaminhar o recurso nesta sexta-feira (24).
Em seu pedido original, o procurador da República no Ceará entendeu que, por causa da metodologia da prova, que usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI), os candidatos fariam a prova com o mesmo nível de dificuldade, mesmo em datas e com exames diferentes. No entanto, conforme o procurador, a redação com temas diferentes traria desequilíbrio na seleção.
Prejuízo de R$ 776 milhões
Em nota divulgada nesta quinta-feira (3), a Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou que o adiamento traria prejuízos financeiros, atrasaria a divulgação das notas e a posterior participação em processos seletivos que usam a nota do Enem como critério. A divulgação do resultado das provas está marcada para 19 de janeiro.
"A atuação evita que o adiamento da realização da prova coloque em risco o acesso dos estudantes ao ensino superior e poupa os cofres públicos de um prejuízo de R$ 776 milhões – quantia referente ao custo unitário de aplicação da prova (R$ 90) multiplicado pelos mais de oito milhões de candidatos inscritos", disse.
Na terça-feira (1º), a presidente do Inep, Maria Inês Fini, afirmou que a nova prova do Enem, a ser aplicada em dezembro, já foi elaborada e não vai afetar o equilíbrio entre os participantes, pois descarta a possibilidade de uma prova ser mais "difícil" que a outra.
"A prova é equivalente", afirmou ela. A base dessa argumentação é a chamada de Teoria de Resposta ao Item, ou TRI, que é a metodologia usada na correção.
Adiamento
Nesta terça-feira o Inep anunciou o adiamento da prova em 303 escolas, institutos e universidades que foram alvo de ocupações estudantis e ainda seguiam ocupadas na manhã de terça-feira. No dia 19 de outubro, o ministro da Educação, Mendonça Filho, havia dado um prazo para a desocupação das escolas até as 23h59 de segunda-feira (31).
Os estudantes que tiveram o Enem adiado já começaram a ser avisados por SMS e e-mail.
Outras ações contra o Enem
O mesmo procurador já havia pedido o cancelamento do Exame em 2011, quando houve vazamento de um pré-teste com mais de 20 questões aplicadas na prova.
Em 2012, Costa Filho pediu para cancelar os efeitos da nota de redação do Enem no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Para o procurador “o desequilíbrio matemático decorrente da associação entre avaliações submetidas a tratamento estatístico (provas objetivas), e avaliações desprovidas dessa qualidade, as quais assumem valores absolutos (provas de redação) frustra o dever de tratamento isonômico que deve ser dispensado aos candidatos”. O pedido foi negado pela Justiça
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na terça-feira os mais de 300 locais onde não haverá o exame. A medida afeta 191.494 dos 8,7 milhões de inscritos para o Enem. Confira os locais que serão afetados pela mudança no calendário do Enem.
 Fonte: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2016/11/justica-nega-pedido-de-suspensao-das-provas-do-enem.html

 

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Vídeo institucional ENEM 2016 PASSO A PASSO. Assistam:


ESPELHO DA REDAÇÃO DO ENEM COM CORREÇÃO NOTA 960 DE 1000 POSSÍVEIS DO PROF FRANCISCO JÚNIOR.

ESPELHO REDAÇÃO ENEM 2013 - PROFESSOR FRANCISCO JÚNIOR - NOTA 960 DE 1000 PONTOS POSSÍVEIS!!

Pessoal conforme prometido segue o espelho da minha redação do ENEM 2013 liberada pelo INEP/MEC em abril de 2014 para vista pedagógica. Serve para os que farão a prova do ENEM 2014 terem ideia da redação.
Verifiquem que a letra é de FORMA, pois o comando da redação apenas faz menção a letra LEGÍVEL, logo pode ser cursiva (sua letra) ou de forma.
CARACTERÍSTICAS:
TEMA: LEI SECA NO BRASIL.

a) O Texto foi redigido em 4 parágrafos, sendo o 1 TÓPICO FRASAL ou TESE, ou seja a apresentação do tema e o princípio do ponto de vista do autor (INTRODUÇÃO);
b) Mais 2 parágrafos sustentando a argumentação do TÓPICO FRASAL (DESENVOLVIMENTO);
c) O 4 parágrafo é o fechamento do texto. Deve-se fazer um retorno ao texto de fechar a ideia central (CONCLUSÃO);
d) Texto argumentativo, ou seja deve-se defender um ponto de vista (opinião) respeitando-se os direitos humanos;
e) Não hah rasuras (texto limpo) nem uso do gerúndio (tempo verbal que dá noção de continuidade - considerado ruim pelo avaliador do texto);
f) a CONCLUSÃO apresenta formas de soluções para redução dos acidentes de trânsito no Brasil.
Em 2011 realizei o projeto de educação para o trânsito IESKNO TRÂNSITO, que ajudou em muito a redação. Saibam mais em www.iesknotransito.blogspot.com.br
BONS ESTUDOS..... Prof FRANCISCO JÚNIOR
SEGUE O ESPELHO DA REDAÇÃO: baixem o espelho abaixo com 1 "click" na figura!!!!
ABAIXO A CORREÇÃO DO INEP/MEC DA REDAÇÃO ACIMA:

Vista pedagógica da Redação



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FRANCISCO DA SILVA GOMES JUNIOR

044.


Prezado participante,
Apresentamos o seu desempenho na prova de Redação do Enem.
Nosso objetivo é fornecer subsídios pedagógicos quanto à sua atuação em cada uma das competências.
Sua pontuação em cada competência pode variar de 0 a 200 pontos.

COMPETÊNCIA 1
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
Sua nota nessa competência foi: 200.0
Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.


COMPETÊNCIA 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
Sua nota nessa competência foi: 200.0
Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.


COMPETÊNCIA 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200.0
Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.


COMPETÊNCIA 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200.0
Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.


COMPETÊNCIA 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160.0
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
NOTA FINAL
Situação: Presente
Sua nota final foi: 960.0
No gráfico abaixo está destacado o grupo em que você se encontra.
Assim, você poderá visualizar o seu desempenho em comparação aos demais participantes do Enem.
Gráfico da nota final.

HORÁRIO ABERTURA DOS PORTÕES NAS PROVAS DO ENEM NO RIO DE JANEIRO:



Portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário oficial de Brasília) – Início das provas às 13h30:
Distrito Federal - Espírito Santo - Goiás - Minas Gerais - Paraná - Rio de Janeiro - Rio Grande do Sul - Santa Catarina - São Paulo
Nos estados abaixo, atenção na abertura e fechamentos dos portões. Eles abrem às 11h e fecham às 12h (horário local) – Início das provas às 12h30:
Alagoas - Amapá - Bahia - Ceará - Maranhão - Mato Grosso - Mato Grosso do Sul - Pará - Paraíba - Pernambuco - Piauí - Rio Grande do Norte - Sergipe - Tocantins
Portões abrem às 10h e fecham às 11h (horário local) – Início das provas às 11h30:
Amazonas - Rondônia - Roraima
Portões abrem às 9h e fecham às 10h (horário local) – Início das provas às 10h30:
Acre

Observação:

Os participantes Sabatistas devem comparecer aos locais das provas no mesmo horário dos demais e aguardarem o início das provas que será às 19h (horário local).
O horário local está relacionado com o fuso horário de Brasília.  Se os portões da sua cidade abrem às 9h,  na capital do país  já são 12h.
Agora que você já está ciente, evite atrasos e saia com antecedência.
Fonte: http://enem.inep.gov.br/horarios.html

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Cartilha do Enem mostra redações nota mil e frases contra direitos humanos

Documento do MEC esclarece critérios das 5 competências exigidas. Ele dá exemplos de propostas contra os direitos humanos que tiraram zero.


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira (7) uma cartilha com 64 páginas que esclarece critérios de correção das redações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de explicar o que é cobrado em cada um dos cinco critérios (veja mais abaixo), o documento traz exemplos negativos para esclarecer o que é esperado dos textos dentro do respeito aos direitos humanos.
A divulgação do documento atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF) que cobrava, desde dezembro de 2015, a explicação do que era o conceito de direitos humanos utilizado pelos avaliadores. O MEC havia se comprometido a divulgar o conceito junto com a apresentação dos espelhos da redação, mas isso não ocorreu.
O Inep deu exemplos de como houve desrespeito aos direitos humanos em 2014 e em 2015. E em linhas gerais, resumiu o critério:
"Na prova de redação do Enem, constituem desrespeito aos DH propostas que incitam a violência, ou seja, propostas nas quais transparece a ação de indivíduos na administração da punição, como as que defendem a “justiça com as próprias mãos” ou a lei do “olho por olho, dente por dente”.
Ao conceito acima, o Inep ainda complementa: "Por isso, as propostas de pena de morte ou prisão perpétua para os agressores não caracterizam desrespeito aos DH, por remeterem ao Estado a administração da punição ao agressor, ou seja, nesse caso, as punições não dependem da decisão individual, caracterizando-se como contratos sociais cujos efeitos todos devem conhecer e respeitar em uma sociedade". 

Nilópolis lança concurso para educação com vaga para CURSO NORMAL. Veja, aqui:

Município de Nilópolis lança edital para a área de educação. Vagas para Curso Normal, conforme quadro abaixo:


Edital completo acessem: http://static.folhadirigida.com.br/cs/FolhaDirigida/downloads/70/818/EDUCACAO_.pdf

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Conhece a Plataforma Hora do ENEM? Último simulado de 8 a 16 Outubro 2016. Participem:

Conhece a plataforma Hora do ENEM? Não. Acessem.

Último simulado online de 8 a 16 de Outubro de 2016. Participem:
http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem

CALENDÁRIO UERJ 2017: PROVAS DO 2 EXAME DE QUALIFICAÇÃO E EXAME DISCURSIVO.

PESSOAL A PROVA DO 2 EXAME DE QUALIFICAÇÃO DA UERJ SERÁ NO DIA 16 DE OUTUBRO DE 2016.

Por decisão do conselho universitário da Uerj a prova do 2 exame de qualificação será no dia 16 de Outubro de 2016.
Já o Exame Discursivo terá como NOVO calendário:
Inscrições: 19 Outubro a 07 Novembro 2016
Prova: 11 Dezembro 2016.

Cabe ressaltar que estarão habilitados para realizarem o Exame Discursivo os candidatos que fizeram pelo menos 1 dos exames de qualificações e tiveram conceitos A, B, C ou D.

Segue o calendário:
Fonte: http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj/index_portal.php

Dica de geografia fala sobre os dilemas do crescimento populacional.

Evolução da humanidade refletiu nas dinâmicas demográficas do planeta.
Projeto Educação orienta estudantes sobre conteúdos de provas do Enem.

Do G1 PE
O planeta Terra tem, hoje, cerca de 7 bilhões de habitantes. E não chegamos a esse número por acaso. É o que o professor de geografia Vinícius Ribeiro mostra no Projeto Educação desta sexta-feira (23). Esse é um assunto que pode cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. 
 [Veja vídeo acima]
Tudo começou a se intensificar há 10 mil de anos, quando o planeta contava com um milhão de pessoas, segundo estudiosos. O professor explica que a Revolução Agrícola fez com que, no ano primeiro da era cristã, a população mundial já somasse 250 milhões. “Isso é o fruto do sucesso de nossa espécie, principalmente pelo fato de domesticar animais e produzir alimentos”, constata Vinícius Ribeiro.
Esse número dobra em 1650, chegando a 500 milhões de seres humanos habitando a Terra, e dobra novamente apenas 200 anos depois, um reflexo da Revolução Industrial. “Em 1850, chegamos em um bilhão de habitantes. Os avanços da medicina preventiva terapêutica fizeram com que a mortalidade geral tivesse redução e, ao mesmo tempo, a expectativa de vida também se elevou”, avalia o educador.
Passado o período de explosão demográfica de meados do século 20, a população do planeta continua crescendo, mas em ritmo desacelerado, por três motivos simples: o processo de urbanização dos territórios, a independência feminina e a variedade de métodos contraceptivos.
“A população se tornou mais urbana. E nas áreas urbanas, os custos de vida são mais elevados. Segundo, a mulheres tem buscado cada vez mais a sua independência. isso reduz o seu índice de fecundidade, ou seja, ela deixa para depois ter filhos”, conclui.
Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/educacao/noticia/2016/09/dica-de-geografia-fala-sobre-os-dilemas-do-crescimento-populacional.html

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Alunos do CE Pedro Álvares Cabral, em Copacabana, visitam museu da GeoDiversidade da UFRJ


Museu da GeoDiversidade da UFRJ foi inaugurado em dezembro de 2008 com uma proposta inovadora: a de integrar rochas, minerais,  fósseis, eventos geológicos e o homem num único circuito expositivo, que privilegia uma leitura da evolução do Planeta Terra com a vida nele existente.
O museu disponibiliza as atividades educativas, que proporcionam momentos divertidos e únicos, em que o conhecimento sobre as Ciências da Terra é construído por meio de jogos, oficinas, exibição de vídeos e muita conversa, sempre orientada por mediadores que estimulam o debate e despertam curiosidades.
Nesta quarta-feira, 21/09, a direção, professores e estudantes do CE Pedro Álvares Cabral, Unidade Escolar localizada em Copacabana, visitaram o museu.
Para o diretor geral, Francisco da Silva Gomes Júnior, bacharel e licenciado em Geografia pela UFRJ a visita ao moderno museu proporcionou um momento único no desenvolvimento dos alunos. “O museu da GeoDiversidade é espetacular. De fato uma experiência única para os estudantes, que puderam conhecer minerais, a estrutura interna do planeta e os diferentes ambientes naturais que o museu oferece, além de uma palestra como diretor do Instituto de Geociências, prof Dr. Ismar de Souza Carvalho disse o diretor.
A atividade contou com o apoio da orientadora educacional Profa Maria Helena Taveira e da agente de leitura profa Rita Lima. A ação é parte do programa de orientação para o ENEM, desenvolvido pelo diretor na Unidade Escolar.
E por fim, o diretor Francisco Júnior destaca que o importante é aproximar os estudantes da Universidade. “A Universidade pública possibilita uma experiência única aos estudantes. Tenho certeza que este grupo estará mais motivado a continuar os estudos na educação superior” finaliza o diretor.
Para saber mais sobre o museu da GeoDiversidade da UFRJ acessem http://www.museu.igeo.ufrj.br/







 

Direção, professores e alunos formandos do CE Pedro Álvares Cabral participam do "CONHECENDO A UFRJ 2016"

Nesta quarta-feira, 21/09, a direção, professores e alunos do CE Pedro Álvares Cabral participaram do Projeto "Conhecendo a UFRJ 2016" com o Prof Francisco Júnior.
Geógrafo e prof de geografia formando pela UFRJ, o professor destaca que este ano a UFRJ ultrapassou a USP no ranking de MELHOR UNIVERSIDADE DO BRASIL, de acordo com o RUF - Ranking Universitário Folha 2016:
Fonte: http://ruf.folha.uol.com.br/2016/ranking-de-universidades/

Na ocasião o diretor Francisco Júnior ressaltou a importância dos alunos do 3 ano da UE, que farão as provas do ENEM 2016, em Novembro de 2016. A ação faz parte do Programa ENEMCONECTADO e #PartiuUniversidade, ambos organizados pelo diretor.







segunda-feira, 19 de setembro de 2016

PHOTOS AULA - CN 1001, CN 1002, CN 1009, CN1010, CN 1011 E CN 1014 - PROF FRANCISCO JÚNIOR GEOGRAFIA IESK

ATENÇÃO TURMAS CN 1001, CN 1002, CN 1009, CN 1010, CN 1011 E CN 1014.
A PROVA DE GEOGRAFIA DO PROF FRANCISCO JÚNIOR SERÁ NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, 21 SET 2016.

SEGUEM ABAIXO AS PHOTOS AULAS QUE CAIRÃO NA PROVA.
BOA PROVA PROVA.


 APRESENTAÇÃO
TRABALHO EM SALA DE AULA

AULA 1 - DIFERENÇA ENTRE TEMPO E CLIMA
AULA 1.1 - DIFERENÇA ENTRE TEMPO E CLIMA
 
AULA 2 - TIPOS DE CLIMAS
AULA 2.1 - TIPOS DE CLIMAS
 
AULA 3 - FENÔMENOS CLIMÁTICOS E INTERFERÊNCIA HUMANA

AULA 3.1 - FENÔMENOS CLIMÁTICOS E INTERFERÊNCIA HUMANA