segunda-feira, 14 de maio de 2018

Cursos e aulas grátis pela internet auxiliam nos estudos para o Enem 2018

Provas este ano serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro

Por FRANCISCO EDSON ALVES
 
Professores do ProEnem utilizam a tecnologia em cursos gratuitos
Professores do ProEnem utilizam a tecnologia em cursos gratuitos -
Rio - Com inscrições abertas até 18 de maio, foi dada a largada para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018), cujas provas serão nos dias 4 e 11 de novembro. É hora, então, de começar a intensificar os estudos. E, em tempos economicamente difíceis, para ajudar estudantes que querem aprimorar os conhecimentos sem gastar qualquer centavo com cursos e aulas, seja em casa ou no trabalho, O DIA selecionou algumas dicas de especialistas. Com conteúdo preparado e ministrado por professores de pré-vestibulares renomados, é possível adquirir mais informações, tirar dúvidas e até fazer planos de estudos.
No Blog do Enem, por exemplo, há cursos e apostilas de Redação, Matemática, Biologia, Química, Inglês, História, Física, Filosofia, Geografia e Literatura. O endereço ainda oferece aulas, orientações e também simulados. O Blog do Enem garante que todo material é de publicação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, o INEP, que cuida do exame.
Já o curso QG do Enem inicia maratona com o tradicional 'Aulão dos Focas: Foca nas Humanas e Foca na Medicina'. A primeira edição acontecerá quarta-feira, dia 16, às 17h. A transmissão será ao vivo e gratuita. Estão programadas mais de quatro horas de aulas de Geografia, História, Química e Física com os temas mais cobrados.
O aulão começará com Geografia e vai tratar da nova ordem mundial: Os EUA e Trump; a China de Xi Jinping e a Rússia de Putin. Às 18h tem Química e Física. História começará às 19h. Para encerrar, aula de Cinética Química e Enzimologia. Professor do QG do Enem, Márcio Branco explica que a iniciativa democratiza o acesso ao conhecimento. "São seis meses até a prova, tempo legal para se organizar nos estudos", destaca o docente.
Estudar a distância, por sinal, tem lá suas vantagens. É o que acredita o estudante Salazar Silva. "É mais fácil, pois a gente faz o horário. As aulas são leves, divertidas e sempre trazem motivação", justifica o jovem, que sonha em ser engenheiro. 

Cuidado com a qualidade dos conteúdos

A internet é uma das principais e indispensáveis ferramentas na oferta de conteúdo gratuito como preparação para o Enem. Mas é preciso estar atento quanto à qualidade das videoaulas. O site Via Carreira, especializado em cursos, empregos, estágios e vestibulares, enumera, depois de várias pesquisas, alguns canais de confiança.
Além do QG do Enem, o ProEnem (www.proenem.com.br) oferece aulas ao vivo diariamente e orientação de estudo em todas as disciplinas. Só no YouTube oficial do curso já são mais de 16 milhões de visualizações.
Também são tidos como referências na área os seguintes sites: www.iped.com.br; www.youtube.com/user/passarnoenemconcurso; www.youtube.com/user/ProfAndreGazola; tvescola.org.br; www.mesalva.com; e https://www.mandebemnoenem.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário