quinta-feira, 16 de março de 2017

O Globo/Extra: Blog ENEM CONECTADO de professor da rede pública faz sucesso com dicas do Enem

Professor de Geografia da rede estadual Francisco Gomes Júnior
Professor de Geografia da rede estadual Francisco Gomes Júnior Foto: Carlaile Rodrigues
Iniciado como um bate-papo informal nos intervalos entre as aulas do Instituto de Educação Sarah Kubitschek, na Zona Oeste do Rio, o projeto “Enem Conectado” evoluiu para um blog com mais de 400 mil acessos. O site foi criado e é atualizado pelo professor de Geografia da rede estadual Francisco Gomes Júnior. Ele reúne em um mesmo local as mais diversas informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as maneiras de se ingressar na faculdade.
— Comecei a perceber que os alunos não conheciam o caderno de provas do Enem. Então, resolvi mostrar como o material é dividido, quais as áreas de conhecimento cobradas e a necessidade de organizar melhor o tempo para responder as questões e fazer a redação. Minha ideia foi tornar esse processo mais familiar e tranquilizá-los durante o exame. Às vezes, o candidato pode estar até com todos os conteúdos em dia, mas, se não souber administrar o tempo, acaba sendo prejudicado — explica Francisco, que desde 2010 faz todas as provas do Enem para acompanhar o processo. Em 2012, ele criou o blog, cujo alcance ainda o surpreende positivamente:
— O projeto ganhou uma proporção que eu não esperava. Foi um trabalho feito boca a boca. Começou em sala de aula, mobilizou a escola e agora está ao alcance de todos, sem limites de lugares e idades.

Para Thaynara Nascimento Costa, aluna do último período de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o blog de Francisco foi o pontapé inicial para o Ensino Superior. — Entrar na UFRJ sempre foi o meu sonho, mas eu não tinha ferramentas necessárias. Foi quando eu soube do ‘Enem Conectado’ e comecei a tirar minhas dúvidas com o professor Francisco, inclusive em redação. Quando fiz os exames, estava mais tranquila e segura. Por isso, sempre recomendo o portal para quem tem dúvidas – conta Thaynara, que será a primeira da família a se formar em uma faculdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário