quinta-feira, 21 de junho de 2012

21 Jun - Rio+20 mobiliza escolas da SEEDUC RJ

As escolas da rede estadual de ensino estão empenhadas em participar da Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que tem como objetivo assegurar o comprometimento de toda a sociedade para o desenvolvimento sustentável. O evento, que acontece até 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro, marca o aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992, a Eco 92. A conferência vai avaliar o progresso feito desde essa data até os dias de hoje, pontuar possíveis lacunas na implementação dos resultados dos principais encontros e discutir novos desafios. A Rio+20 tem como temas “economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”.

As unidades escolares estão participando de diversas atividades programadas no evento. Grupos de estudantes estão se deslocando de vários municípios do estado, acompanhados por diretores, professores e coordenadores pedagógicos para visitar os vários espaços da Rio+20. Antes do início do encontro, as escolas promoveram ações visando informar e inserir a escola na Conferência. Desde o dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, alunos e professores organizam eventos e discutem os temas do encontro mundial. Na programação das unidades, gincanas, palestras, maratonas, exposições, oficinas, todas coordenadas pelos educadores e contando com a participação da comunidade escolar.

Conheça alguns desses projetos e ações:

Rio de Janeiro

Projeto da Semana do Meio Ambiente mobiliza o C.E. Erich W. Heine

Alunos de administração aprendem a criar empresas sustentáveis como solução para o futuro

Durante a Semana do Meio Ambiente, o Colégio Estadual Erich Walter Heine, em Santa Cruz, promoveu uma série de ações sustentáveis visando conscientizar os alunos sobre a importância dos aspectos relacionados à sustentabilidade e a Conferência Rio + 20. A escola, a primeira na América do Sul construída sob os padrões Leed de Sustentabilidade, oferece o Ensino Médio aliado ao curso técnico de Administração. Dentro da formação dos alunos, a escola entende como essencial trabalhar o conceito da produção sustentável a fim de minimizar os impactos ambientais e colaborar para um desenvolvimento consciente.
 
As turmas formaram grupos de trabalho e cada uma delas construiu a sua empresa, definindo os produtos ou serviços, todos com foco na sustentabilidade. Os “cargos” de cada setor das empresas foram ocupados pelos alunos de acordo com suas habilidades e preferências.

Em três dias de apresentações, como verdadeiros executivos, os estudantes apresentaram suas empresas, mostraram seus organogramas, as atividades exercidas e falaram da sua missão, do seu compromisso com o meio ambiente. O trabalho recebeu a orientação de professores de todas as disciplinas.

Projeto de empresas como o da Green Toy, focando a reciclagem, produziu brinquedos com material reciclado. O trabalho de um mês resultou em 50 peças doadas para crianças da comunidade. Com a fábrica de móveis Recriart, os alunos fizeram cadeiras e bancos e aprenderam que é possível criar peças interessantes e decorativas dentro do conceito sustentável. O paisagismo também apresentou desafios: os alunos pesquisaram para descobrir plantas ornamentais de fácil plantio, adaptação e conservação para a escola. Garrafas pet e pneus coloridos foram aliados na formação do jardim.
 
Na área musical, os estudantes criaram uma empresa – a Heine School Music – que visa divulgar ações sustentáveis. Tem um coral que só usa becas feitas com tecidos reaproveitáveis, e uma orquestra que trabalha com instrumentos reciclados.

Dentro dos trabalhos realizados, também foram destaque a apresentação das profissões do século XXI que podem colaborar para minimização dos impactos ambientais, os estudos sobre desperdício de energia e uma visita ao Rio Itá, importante curso de água da região. Nesse último, os alunos observaram os problemas provocados pela poluição e o seu impacto na vida dos moradores da região que, antigamente, viviam da pesca local. Acompanhados pelo professor de química, eles recolheram amostras da água para análise e irão buscar soluções para salvar o rio.

Outra ação importante foram as experiências sobre reaproveitamento do óleo de cozinha e a constatação dos seus efeitos nocivos provocados nos mares pelo descarte inadequado. O trabalho resultou na criação de um posto para coleta do produto e, numa parceria, uma troca da matéria prima por produtos de limpeza para a escola.
 
O diretor Valnei Alexandre da Fonseca explica que os alunos estão empenhados, acreditando nos projetos que desenvolveram.

– Esse é um importante trabalho para o nosso curso de administração, que tem foco em gestão e negócios. Com esse novo olhar para a sustentabilidade, os estudantes estão se sentindo responsáveis pelos resultados.


Gincana do Meio Ambiente reúne alunos do C.E.Profª. Diuma Madeira Salles de Souza

Linha do tempo mostra ações sustentáveis dos últimos vinte anos

Para marcar o início da conferência Rio+20, equipes de estudantes dessa escola em Anchieta entraram numa saudável disputa onde todos saíram vencedores. Para promover a conscientização da comunidade escolar, professores da unidade organizaram uma gincana com tarefas que vão desde a coleta de material para reciclagem até o reaproveitamento de alimentos com receitas que prometem surpreender.

Além desses desafios, os estudantes também criaram uma linha do tempo reunindo os importantes eventos mundiais que aconteceram desde a última conferência sobre meio ambiente, a Eco 92. Também criaram uma horta orgânica com, pelo menos, cinco hortaliças, e poesias e paródias com o tema sustentabilidade. A criação de peças de vestuário com material reaproveitado fez parte do desafio. Os estudantes levaram convidados envolvidos com ações de preservação do meio ambiente para falar sobre desenvolvimento sustentável. Materiais de conscientização como cartazes ou anúncios publicitários fizeram parte das tarefas. A proposta foi trabalhada em sala de aula por professores de todas as disciplinas.


Projeto interdisciplinar cria roteiros e produz vídeos sobre sustentabilidade

Estudantes discutem soluções para o planeta com recursos audiovisuais e música

Alunos do Colégio Estadual Professor Antonio Maria Teixeira Filho, no Leblon, estão participando do projeto “Como será o amanhã? Responda quem puder!”. Um festival de cinema com apresentação de curtas produzidos pelos próprios estudantes é um dos destaques do trabalho.

O projeto desenvolvido tem como objetivo fundamental o princípio da sustentabilidade, procurando selecionar métodos e princípios que priorizam a modernidade, sem deixar em segundo plano a fácil assimilação e as questões pedagógicas.

Desde março, professores de todas as disciplinas vêm abordando as questões ambientais, orientando os alunos na elaboração dos roteiros e filmagem dos curtas. A importância de repensar nossos atos de consumo e nosso estilo de vida está associada ao tema.

No mês de maio, as turmas apresentaram os vídeos produzidos e outras formas de expressão sobre o tema. O projeto ainda tem articulado subtemas como Olimpíadas, Centenário de Jorge Amado e Centenário de Luiz Gonzaga, que têm inegável importância para a cultura geral de toda a comunidade escolar. Além dos vídeos, os estudantes criaram o 'Rap da Sustentabilidade'.

O projeto será trabalhado em todas as turmas do Ensino Médio durante o mês de junho.

Colégio Estadual Jorge Zarur realiza caminhada ambiental

A unidade escolar quer reuniu a comunidade e promoveu o programa dos 5Sensos

O Colégio Estadual Jorge Zarur, em Bangu, promoveu uma caminhada com objetivo de inserir os conceitos de gestão 5s na comunidade escolar. Para isso, a principal ferramenta foi a linguagem da atividade física. Durante a caminhada, os professore promoveram a aplicabilidade desses sensos, relacionando-os com a vida prática para facilitar a compreensão dos alunos e demais participantes.

O projeto foi criado com o objetivo de inserir o tema “qualidade de vida” no processo de formação dos alunos. Com essa primeira caminhada, a escola mostrou o trabalho que vem realizando para promover um novo e saudável hábito como estilo de vida para alunos, pais e responsáveis.


Niterói

Alunos reaproveitam lixo eletrônico e criam produtos sustentáveis

Uma exposição vai mostrar o que pode ser feito para preservar o meio ambiente

O Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima promove, no dia 15/06, a sua 1ª Feira de Artesanato de Lixo Eletrônico. A exposição faz parte do projeto da escola na área ambiental que envolve também a criação de um posto dentro do espaço escolar para coleta desse tipo de resíduos. O objetivo é conscientizar os alunos para o descarte adequado e reaproveitamento desse material.

Os alunos criaram imãs de geladeira, porta-treco, porta-lápis e cama para animais de estimação, entre outros artigos. Além da conscientização sobre o descarte correto, professores visam despertar nos alunos o espírito empreendedor com a criação de produtos que podem gerar renda.

Maratona cultural por um mundo melhor movimenta o CE Manuel de Abreu

Murais e jornais digitais abordaram temáticas ambientais e orientaram para os 5 Sensos

Durante a Semana do Meio Ambiente, alunos do Colégio Estadual Manuel de Abreu, em Icaraí, realizaram uma maratona cultural, O projeto escolheu o tema Por Um Mundo Melhor, usando o programa 5S – 5 Sensos – da Gestão Integrada da Escola que estimula a melhoria e manutenção do ambiente físico das escolas. Associado aos temas da Rio+20, o trabalho abrangeu a produção de jornais digitais, o projeto Movinec – Movimento de Embelezamento do Colégio –, e um concurso de murais reunindo o resultado das atividades do bimestre.
 
Os jornais digitais, que têm seus temas sorteados e pesquisados pelas turmas, abordaram conceitos como pluralidade cultural, ética e cidadania, ecologia, sustentabilidade e saúde. O conteúdo dos jornais engloba ainda direitos e deveres do cidadão; comportamento solidário – “Gentileza gera gentileza”; preconceito / discriminação; preservação do planeta, da comunidade, da escola; mudanças climáticas; recursos hídricos – a água; fontes de energia; consumismo, lixo e reciclagem; conferências e fóruns internacionais sobre meio ambiente.

Na área da saúde, os alunos falaram sobre gravidez na adolescência; doenças sexualmente transmissíveis; drogas; doenças endêmicas; higiene corporal; alimentação saudável e saúde pública. O objetivo é promover o crescimento pessoal, pensando no sentido global e trabalhando as questões ambientais.
 
Os jornais digitais das turmas podem ser conferidos no endereço http://maratonacultural2012.wordpress.com/.


Saiba mais sobre os 5S - cinco sensos

O programa 5S foi criado para desenvolver e estimular os senso de ordem, limpeza, asseio e autodisciplina, melhorando o ambiente e as condições de utilização dos espaços de aprendizagem com melhores condições de trabalho, saúde e higiene. São eles: senso de utilização, senso de ordenação, senso de saúde, senso de limpeza e senso de autodisciplina. Nas escolas da rede estadual de ensino, o programa foi introduzido pela Seeduc, desde janeiro de 2011, por meio da GIDE – Gestão Integrada da Escola. Sua prática contribui significativamente para a melhoria dos resultados das condições ambientais e, em consequência, para o avanço dos resultados da atividade fim da escola.


Barra do Piraí

Colégio organiza ações de saúde e preservação do meio ambiente

As iniciativas trabalha com os 5 sensos e envolve toda a comunidade

Alunos e professores do Ciep Profª Alice Aiex promoveram, durante a semana do Meio Ambiente, diversas ações de sustentabilidade e para promoção e prevenção na saúde. A iniciativa contou com a parceria das secretarias de Saúde e Meio Ambiente e com o apoio da Light.
 
Os estudantes apresentaram trabalhos sobre compostagem e consumo de energia. Também realizaram um desfile de roupas recicláveis e criaram paródias musicais sobre a temática ambiental.

Dentro do projeto Recicla que, além da preservação do meio ambiente, também promove a saúde bucal e a prevenção das DSTs visando o bem estar de toda a comunidade, os participantes contaram com o atendimento de dentistas e enfermeiros da região. Foram realizadas 220 aplicações de flúor, pesagem e medição dos interessados. Equipes de controle da dengue estiveram no evento, divulgando iniciativas necessárias para evitar focos e prevenir a proliferação de mosquitos.

O trabalho contou com a participação dos professores, da equipe técnica de informática da escola. Foram atendidas 310 famílias, num total de 827 participantes entre crianças, jovens e adultos.

Três Rios e Paraíba do Sul

Projeto reúne os colégios Condessa do Rio Novo e Maria Zulmira Torres para debater a Rio+20

Alunos e professores planejam participação na Cúpula dos Povos


Durante duas semanas, os colégios estaduais Condessa do Rio Novo, de Três Rios, e Maria Zulmira Torres, de Paraíba do Sul, realizaram uma série de encontros de alunos, professores e convidados para desenvolver atividades tendo como tema a Conferência Rio+20, que vai acontecer no estado do Rio de Janeiro, de 13 a 22 de junho. O objetivo do projeto é informar, inserir e integrar os participantes do processo educacional dos dois colégios à conferência, tendo como um dos focos as atividades relacionadas à Cúpula dos Povos.
 
Foram desenvolvidas diversas atividades temáticas com os alunos. Cada turma recebeu orientação de professores de Ciências Humanas e de Ciências Exatas e Biológicas em um mesmo momento. O formato inovador para tratar da sustentabilidade resultou em uma prática esclarecedora para trabalhar os conteúdos.

Os alunos também participaram de palestras com professores convidados – Rodrigo Mello, doutorando em ciências sociais pela UFJF, e Matheus Alves Barros, mestre em planejamento urbano e regional pelo Ippur – UFRJ – Instituto de Pesquisa de Planejamento Urbano e Regional.

Um concurso de redação tendo como tema um dos questionamentos da conferência - Se você pudesse construir o futuro, o que você gostaria de fazer? – premiou os alunos com livros. Fórum, debates, visita à Câmara de Vereadores, apresentação do projeto no Teatro Municipal de Paraíba do Sul, exibição de filmes - seguida de palestras –, e apresentações artísticas relacionadas ao tema também estiveram na programação.

Com o apoio da direção das unidades escolares, o evento teve a coordenação do professor Heiberle Hirsgberg e participação dos professores Ana Caroline Dutra Dias, Beatriz Alves de Carvalho, Edna Maria da Silva Teixeira, Elisabete Ferreira, Erica Vasco, João Azevedo, Luiz Claudio, Mauricio Fonseca, Soraia Rocha da Silva e Thiago Norton Silva.

O projeto se estende durante o mês de junho, quando as duas escolas participarão da programação da Cúpula dos Povos na Rio+20.


Nova Iguaçu

Ciep Hilda Silveira Rodrigues promove exposição e gincana ecológica

Sucesso em 2011, o projeto está na sua 2ª edição e vai envolver toda a comunidade

Em ritmo de Rio + 20, o Ciep 168 Hilda Silveira Rodrigues se prepara para dois importantes eventos que vão ter como foco os temas da conferência Rio+20. Uma exposição tendo como tema o desenvolvimento sustentável vai acontecer no próximo dia 19 de junho. E, de 25 a 29, a unidade vai promover uma Gincana Ecológica.

O objetivo dos professores é trabalhar o tema desenvolvendo o respeito, a solidariedade e a cooperação do aluno para a melhora do meio ambiente e mobilizar a comunidade escolar, inserindo-a como parte integrante, dependente e transformadora desse meio.

A exposição vai reunir os trabalhos realizados pelos alunos em diversas disciplinas. Haverá palestras; jogos temáticos; oficinas de compostagem; criação de paródias; demonstração do uso adequado da água; e apresentação de propostas de cidadania e sustentabilidade e do projeto Energia Solar.

Para a Gincana Ecológica, estão reservadas atividades como coleta de latinhas, garrafas pet, óleo e papelão; criação de utensílios e de vestimentas com material reciclado; e atividades desportivas. A escola será dividida em equipes formadas por duas turmas. As tarefas da gincana serão de caráter lúdico e competitivo, desenvolvidas pelos professores de diferentes áreas justificando a interdisciplinaridade, com objetivo de estimular a reflexão dos alunos para os problemas ambientais decorrentes das atitudes do próprio homem. Cada tarefa terá pontuação diferenciada.

Essa é a segunda edição do projeto ecológico. Em 2011, ele envolveu cerca de 1100 alunos e 50 professores da unidade escolar.

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