As escolas da rede estadual vão receber, até o fim do ano, mobiliário para atender aos alunos cadeirantes. Além das
cadeiras adaptadas, a Secretaria de Educação vai adquirir 210 mil conjuntos de carteiras – sendo 700 para pessoas com dificuldades de locomoção –, além de seis mil mesas para professores e sete mil ventiladores para equipar as salas de aula.
O material será financiado com recursos de R$ 34 milhões disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação, por meio do Plano de Ações Articuladas. Segundo
a Superintendente de Infraestrutura da Secretaria de Educação, Fátima Abreu, 350 escolas do estado foram priorizadas no primeiro ano do programa, que terá duração de quatro anos.
– Temos 1.358 escolas na rede e uma planilha que identifica todas as necessidades de cada uma delas. Em 2012, pleitearemos esses itens para 350, que encabeçam a lista da secretaria. Nos dois anos seguintes, outros 700 colégios terão suas demandas de mobiliário atendidas. As restantes serão contempladas na sequência – afirmou Fátima.
Para atender aos estudantes da rede estadual com dificuldades de locomoção, a secretaria vai investir ainda em acessibilidade. Essa é a primeira vez que o Estado compra mobiliário específico para os cadeirantes – a mesa é maior e tem braços articulados para facilitar a passagem e adequação da cadeira.
– Faremos adaptações em todo o colégio. A partir deste semestre, vamos construir rampas de acesso e melhorar os banheiros – disse Fátima.
Novas carteiras em Campo
Grande Desde o início do ano, os 1,3 mil alunos do Colégio Vilma Atanázio, em Campo Grande, já usufruem do novo mobiliário.
– As novas carteiras têm mais espaço. Os estudantes podem apoiar tanto o livro quanto o caderno – disse a diretora-adjunta Angela Carla Floriano.
Aluno do segundo ano do Ensino Médio, Thiago Mendes, 16 anos, aprovou as carteiras.
– É bom ter cadeiras confortáveis, porque passamos muito tempo em aula – afirmou.
Fonte: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=1031965
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